Visit our FacebookVisit our InstagramVisit our YouTube channel
fale @ emiliaromagnabrasil.com.br
  • MORTADELLA DI BOLOGNA

    APRESENTAÇÃO 

    A Mortadella Bologna IGP é o embutido por excelência da capital emiliana, uma excelência italiana que se identifica de tal forma com a sua terra natal que muitas vezes é simplesmente referida como "la Bologna".

    No que se refere à Mortadela, existe um abismo cultural e gastronômico que separa Itália e Estados Unidos e também outros países. 

    Para os americanos, mortadela é sinônimo da carne processada da pior qualidade possível, chamada de bologna ou baloney. O sanduíche da tal bologna aparece nas mais fuleiras cantinas escolares e bibocas afins

    Não é muito diferente no Brasil. Aqui, mortadela tem péssima reputação. Lendas urbanas dão conta de que ela é feita com cavalos velhos demais para puxar carroça. Como a salsicha, a mortadela é aquela carne-mistério que nem procuramos saber do que é feita.

    Melhor não saber, mesmo. A mortadela da padaria leva o rebotalho da indústria frigorífica – carnes que não servem nem para serem vendidas frescas, nem para rechear linguiça. E mais um punhado de temperos e outros aditivos para tornar o produto final minimamente palatável.

    O resultado é gastronomicamente pífio e muito questionável no que diz respeito à nutrição, mas imbatível no preço. Barata, a mortadela virou uma favorita das classes menos abonadas.
    Na Itália, a situação se inverte. Principalmente na cidade de Bolonha, onde nasceu o embutido. Lá, a mortadela é reverenciada por sua história. Ela representa a riqueza de mercadores medievais e dos intelectuais que fizeram de Bolonha uma espécie de oásis pensante na idade das trevas.

    A mortadela de Bolonha tem o mesmo jeitão da nossa, mas a semelhança é só visual. O sabor é suave, sem a agressividade de especiarias do embutido brasileiro. A cor é rosada, mais viva e mais clara do que o nosso magenta acinzentado.

    Os ingredientes são escolhidos a dedo – não se usa a sobra da desossa de animais. Mas o que realmente importa é aquele toque secreto do reclame de Sazón: o amor. Os bolonheses são apaixonados por por mortadela, com toda a carga de pieguice que uma paixão italiana possa ter.

    Hoje a produção da Mortadela  Bologna também está prevista fora das fronteiras da Emilia-Romagna, de fato é produzida no Piemonte, Lombardia, Veneto, província de Trento, Toscana, Marcas e Lazio, mas sua "casa" continua sendo Bologna, onde todos os anos o Consórcio celebra a rainha rosa dos embutidos no Dia da Mortadela.
    HISTÓRIA
    A mortadela de Bolonha tem uma história centenária e é considerada o embutido mais famoso da tradição gastronômica bolonhesa.

    As origens deste produto excepcional encontram-se nos territórios da antiga Felsina etrusca e da Bonomia dei Galli Boi, ricas em carvalhais que forneciam saborosos frutos aos numerosos porcos locais. 

    A tradição da Mortadela Bologna nasceu destes porcos locais. 
    Existem duas hipóteses sobre as origens do nome:
    1) No Museu Arqueológico de Bolonha conserva-se o primeiro testemunho do que se acredita ter sido um produtor de mortadela: um baixo relevo de uma pedra funerária da época imperial romana em que se representam sete leitões conduzidos ao pasto de um lado e um pilão do outro. Visto que o pilão era utilizado pelos romanos para triturar e misturar a carne de porco com sal e especiarias, pode-se deduzir que o nome da saborosa especialidade de embutido provém de "mortarium" ou "murtatum", que significa carne finamente picada no almofariz.
    2) A segunda hipótese deriva da palavra myrtatum, termo latino que designava a murta. Este aroma era de fato o ingrediente chave de uma linguiça de porco, aromatizada com bagas de mirto ou murta, chamada precisamente farcimen myrtatum. Era evidentemente uma carne curada muito apreciada, já que tanto Plínio, o Velho, quanto Varrão falam dela.

    A primeira verdadeira receita de mortadela foi fornecida pelo agrônomo Vincenzo Tanara no início do século XVII, com indicações precisas dos ingredientes e uma quantidade de gordura muito maior do que hoje.
    Em 1661 foi oficialmente reconhecida a singularidade e exclusividade do produto da cidade de Bolonha, graças ao Cardeal Farnese que emitiu um edital que codificava a produção de mortadela proporcionando um dos primeiros exemplos da disciplina semelhante às atuais denominações DOP e IGP. Foi um precursor da atual disciplina de produção usada pelo Consórcio Italiano de Tutela da Mortadela Bologna para proteger este IGP.

    Há alguns séculos, a mortadela de Bologna era um produto reservado a uma elite de gourmets, nobres e burgueses ricos que podiam pagar por uma carne curada de alto preço. Só após o gradual desenvolvimento da indústria dos embutidos, iniciada no século XIX, é que este se torna um produto acessível a todos, “democrático” e popular: o mais amado pelos italianos!

    Embora o termo "mortadella" possa ter origens diversas: do latim "murtatum", que designava a carne recheada temperada com murta -myrtum- ou do latim tardio "mortarium", o pilão em que os frades bolonheses, ao qual a origem da a linguiça, socavam a mistura de carne misturada com gordura e temperos.

    A partir do final Renascimento, são numerosas as alusões a este produto em testemunhos literários e históricos de várias épocas.

    A primeira verdadeira receita de mortadela é a precursora das atuais normas de produção, porém, data apenas do século XVII: se trata do edital emitido pelo Cardeal Farnese em 1661 que codificou a produção de mortadela dando um precursor da atual disciplina de produção usada pelo Consórcio Italiano de Tutela da Mortadela Bologna para proteger este IGP.
    MORTADELLA BOLOGNA - IGP
    A MortadelLa Bologna é um produto IGP, ou seja, uma Indicação Geográfica Protegida. A Indicação Geográfica Protegida (IGP) reconhece o valor de uma especialidade alimentar particular, produzida em uma área específica geográfica e imediatamente distinguível pelas suas características organolépticas.

    Para obter o reconhecimento, pelo menos uma etapa da produção, processamento ou processamento deve ocorrer em área delimitada; além disso, é necessária a existência de uma especificação reguladora da produção cada processo.
    Este reconhecimento, garantia de controle e qualidade, foi concedido pela União Europeia à Mortadela Bolonha em 1998.

    A denominação "Mortadella Bologna IGP" não é para todos os embutidos semelhantes. Esta indicação geográfica protegida é reservada apenas para produtos de charcutaria que atendam às condições e requisitos estabelecidos nas normas que disciplinam a produção.

    Os requisitos estritos estabelecidos pelo Regulamento dizem respeito a: Área de produção; Matérias-primas e cortes da carne; processamento; características organolépticas e físico-químicas e controle final.
    PRODUÇÃO
    A MortadelLa Bologna IGP é um embutido cozido elaborado exclusivamente com carne de porco, de formato cilíndrico ou oval, de cor rosada e de aroma inconfundível, intenso e ligeiramente picante.
    A produção da Mortadella Bologna Igp compreende as seguintes fases: preparação da carne; preparação de barras de gordura; mistura; ensacamento; cozimento; resfriamento.

    Na sua base estão, antes de mais, matérias-primas criteriosamente selecionadas e moídas. Para a parte magra (de cor rosada) utiliza-se a carne obtida principalmente da paleta, uma das partes mais nobres do porco.Para os lardelli (de cor branca), são utilizadas as partes gordurosas mais consistentes e valiosas do porco, ou seja, a gordura da garganta, conforme exigido pelo Regulamento de Produção.

    A massa obtida é ensacada (embutida) em invólucro natural ou sintético, em formato oval ou cilíndrico.

    A Mortadella Bologna IGP é submetida a cozimento prolongado em em estufas de ar seco por um período de tempo que varia de acordo com o tamanho do produto, que vai de 8 até 26 horas, até atingir a temperatura de 70° no coração da mortadela. Esta é justamente a fase mais delicada, que confere à Mortadella Bologna IGP seu aroma e sua suavidade. A última etapa é o banho frio e o resfriamento.
    É graças a este processo que a mortadela adquire o seu típico aroma ligeiramente picante/condimentado e um sabor pleno e equilibrado.

    Por fim, os pistaches. Algumas empresas preferem não adicioná-los à massa, principalmente em Bologna e no norte da Itália. No entanto, a disciplina de produção não proíbe o uso desse ingrediente.

    Tudo isto, aliado a matérias-primas selecionadas e de elevada qualidade, fazem da Mortadella Bologna IGP um produto verdadeiramente único!

    A qualidade obtida na escolha das matérias-primas e nas técnicas de transformação permite produzir Mortadela com proteínas e particularmente adequada às necessidades do consumidor moderno.

    Na aparência a Mortadella Bologna apresenta-se compacta, de certa consistência, com superfície lisa de aspecto aveludado e cor rosada uniforme e brilhante. Na fatia deve haver quadrados de gordura possivelmente combinados com fragmentos de tecido muscular em cota não inferior a 15% da massa total. Depois de cortada, a superfície é aveludada e de cor rosa brilhante uniforme. O aroma levemente picante/condimentado e o sabor basicamente doce e delicado da Mortadella Bologna são inconfundíveis e tão particulares que a tornam única entre os produtos da salumeria.


    CONSORZIO MORTADELLA BOLOGNA - IGP 
    Missão
    O Consorzio Italiano Tutela Mortadella Bologna nasceu oficialmente em 2001 da união dos mais importantes fabricantes de Mortadela Bolonha com a missão de Proteger, promover e valorizar este fabuloso embutido.

    O Consórcio garante:
    1 Segurança. Garantia de excelência e procedência da matéria-prima, segundo altos padrões e controles precisos.

    2 Qualidade. Um produto único e inimitável, realizado de acordo com uma receita tradicional, simples e genuína e de acordo com as mais modernas exigências da alimentação atual.

    3 Italianidade. A Mortadela Bologna IGP é produzida estrita e exclusivamente na Itália, apenas em algumas áreas específicas.

    4 Singularidade. A sua cor característica, aroma típico e sabor delicado distinguem-no de todos os produtos de charcutaria.

    A missão fundamental do Consórcio Italiano Mortadella Bologna é a busca de proteção, promoção, valorização, informação ao consumidor e o cuidado geral dos interesses relativos à Mortadela Bolonha - Indicação Geográfica Protegida em conformidade com as normas que regem o mercado. O Consórcio, na condução de suas atividades, empenha-se a implementar as medidas necessárias para prevenir e evitar fenômenos que possam prejudicar, direta ou indiretamente, o produto, o consórcio e os consorciados e o faz principalmente por meio da implementação das regras estabelecidas pelas Normas de Produção, garantindo a cada produtor a possibilidade de manter a sua receita original e melhorar sempre. Esta constante atividade tem como principal objetivo garantir aos consumidores um produto com características únicas em termos de qualidade e sabor.
    Fabricantes

    Atualmente o Consórcio conta 26 membros entre produtores e fatiadores de Mortadela Bolonha IGP. Todos são obrigados a cumprir as Normas de Produção (Disciplinare) aprovadas pela União Européia que protege seus ingredientes e produção.
    A Norma de Produção traz exatamente não só a receita de preparo tradicional, mas também as características organolépticas, químicas e físicas do produto acabado. O cumprimento do Regulamento de Produção é assegurado pela atuação de um órgão independente de controle (IFCQ) autorizado pelo Ministério de Políticas Agrárias, Alimentares e Florestais.

    O IFCQ realiza inspeções e verificações tanto do processo produtivo quanto do produto acabado por meio de análise documental, nas empresas autorizadas a produzir o IGP.

    CÓDIGO ÉTICO

    A partir de 2020 foi adotado o Código de Ética pelo Consórcio, um conjunto de princípios e regras cuja observância pelos dirigentes, membros dos órgãos sociais, consorciados, empregados e colaboradores é de fundamental importância para o bom funcionamento, confiabilidade e reputação do Consórcio.

    O Código de Ética foi elaborado para indicar os princípios inspiradores do comportamento de todos os destinatários, a fim de definir de forma clara e transparente os valores que inspiram o Consórcio na condução de suas atividades.
    CORTAR - COMO SERVIR A MORTADELLA
    Cortar mortadela é uma arte.

    1. O corte deve começar pela ponta mais pontiaguda, pois a parte redonda do fundo tende ser a mais macia, também devido à migração das partes solúveis da gordura.

    2. Proceda retirando a corda e descamando porções do produto 5 cm por vez, para evitar o ressecamento. Inicia-se então o corte eliminando uma porção do produto de alguns centímetros. O produto deve ser colocado no corta frios certificando-se de que o corte adira perfeitamente à lâmina; uma vez posicionada a mortadela, pode-se cortá-la para obter uma fatia compacta e uniforme, cuja superfície é perfeitamente lisa

    3. As fatias cortadas devem ser dispostas de forma ordenada sobre o papel, que será então embrulhada para evitar o amassamento do produto.

    4. Se o produto for servido em cubos, a espessura será dimensionada proporcionalmente ao peso desejado e deverá ser cortada imediatamente antes de servir. Caso pretenda obter fatias, é aconselhável partir de uma fatia cilíndrica, mais ou menos grossa, que depois será dividida em cunhas triangulares.
    NA COZINHA
    Existem muitas receitas com a Mortadella à Bologna IGP. A tradição a tem como ingrediente no recheio dos tortellini à bolonhesa, mas também pode ser transformado em mousse para passar em torradas, similares a tapas como finger food na hora do aperitivo, ou combinado com legumes frescos e queijos.
    Os métodos mais populares são a degustação pura em cubos ou como recheio de pizza branca, rosetta, pães, focaccia, com o cuidado de cortá-la bem fina, como dizem em Bologna, de ver o santuário da Madonna di San Luca olhando na fatia transparente.

    Deixe-se inspirar pelas seguintes sugestões de entradas e primeiros pratos, dos quais são protagonistas absolutos os famosos tortellini. Mas também delicie-se com a criação de surpreendentes tapas italianas e deliciosas receitas tradicionais.

    A Mortadela Bologna IGP, delicada e perfumada, é perfeita para dar aquele toque extra de sabor suculento a cada prato.

    Prove para crer.

    Receitas com a Mortadella di Bologna - IGP

    Se está pensando em alguma ideia saborosa para preparar com a mortadela, nesta parte do site, deixe-se inspirar pelas sugestões de tira gosto e entradas, sendo os protagonistas absolutos os famosos tortellini. Mas também delicie-se com a criação de surpreendentes tapas italianas e deliciosas receitas tradicionais.

    Porque a Mortadella Bologna IGP, delicada e perfumada, é perfeita para dar aquele toque extra de sabor suculento a cada prato.

    O que acontece quando a amada culinária italiana encontra as originais tapas espanholas? Pratos coloridos e surpreendentes, perfeitos para qualquer momento: do aperitivo ao jantar, as propostas de tapas italianas são uma promessa de sabor gourmet à sua mesa. É do amor à tradição, aliado à fome de novidade, que nasceu a versão italiana das tapas espanholas, para surpreender o paladar a cada degustação

    Saiba mais sobre a Mortadella Bologna IGP

    Videos sobre a Mortadella Bologna IG

    Una fetta tira l'altra: la produzione di mortadella di Bologna
    DISCOVER EMILIA ROMAGNA | Mortadella Bologna IGP
    Come riconoscere la Mortadella Bologna IGP
    La Mortadella Bologna Villani
    Sapori d'Italia: la Mortadella Bologna Igp
    In Viaggio...La Mortadella Bologna IGP

    Algumas imagens da Mortadella di Bologna IGP

    Conheça  a Enogastronomia da Emilia-Romagna

    Produtos IGP/DOP

    SAIBA MAIS

    Vinhos/Vini

    SAIBA MAIS

    Queijos/Formaggi

    SAIBA MAIS

    Parmigiano Regiano

    SAIBA MAIS

    Prosciutto di Parma

    SAIBA MAIS

    Aceto Balsamico

    SAIBA MAIS

    Mortadela

    SAIBA MAIS

    Pellegrino Artusi

    SAIBA MAIS

    La pasta

    SAIBA MAIS

    Strade Sapori

    SAIBA MAIS
    starstar-emptychevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram