A área de produção do Caprino dell'Appennino Modenese encontra-se exclusivamente no território dos seguintes municípios da província de Modena: Fanano, Fiumalbo, Frassinoro, Guiglia, Lama Mocogno, parte de Marano sul Panaro (nos distritos de Ospitaletto e Festà), Montecreto Montefiorino, Montese, Palagano, Pavullo nel Frignano, Pievepelago, Polinago, Prignano, Riolunato, Serramazzoni, Sestola e Zocca.
O
Caprino dell'Appennino Modenese é um queijo fresco de massa mole, feito de leite de cabra, rico em propriedades harmônicas uniformemente distribuídas. É um queijo fresco, uma vez que pode ser comercializado após uma maturação mínima de 10 dias. Tem uma crosta muito leve, redonda e achatada, com peso que varia de 400 gramas a 1 Kg. Tradicionalmente, é usado para acompanhá-lo uma fatia de pão fresco, mas também a combinação com mel de acácia é particularmente agradável ao paladar.
Provavelmente, o leite de cabra foi o primeiro a ser ordenhado e usado pelo homem, mesmo que ao longo do tempo tenha sido dado maior impulso a produção de leite da vaca. O leite de cabra tem alto teor de cálcio, é caracterizado por ácidos graxos de cadeia curta que o tornam mais digerível do que o leite de vaca, também é indicado para a alimentação das crianças e é bem tolerado por alérgicos a proteínas do leite de vaca. Graças a essas características particulares, nos últimos anos, houve uma redescoberta dos queijos de cabra porque melhor atendem às exigências de leveza, digestibilidade e tolerabilidade em comparação com outros tipos no mercado. A produção de queijo de cabra pode ser considerada uma atividade de nicho, uma vez que a criação de cabras é aconselhada em pastagens de montanha e, portanto, não se presta a atividade intensiva. Entre as espécies mais comuns que encontramos nos Apeninos, são as raças
Camosciata dos alpes e Saanen franceses.