IGT da Emilia-Romagna - FORLÌ
Vinhos IGT FORLÌ
1) Área de produção:todo o território administrativo da província de Forlì-Cesena.
2) Vinhos abrangidos e tipos:
• Branco - normal, frisante e espumante;
• Rosé - normal, frisante e espumante;
• Tinto - normal, frisante e novello;
• Barbera, Cabernet Franc, Ciliegiolo, Merlot - normal, frisante e novello;
Inserir foto - F-3e6b13c2
• Sangiovese, Terrano, Ancellotta, Cabernet Sauvignon, Canina, Centesimino (ou Savignon Rosso)*, Fortana, Marzemino, Pinot Noir, Syrah e Uva Longanesi
• Chardonnay , Malvasia, Montu, Pinot bianco, Riesling, Sauvignon, Trebbiano , Bombino Bianco, Garganega, Manzoni Bianco, Moscato Bianco, M Uller Thurgau, Riesling Itálico, Syrah - normal, frisante e espumante.
* CENTESIMINO - Redescoberto apenas no século passado, o Centesimino ou Savignon Rosso é um dos vinhos típicos da Emilia-Romagna, típico da primeira colina de Faenza, na área ao redor da Torre di Oriolo. No cálice apresentando um vermelho rubi profundo, o Centesimino conquista o primeiro encontro, liberando aromas cativantes de flores de laranja, rosa, violeta, alcaçuz e anis.
O Centesimino, cultivado desde o século XVII nas colinas de Faenza, foi encontrado nos anos 40 em um pátio no centro de Faenza por Pietro Pianori conhecido por Centesimino. Pensa-se que a videira sobreviveu à devastadora epidemia de filoxera, que destruiu a maioria dos vinhedos na Itália, porque foi conservada dentro das paredes protetoras de uma residência nobre no centro histórico de Faenza.
A cepa também foi chamada até meados do século XX, também de Savignon Rosso por suas características aromáticas particulares que lembravam ligeiramente a força inesgotável de Sauvignon Blanc. O que é certo é que não tem nada a ver com este último nem com o francêsSauvignon rouge e, desde 2004, a cepa foi registrada no Registro Nacional de Variedades.
Os aromas suaves do Centesimino sempre foram misturados com dois ingredientes de um retrogosto realmente úncio: a paixão cultivada com paciência e a simpatia contagiosa dos vinicultores da Romagna. Apenas um pequeno grupo de produtores nas colinas de Faenza está qualificado para produzir este vinho.
3) Vinhas ou cepas utilizadas na produção:
Os vinhos brancos, rosados e tintos sem especificação devem ser obtidos de uvas proveniente de vinhas compostas, no âmbito da propriedade, por uma ou mais cepas recomendadas ou autorizadas para a província de Forlì - Cesena a baga da cor correspondente. Para os vinhos com especificação da cepa (Carbenet, Sangioves, Chardonnay, Montù etc...), mínimo de 85% da cepa correspondente e máximo de 15% de outras cepas recomendada para a província de Forlì-Cesena.
Confira alguns vinhos IGT FORLÌ