O Casciotta d'Urbino DOP extrai seu sabor particular das ervas da montanha da área de produção que são usadas para alimentar ovelhas e gado. Tem uma casca fina de cor amarelo palha quando maduro. A altura que varia de 5 a 7 cm e um diâmetro entre 12 e 16 cm; seu peso pode variar entre 0,8 e 1,2 kg.
A mistura certa de leite de ovelha e vaca dá ao queijo uma textura macia e quebradiça. Seu sabor pode ser descrito como doce e agradável típico de seu método de produção com aroma de leite morno e uma nota levemente ácida. É um queijo delicado e requintado com notas de erva verde fresca, frutos secos e flores silvestres.
A cor da pasta é amarelo palha com os pequenos orifícios característicos. Este queijo só é produzido entre abril e setembro. Amadurece em 15 a 30 dias e tem um teor de gordura de 45%. Além do sabor, é conhecido por ser um queijo muito saudável, pois é de fácil digestão e contém vitaminas e antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento celular. Ele também tem um baixo nível de colesterol.
O Casciotta d’Urbino DOP deve ser armazenado a uma temperatura ideal de 4-8 ° C e, portanto, se armazenado na geladeira, deve ser colocado na prateleira menos fria. Também é aconselhável, antes do consumo, trazê-lo de volta à temperatura ambiente, a fim de apreciar plenamente o seu sabor particular. Extremamente versátil na cozinha, é utilizado como ingrediente na preparação de vários pratos ou pode ser servido como prato único, enriquecido e apresentado com muitos ingredientes complementares capazes de o valorizar ao máximo. É muitas vezes consumido em combinação com a típica "crescia sfogliata di Urbino", uma receita antiga, simples mas extremamente refinada.
Para petiscos, aperitivos, com favas frescas na primavera, petiscos ao ar livre, no final de uma refeição ou como prato acompanhado de legumes da época, para usos culinários.
No final da refeição é harmonizado com frutas caramelizadas ou doces. Os vinhos leves são geralmente combinados com aperitivos e primeiros pratos delicados à base de Casciotta d'Urbino DOP, enquanto os vinhos de corpo médio geralmente são combinados com primeiro e segundo pratos com sabor mais forte. Como sobremesa, acompanhado de mel, acompanha bem vinhos doces.
Comercialização
O produto é colocado no comercio no tipo Casciotta d’Urbino DOP. É comercializado fresco ou maduro, inteiro ou em porções embaladas a vácuo, inteiro e/ou em porções.
Área de produção
A área de produção de Casciotta d’Urbino DOP inclui todo o território da província de Pesaro e Urbino, na região de Marche e com as modificações de julho de 2009, 7 municípios passaram então para a província de Rimini e em três deles (Novafeltria, S. Leo e S. Agata Feltria) existem criações para a produção de leite para a "casciotta".
A Comunidade Européia registrou-o na lista de produtos DOP com o número CE 1107/96 (GUCE L. 148/96 de 21 de junho de 1996).