Visit our FacebookVisit our InstagramVisit our YouTube channel
fale @ emiliaromagnabrasil.com.br
  • O ACETO BALSAMICO TRADIZIONALE DI REGGIO EMILIA

    Antes de se tornar um condimento para nossos pratos, o Aceto Balsamico Tradizionale di Reggio Emilia - Vinagre Balsâmico Tradicional de Reggio Emilia é submetido a rigorosos controles. Em Reggio Emilia, o Vinagre Balsâmico Tradicional é protegido pelo Consórcio para a Proteção do Vinagre Balsâmico Tradicional de Reggio Emilia e está sujeito a controles rigorosos por um Organismo de Certificação externo.
    O produto testado e considerado adequado é então distinguido por 3 selos diferentes: Lagosta, Prata e Dourado.
    Como o de Modena, o Vinagre Balsâmico Tradicional de Reggio Emilia também combina com pratos tradicionais como porco assado, risotos e saladas, e com morangos e sorvetes. No entanto, cada uma das três categorias também se presta a combinações específicas.
    O do selo lagosta, menos envelhecido e, portanto, o mais "vinagre" dos três harmoniza perfeitamente com carpaccio de carne e peixe e molhos quando usados crus, ou carnes vermelhas e mariscos se adicionados durante o cozimento.
    O Prata, com idade 6-7 anos a mais que o Lagosta, envolve o paladar com um sabor mais doce e azedo devido à maior concentração: cru é ideal se acompanhado com Parmigiano Reggiano. Experimente também no risoto e com filé bovino.
    Finalmente o Ouro. Com idade mínima de 25 anos, deve ser consumido estritamente cru, puro ou combinado com queijos salgados e picantes ou doces à base de chocolate ou creme.
    APONTAMENTOS HISTÓRICOS
    Em poucos casos, como o Aceto Balsamico Tradizionale - Vinagre Balsâmico Tradicional, sua história "é o produto". É o resultado de uma história secular de bondade. É uma obra-prima do gosto italiano que matura por pelo menos 12 anos em barris de madeira nos sótãos de Reggio Emilia.
    O Vinagre Balsâmico Tradicional de Reggio Emilia DOP provém da dupla fermentação do mosto cozido. Alguma forma de acetificação já era conhecida no 5º milênio antes de Cristo, enquanto o uso do mosto cozido como alimento remonta aos romanos: Virgílio nas suas Geórgicas relata o uso de cozinhar reduzir os mostos para obter açúcares, única alternativa ao mel na Roma antiga. Havia três graus de concentração: sapa, defrutum e caraenum; e eram também notórias as técnicas usadas para impedir a refermentação.
    As notícias relacionadas si perdem desde a Idade das Trevas, para ressurgir em evidências históricas nos primeiros anos do Milênio, quando os primeiros vestígios escritos deste raro elixir são descobertos.

    É praticamente impossível encontrar diferenças na história da origem dos Aceto Balsamico Tradizionale di Reggio Emilia e Modena: ambos se referem a práticas que têm suas raízes na Idade Média, são obtidos através de um processo de produção que permaneceu quase inalterado desde então, são produzidos, se não na mesma área, em áreas vizinhas.
    Como se pode constatar, a história do Vinagre Balsâmico Tradicional de Reggio Emilia DOP é cheia de mistério e pouco conhecida. O que é certo é que é a história de um produto, fruto do engenho e da paixão do homem. É difícil reconstituir a história, mas a primeira menção a esse vinagre tão cobiçado pelas cabeças coroadas, remonta às anotações do monge Donizone de 1046, quando o imperador alemão Henrique III, a caminho de Roma para sua coroação, parou em Piacenza. Aqui ele dirigiu-se a Bonifácio, marquês da Toscana e pai da famosa condessa Matilde di Canossa, de quem Donizone era biógrafo, e pediu para lhe dar um vinagre especial que tinha ouvido falar e de que era maravilhoso e parece que que também era preparado na Rocca di Canossa.
    Narra-se que dentro das muralhas do castelo, que se tornaria muito famoso alguns anos mais tarde pelo encontro de "perdão" entre o Papa Gregório VII e o Imperador Henrique IV, era produzido um vinagre, elixir e bálsamo.
    Nos séculos XII, XIII e XIV sabe-se com certeza da existência em Reggio Emilia, Scandiano e nas principais cidades do Este de fabricantes de vinagre reunidos em verdadeiros consórcios cujos afiliados tinham que guardar zelosamente o segredo da preciosa produção.
    Os testemunhos sobre o vinagre balsâmico aumentam no século XIX, através das listas de dotes das famílias nobres de Reggio. Na verdade, na época era uma boa prática enriquecer o dote da nobre que se casava com vasos do apreciado vinagre balsâmico e pilhas de garrafinhas com conteúdos preciosos. Naturalmente aquele produto ainda era apenas um parente distante do atual, e seu uso limitava-se estritamente ao autoconsumo de famílias abastadas, tanto que não existe um verdadeiro arquivo de receitas populares que dele utilizassem.
    O resto é história moderna.
    É sobretudo nos tempos modernos que se consolidou ao longo das décadas uma prática partilhada, um hábito operacional que verá depois a sua síntese no Regulamento de Produção do Vinagre Balsâmico Tradicional de Reggio Emilia DOP. De fato, a sensibilidade contemporânea vem valorizar este produto único no mundo, captando a sua exclusividade e colocando-o à disposição dos apreciadores.
    DENOMINAZIONE DI ORIGINE PROTETTA - DOP
    O Aceto Balsamico Tradizionale di Reggio Emilia (Vinagre Balsâmico Tradicional de Reggio Emilia) é DOP. O selo DOP - Denominação de Origem Protegida - é um símbolo de grande significado e garantia. É a expressão de produtos regulados por normas que garantem sua origem e com uma cadeia produtiva vinculada a um território específico.

    Somente produtos sujeitos a verificações específicas em toda a cadeia produtiva realizadas por Organismos de Certificação reconhecidos pela E.C. e autorizados pelo Ministério da Política Agrícola podem usar o selo DOP.

    Nestes tempos em que ter certezas sobre a origem dos produtos e, em particular, sobre as matérias-primas é uma quimera, memorizar uma imagem que oferece de imediato uma garantia indiscutível permite efetuar compras com consciência e consequentemente tranquilidade.

    CONSORZIO TUTELA ACETO BALSAMICO TRADIZIONALE DI REGGIO EMILIA - QUALIDADE
    A certificação D.O.P. é protegida pelo Consorzio Tutela Aceto Balsamico Tradizionale di Reggio Emilia (Consórcio de Tutela do Vinagre Balsâmico Tradicional de Reggio Emilia).

    Com base nos resultados de degustação, o Vinagre Balsâmico Tradicional é classificado em três categorias: Ouro, Prata e Lagosta.

    Ouro, Prata e Lagosta - São as cores dos três selos aplicados nas garrafas típicas do Vinagre Balsâmico Tradicional de Reggio Emilia DOP, identificativas qualidades de produtos obtidos com diferentes períodos de envelhecimento, mas sempre superiores a 12 anos.

    É uma escolha feita pelo Consorzio Tutela Aceto Balsamico Tradizionale di Reggio Emilia, desde a sua constituição em 1986, para transparência perante os consumidores.
    Em 2000, a Comunidade Européia, em apoio ao prestigioso reconhecimento com que incluiu o Vinagre Balsâmico Tradicional de Reggio Emilia entre os produtos com Denominação de Origem Protegida, estabeleceu legislação que dispõe que:

     todos os produtores devem ser certificados por um Organismo de Controle terceirizado, identificado entre os reconhecidos pela própria Comunidade Europeia e autorizado pelo Ministério competente. O referido Órgão controla todas as etapas da cadeia produtiva e só emite o certificado de certificação após ter verificado o estrito cumprimento da especificação de produção;


     todos os produtos devem ter os valores de densidade e acidez indicados na normativa que disciplina a produção por laboratórios credenciados na ISO/IEC 17025 através de análises específicas; os respectivos certificados são enviados ao Organismo de Certificação que verifica a sua conformidade;

     a idoneidade e as características qualitativas dos produtos a engarrafar, anonimados pelo Organismo de Certificação que organiza cada prova, são estabelecidas durante o exame organoléptico por uma comissão de cinco mestres provadores que, através de um formulário próprio, exprimem o julgamento atribuindo valores numéricos conformes as sensações que caracterizam no produto;

     os produtos considerados idôneos devem ser engarrafados na Província de Reggio Emilia exclusivamente em vasilhames apropriados na forma e capacidade previstas no caderno de especificações de produção;

     todas as atividades de engarrafamento devem decorrer na presença do Organismo de Certificação que tem por atribuição verificar o enchimento das garafas, o seu fecho com cera e, no final das operações, entregá-las ao produtor com selos com numeração progressiva, que permite a rastreabilidade do produto, e cor correspondente à qualidade engarrafada.
    SÍNTESE DO PROCESSO PRODUTIVO E QUALIDADES 
    O produto final apresenta densidade apreciável, cor escura, límpida e brilhante; aroma perfumado, penetrante e persistente; o sabor é agridoce e bem equilibrado. 

    Sinteticamente, o procedimento pode ser resumido nas seguintes fases: cozimento (em recipientes abertos) dos mostos; fermentação açucarada e oxidação acética em barricas de madeira especial (geralmente castanha, carvalho, amoreira, zimbro, cereja, freixo, robinia), mantidas em salas adequadas denominadas acetaie (adegas de vinagre); durante o estágio nas acetaie, segue-se a transvasamento anual e uma série de outras operações, todas elas realizadas no pleno respeito pelas tradições. 

    Uma comissão de degustação realiza a análise sensorial, examinando as características visuais, olfativas e gustativas, combinadas com valores numéricos; com base na pontuação obtida, o produto é classificado através da aposição de selos coloridos (lagosta, prata e ouro) na garrafa, que também terá uma numeração progressiva que permitirá a rastreabilidade do produto. 

    O produto final é comercializado em embalagens de vidro de 50, 100 e 250 ml, em formato de tulipa invertida. É proibido indicar qualquer referência ao ano de produção; a citação "extra velho" é permitida para o produto com idade mínima de 25 anos.
    TIPOS DE ACETO BALSAMICO TRADIZIONALE DI REGGIO EMILIA 
    Elixir da bondade. O mundo em uma gota

    Após ser submetido ao julgamento de mestres provadores, o Vinagre Balsâmico Tradicional de Reggio Emilia DOP recebe a classificação através dos três selos: lagosta, prata e ouro.

    Os critérios são muito rigorosos e são definidos pela disciplina de produção com base nas características de envelhecimento, olfativas e gustativas.

    Bollino Aragosta  (Selo lagosta)

    O Aceto Balsamico Tradizionale di Reggio Emilia (Vinagre Balsâmico Tradicional de Reggio Emilia) DOP Bollino Aragosta (Selo Lagosta) é o mais avinagrado dos três Vinagres Balsâmicos Tradicionais. É envelhecido por 12 anos e distingue-se pelo seu aroma delicado e acidez agradavelmente intensa. Ideal para carpaccio, pinzimonios e marinadas. É adequado para ser usado quente, para condimentar carnes e peixes após o cozimento ou para molhos.

    No fogo recomenda-se condimentar mariscos, costeletas de cordeiro, peitos de frango e carnes vermelhas mal passadas no final do cozimento.

    É utilizado por grandes chefs na preparação de bases de cozimento para caças, aves e peixes (principalmente bacalhau).

    Bollino Argento (Selo prata)

    O Aceto Balsamico Tradizionale di Reggio Emilia (Vinagre Balsâmico Tradicional de Reggio Emilia) DOP Bollino Argento é envelhecido por pelo menos 12 anos. Comparado ao bolino aragosta, assume uma maior concentração o que atenua a percepção da acidez e confere uma sensação gustativa agridoce complexa e agradável.

    Tem um aroma intenso e rico, com uma agradável tendência para a doçura: é valorizado cru sejam em pratos doces e salgados. Excelente para acompanhar carnes cozidas ou pratos de peixe, em saladas de massas ou de arroz e com fígado de ganso. Ideal também com queijos picantes e curados, principalmente o Parmigiano Reggiano.

    No fogo uma harmonização digna de nota é com o file mignon, mas também é precioso para amanteigar o risotto, principalmente se for com legumes ou lagostim.

    Bollino Oro (Selo ouro)

    O Aceto Balsamico Tradizionale di Reggio Emilia (Vinagre Balsâmico Tradicional de Reggio Emilia) DOP Bollino Oro é envelhecido por um mínimo de 25 anos. Graças ao processo lento e prolongado, fica ainda mais rico em aroma e capaz de libertar sensações intensas.

    Um cofre de tesouros gustativos para descobrir e saborear gota a gota, rigorosamente cru, com pratos doces e salgados. Perfeito com frutas, sobre o sorvete e também em sobremesas.

    Os apreciadores de salgados apreciam-no nos queijos mais nobres, saborosos e condimentados. Já quem não abre mão da sobremesa pode combiná-la com creme de confeiteiro. Quem, por outro lado, quiser apreender a intensa complexidade dos aromas e aromas, pode degustá-lo puro.

    Ampolas de Dose Única

    O novo galheteiro de degustação, concebido para ter sempre consigo uma pequena quantidade do precioso elixir ou para se tornar um pequeno mas muito precioso presente que encarna aquilo que, historicamente, sempre foi a sua função: um presente, um presente real.

    As galhetas ou pequenas ampolas estão disponíveis em elegantes caixas individuais ou com as três variedades diferentes e contêm 10ml de Vinagre Balsâmico Tradicional de Reggio Emilia DOP no seu melhor: a quantidade certa para compreender a sua complexidade ou para completar um prato, transformando-o num prato real.

    Saiba mais sobre o  ACETO BALSAMICO TRADIZIONALE DI REGGIO EMILIA - DOP

    Videos sobre o ACETO BALSAMICO TRADIZIONALE DI MODENA - DOP  

    Aceto Balsamico Tradizionale di Reggio Emilia DOP - video ufficiale
    I segreti dell'aceto balsamico tradizionale di Reggio Emilia
    Degustazione Completa Di Aceto Balsamico Tradizionale di Reggio Emilia
     Aceto Balsamico Tradizionale di Reggio Emilia DOP - Analisi Visiva
    Aceto Balsamico Tradizionale di Reggio Emilia DOP - Analisi Olfattiva.
    Aceto Balsamico Tradizionale di Reggio Emilia DOP - Analisi Gustativa

    Algumas imagens do ACETO BALSAMICO DI REGGIO EMILIA - DOP

    Conheça a enogastronomia da Emilia-Romagna

    Produtos IGP/DOP

    SAIBA MAIS

    Vinhos/Vini

    SAIBA MAIS

    Queijos/Formaggi

    SAIBA MAIS

    Parmigiano Regiano

    SAIBA MAIS

    Prosciutto di Parma

    SAIBA MAIS

    Aceto Balsamico

    SAIBA MAIS

    Mortadela

    SAIBA MAIS

    Pellegrino Artusi

    SAIBA MAIS

    La pasta

    SAIBA MAIS

    Strade Sapori

    SAIBA MAIS
    starstar-emptychevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram