A certificação D.O.P. é protegida pelo Consorzio Tutela Aceto Balsamico Tradizionale di Reggio Emilia (Consórcio de Tutela do Vinagre Balsâmico Tradicional de Reggio Emilia).
Com base nos resultados de degustação, o Vinagre Balsâmico Tradicional é classificado em três categorias: Ouro, Prata e Lagosta.
Ouro, Prata e Lagosta - São as cores dos três selos aplicados nas garrafas típicas do Vinagre Balsâmico Tradicional de Reggio Emilia DOP, identificativas qualidades de produtos obtidos com diferentes períodos de envelhecimento, mas sempre superiores a 12 anos.
É uma escolha feita pelo Consorzio Tutela Aceto Balsamico Tradizionale di Reggio Emilia, desde a sua constituição em 1986, para transparência perante os consumidores.
Em 2000, a Comunidade Européia, em apoio ao prestigioso reconhecimento com que incluiu o Vinagre Balsâmico Tradicional de Reggio Emilia entre os produtos com Denominação de Origem Protegida, estabeleceu legislação que dispõe que:
todos os produtores devem ser certificados por um Organismo de Controle terceirizado, identificado entre os reconhecidos pela própria Comunidade Europeia e autorizado pelo Ministério competente. O referido Órgão controla todas as etapas da cadeia produtiva e só emite o certificado de certificação após ter verificado o estrito cumprimento da especificação de produção;
todos os produtos devem ter os valores de densidade e acidez indicados na normativa que disciplina a produção por laboratórios credenciados na ISO/IEC 17025 através de análises específicas; os respectivos certificados são enviados ao Organismo de Certificação que verifica a sua conformidade;
a idoneidade e as características qualitativas dos produtos a engarrafar, anonimados pelo Organismo de Certificação que organiza cada prova, são estabelecidas durante o exame organoléptico por uma comissão de cinco mestres provadores que, através de um formulário próprio, exprimem o julgamento atribuindo valores numéricos conformes as sensações que caracterizam no produto;
os produtos considerados idôneos devem ser engarrafados na Província de Reggio Emilia exclusivamente em vasilhames apropriados na forma e capacidade previstas no caderno de especificações de produção;
todas as atividades de engarrafamento devem decorrer na presença do Organismo de Certificação que tem por atribuição verificar o enchimento das garafas, o seu fecho com cera e, no final das operações, entregá-las ao produtor com selos com numeração progressiva, que permite a rastreabilidade do produto, e cor correspondente à qualidade engarrafada.
O produto final apresenta densidade apreciável, cor escura, límpida e brilhante; aroma perfumado, penetrante e persistente; o sabor é agridoce e bem equilibrado.
Sinteticamente, o procedimento pode ser resumido nas seguintes fases: cozimento (em recipientes abertos) dos mostos; fermentação açucarada e oxidação acética em barricas de madeira especial (geralmente castanha, carvalho, amoreira, zimbro, cereja, freixo, robinia), mantidas em salas adequadas denominadas acetaie (adegas de vinagre); durante o estágio nas acetaie, segue-se a transvasamento anual e uma série de outras operações, todas elas realizadas no pleno respeito pelas tradições.
Uma comissão de degustação realiza a análise sensorial, examinando as características visuais, olfativas e gustativas, combinadas com valores numéricos; com base na pontuação obtida, o produto é classificado através da aposição de selos coloridos (lagosta, prata e ouro) na garrafa, que também terá uma numeração progressiva que permitirá a rastreabilidade do produto.
O produto final é comercializado em embalagens de vidro de 50, 100 e 250 ml, em formato de tulipa invertida. É proibido indicar qualquer referência ao ano de produção; a citação "extra velho" é permitida para o produto com idade mínima de 25 anos.
Elixir da bondade. O mundo em uma gota
Após ser submetido ao julgamento de mestres provadores, o Vinagre Balsâmico Tradicional de Reggio Emilia DOP recebe a classificação através dos três selos: lagosta, prata e ouro.
Os critérios são muito rigorosos e são definidos pela disciplina de produção com base nas características de envelhecimento, olfativas e gustativas.
Bollino Aragosta (Selo lagosta)
O Aceto Balsamico Tradizionale di Reggio Emilia (Vinagre Balsâmico Tradicional de Reggio Emilia) DOP Bollino Aragosta (Selo Lagosta) é o mais avinagrado dos três Vinagres Balsâmicos Tradicionais. É envelhecido por 12 anos e distingue-se pelo seu aroma delicado e acidez agradavelmente intensa. Ideal para carpaccio, pinzimonios e marinadas. É adequado para ser usado quente, para condimentar carnes e peixes após o cozimento ou para molhos.
No fogo recomenda-se condimentar mariscos, costeletas de cordeiro, peitos de frango e carnes vermelhas mal passadas no final do cozimento.
É utilizado por grandes chefs na preparação de bases de cozimento para caças, aves e peixes (principalmente bacalhau).
Bollino Argento (Selo prata)
O Aceto Balsamico Tradizionale di Reggio Emilia (Vinagre Balsâmico Tradicional de Reggio Emilia) DOP Bollino Argento é envelhecido por pelo menos 12 anos. Comparado ao bolino aragosta, assume uma maior concentração o que atenua a percepção da acidez e confere uma sensação gustativa agridoce complexa e agradável.
Tem um aroma intenso e rico, com uma agradável tendência para a doçura: é valorizado cru sejam em pratos doces e salgados. Excelente para acompanhar carnes cozidas ou pratos de peixe, em saladas de massas ou de arroz e com fígado de ganso. Ideal também com queijos picantes e curados, principalmente o Parmigiano Reggiano.
No fogo uma harmonização digna de nota é com o file mignon, mas também é precioso para amanteigar o risotto, principalmente se for com legumes ou lagostim.
Bollino Oro (Selo ouro)
O Aceto Balsamico Tradizionale di Reggio Emilia (Vinagre Balsâmico Tradicional de Reggio Emilia) DOP Bollino Oro é envelhecido por um mínimo de 25 anos. Graças ao processo lento e prolongado, fica ainda mais rico em aroma e capaz de libertar sensações intensas.
Um cofre de tesouros gustativos para descobrir e saborear gota a gota, rigorosamente cru, com pratos doces e salgados. Perfeito com frutas, sobre o sorvete e também em sobremesas.
Os apreciadores de salgados apreciam-no nos queijos mais nobres, saborosos e condimentados. Já quem não abre mão da sobremesa pode combiná-la com creme de confeiteiro. Quem, por outro lado, quiser apreender a intensa complexidade dos aromas e aromas, pode degustá-lo puro.
Ampolas de Dose Única
O novo galheteiro de degustação, concebido para ter sempre consigo uma pequena quantidade do precioso elixir ou para se tornar um pequeno mas muito precioso presente que encarna aquilo que, historicamente, sempre foi a sua função: um presente, um presente real.
As galhetas ou pequenas ampolas estão disponíveis em elegantes caixas individuais ou com as três variedades diferentes e contêm 10ml de Vinagre Balsâmico Tradicional de Reggio Emilia DOP no seu melhor: a quantidade certa para compreender a sua complexidade ou para completar um prato, transformando-o num prato real.