Visit our FacebookVisit our InstagramVisit our YouTube channel
fale @ emiliaromagnabrasil.com.br
  • IGT da Emilia-Romagna - FORLÌ

    Vinhos IGT FORLÌ

    1) Área de produção:todo o território administrativo da província de Forlì-Cesena.
    2) Vinhos abrangidos e tipos:

    Branco - normal, frisante e espumante;

    Rosé - normal, frisante e espumante;

    Tinto - normal, frisante e novello;

    Barbera, Cabernet Franc, Ciliegiolo, Merlot - normal, frisante e novello;
    Inserir foto - F-3e6b13c2

    Sangiovese, Terrano, Ancellotta, Cabernet Sauvignon, Canina, Centesimino (ou Savignon Rosso)*, Fortana, Marzemino, Pinot Noir, Syrah e Uva Longanesi

    Chardonnay , Malvasia, Montu, Pinot bianco, Riesling, Sauvignon, Trebbiano , Bombino Bianco, Garganega, Manzoni Bianco, Moscato Bianco, M Uller Thurgau, Riesling Itálico, Syrah - normal, frisante e espumante.
    * CENTESIMINO - Redescoberto apenas no século passado, o Centesimino ou Savignon Rosso é um dos vinhos típicos da Emilia-Romagna, típico da primeira colina de Faenza, na área ao redor da Torre di Oriolo. No cálice apresentando um vermelho rubi profundo, o Centesimino conquista o primeiro encontro, liberando aromas cativantes de flores de laranja, rosa, violeta, alcaçuz e anis.

    O Centesimino, cultivado desde o século XVII nas colinas de Faenza, foi encontrado nos anos 40 em um pátio no centro de Faenza por Pietro Pianori conhecido por Centesimino. Pensa-se que a videira sobreviveu à devastadora epidemia de filoxera, que destruiu a maioria dos vinhedos na Itália, porque foi conservada dentro das paredes protetoras de uma residência nobre no centro histórico de Faenza.
    A cepa também foi chamada até meados do século XX, também de Savignon Rosso por suas características aromáticas particulares que lembravam ligeiramente a força inesgotável de Sauvignon Blanc. O que é certo é que não tem nada a ver com este último nem com o francêsSauvignon rouge e, desde 2004, a cepa foi registrada no Registro Nacional de Variedades.

    Os aromas suaves do Centesimino sempre foram misturados com dois ingredientes de um retrogosto realmente úncio: a paixão cultivada com paciência e a simpatia contagiosa dos vinicultores da Romagna. Apenas um pequeno grupo de produtores nas colinas de Faenza está qualificado para produzir este vinho.
    3) Vinhas ou cepas utilizadas na produção:

    Os vinhos brancos, rosados e tintos sem especificação devem ser obtidos de uvas proveniente de vinhas compostas, no âmbito da propriedade, por uma ou mais cepas recomendadas ou autorizadas para a província de Forlì - Cesena a baga da cor correspondente. Para os vinhos com especificação da cepa (Carbenet, Sangioves, Chardonnay, Montù etc...), mínimo de 85% da cepa correspondente e máximo de 15% de outras cepas recomendada para a província de Forlì-Cesena.

    Confira alguns vinhos IGT FORLÌ

    Conheça mais sobre cada IGT da Emilia-Romagna

    IGT Bianco di Castelfranco 

    SAIBA MAIS

    IGT Emilia ou dell'Emilia

    SAIBA MAIS

    IGT Forlì

    SAIBA MAIS

    IGT Fortana del Taro

    SAIBA MAIS

    IGT Ravenna

    SAIBA MAIS

    IGT Rubicone

    SAIBA MAIS

    IGT Sillaro ou Bianco Sillaro

    SAIBA MAIS

    IGT Terre di Veleja

    SAIBA MAIS

    IGT Val Tidone

    SAIBA MAIS

    Os vinhos 

    SAIBA MAIS
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram