Vinhos DOC da Emilia-Romagna
Vinhos DOC da Emilia-Romagna
Na Emilia Romagna existem várias áreas de produção de vinho diferentes que trazem muitos vinhos DOC ou DOP de alta qualidade para as mesas. Toda a região está envolvida no cultivo de vinhas, que crescem ao sol nas colinas do interior ou nas férteis planícies não muito distantes do mar.
Este último é o caso dos vinhos Bosco Eliceo DOC/DOP, também chamados de Vini delle Sabbie (vinhos das areias) quatro variedades de uvas que se nutrem dos solos arenosos e do clima úmido da costa entre Ferrara e Ravenna. Aqui nascem os tintos Bosco Eliceo DOP Fortana e Bosco Eliceo DOP Merlot, e os brancos Bosco Eliceo DOP Sauvignon e Bosco Eliceo DOP Bianco.
Deslocando-se nas colinas de Bolonha encontram-se os vinhos das Colinas Bolognesi: 3 tintos (Barbera, Merlot e Sauvignon) e 4 brancos (Sauvignon Blanc, Pinot Bianco, Riesling Italico e Chardonnay) aos quais se acrescenta o famoso espumante Pignoletto, excelente como aperitivo e também disponível nas versões espumante e superior.
Permanecendo na área montanhosa, a produção de vinho também é bastante florescente nas províncias de Parma e Piacenza. A história de Parma está entrelaçada com o vinho na era napoleônica e continua até hoje com o cultivo de quatro videiras: os brancos Malvasia di Candia aromatica e Sauvignon blanc e os tintos Barbera e Bonarda, que são ladeados por muitas outras vinhas não nativas , ou seja, de outras áreas.
Os vinhos DOC Colli Piacentini, por outro lado, deve sua fama em particular a três vinhos: o tinto Gutturnio DOC/DOP nascido da união das uvas Barbera e Croatina, o aromático branco Colli Piacentini DOP Malvasia e o fresco Ortrugo-Colli Piacentini DOC/DOP, também branco.
Quem diz vinho na Romagna diz Albana e Sangiovese. A área de produção dos vinhos Romagna DOC/DOP é a maior da região, e deve a sua fama às uvas do branco e muito Romagna Albana, de sabor seco e encorpado, e do lendário Romagna Sangiovese DOC/DOP, também produzidos no Novello, Superiore e Reserve.
Igualmente famoso é o Lambrusco, vinificado principalmente nas áreas de Modena e Reggio Emilia, o Terre del Lambrusco DOC/DOP. Com os seus 7 ramos - Sorbara, Grasparossa, Salamino, Marani, Maestri, Montericco e Ancelotta - este espumante tinto caracteriza-se pelo aroma frutado ou violeta, bem como pela clássica espuma rosada.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre os vinhos da Emilia-Romagna, nada melhor do que uma visita à Enoteca Regional da Emilia Romagna, localizada na fascinante Rocca di Dozza. Guardião das tradições vitivinícolas da região e guardião de mais de 1000 tipos diferentes de vinhos, no Enoteca é possível visitar o percurso expositivo e saborear um bom copo no wine bar.
Aqui, partindo da Romagna até chegar na região de Piacenza como faziam os romanos pela Via Emilia, vamos analisar cada um dos vinhos com a Denominação de Origem Controlada ou Denominação de Origem Protegida.