Visit our FacebookVisit our InstagramVisit our YouTube channel
fale @ emiliaromagnabrasil.com.br
  • DOC da Emilia-Romagna - PAGADEBIT ROMAGNA DOC

    Vinhos Pagadebit Romagna DOC/DOP

    O vinho é produzido com a cepa ou uva Bombino Branco, localmente chamada Pagadebito gentile, daí o nome de um dos vinhos típicos da Emilia-Romagna. A origem da cepa não é conhecida, mas se trata de uma variedade espalhada por todo o cinturão adriático da península com nomes diferentes nas várias regiões, mas que estão relacionadas com sua capacidade produtiva.

    Segundo Hohnerlein-Buchinger a etimologia Pagadebit significa "produzir tanto para pagar dívidas", na realidade a produtividade, especialmente nas colinas, não é muito alta, mas constante ao longo dos anos; na verdade se trata de uma variedade rústica e fértil, tanto que, se uma geada tardia pode comprometer seriamente a produção da maioria das outras vinhas, com o Pagadebito está garantida uma boa produção. Na área de Bertinoro costumava haver vinhas misturadas de Albana e Pagadebiti justamente para compensar a falta de produção da primeira videira.

    A primeiro menção escrita do "Pagadebito bianco" entre as videiras é do ano de 1825. No âmbito da exposição ampelográfica realizada em Forlì em 1876, houve a possibilidade de comparar cachos de Pagadebito de diferentes áreas e concluiu-se que o Pagadebito Gentile de Forlì, de Bertinoro e de Predappio difere do Pagodebito verdone pelas bagas mais esféricas, menores, menos verdes e mais doces. Historicamente, foi reconhecida uma tradição particular e prestigiosa do cultivo do Pagadebito na área de Bertinoro, colocada em evidência também na Regulamentação de produção do DOC "Pagadebit di Romagna".

    Com o Decreto Ministerial de março de 1988, foi atribuído a Denominação de Origem Controlada – DOC ao vinho Pagadebit di Romagna. O regulamento que disciplina a produção do DOC-Romagna Pagadebit foi aprovado pelo DM 22.09.2011 G.U. 235 de 8.10.2011 e modificato pelo DM 30.11.2011 .

    A zona de cultivo das uvas destinadas a produção do vinho DOC Romagna Pagadebit compreende totalmente o território dos Municípios de Brisighella, Casola Valsenio, Castel Bolognese, Faenza e Riolo Terme da Província de Ravenna e Borghi, Castrocaro Terme e Terra del Sole, Dovadola, Meldola, Montiano, Predappio, Roncofreddo, Sogliano al na Província de Forlì-Cesena. E parcialmente o território dos Municípios de Castel Bolognese, Faenza, Bertinoro, Cesena, Forlì, Forlimpopoli, Longiano e Savignano sul Rubicone.

    A cepa Bombino Bianco é uma uva autóctone da Romagna, já popular entre os romanos, nos anos 800d.C. Em meados dos anos 60, esta videira estava perto do desaparecimento, tendo permanecido uma única fileira nos arredores de Trentola, nas encostas da colina de Bertinoro. Desde então, graças a uma técnica enológica capaz de aprimorá-la e ao compromisso de alguns vinicultores, Pagadebit encontrou seu lugar na enologia da Romagna. O Pagadebit tornou-se conhecido a partir dos anos 70, estando atualmente recebendo interesse especial.

    Combina muito bem com pratos leves ou não muito estruturados, especialmente pratos de peixe. Vai também muito bem com sopas, cremes aveludados, massas simples e com condimentos da estação.

    O curioso nome Pagadebit decorre da produtividade e resistência do Bombino Branco, que mesmo nos anos mais difíceis, seja qual fosse o resultado da colheita das outras uvas, o Pagadebit permitia ao produtor o pagamento das dívidas da propriedade.

    Pagadebit é um dos vinhos que fazem parte do Romagna DOC. Obtido a partir das uvas Bombino Bianco vinificadas em pureza ou com a adição de outras videiras até um máximo de 15%. Este vinho é caracterizado por uma cor amarelo palha com tons tendendo a verde e um aroma floral em que o espinheiro é claramente reconhecido. O sabor é seco, harmonioso, muito agradável e delicado, com notas de herbáceas e florais. É produzido nos tipos secos e suave, tanto como vinho fermo (não frisante) e frisante.

    Hoje, a Pagadebit já não tem a função histórica de "pagar dívidas", mas prova ser um vinho adequado para cada ocasião e pode combinar com inúmeros pratos e receitas. O Pagadebit seco é um emparelhamento leve e agradável para todos esses pratos. Seu baixo teor de álcool (mínimo 10,5% de álcool) e sua frescura, para ser aprimorado, mantendo a temperatura de serviço em torno de 10° C, tornam o acompanhamento ideal para um almoço na praia que poderia ser concluído com uma sobremesa e um cálice de Pagadebit suave.
    Sumário de terminologias
    GAM = Graduação Alcoólica Mínima
    T.I.C = Temperatura ideal para o consumo
    1- Um quintale (q.l ) quintal é uma unidade de medida de massa equivalente a 100 kg. Não é utilizada pelo sistema Internacional de Medidas, mas muito difusa na Itália e Europa, e ainda de uso comum, sobretudo como medida dos produtos agrículas.
    2 - Vinoso - Cheiro do local de preparação do vinho
    3 - GrenáCor próxima ao bordô
    4 -  Maceração carbônica é a transformação do açúcar contido nas uvas inteiras – ou seja, não esmagadas – em álcool sem a ação de leveduras. Cachos inteiros de uvas são dispostos no tanque de fermentação, tomando-se o cuidado para que as frutas não estejam partidas, não estejam com sua pele rompida.

    Confira alguns vinhos Pagadebit Romagna Doc

    Conheça mais sobre cada vinho DOC da Emilia-Romagna

    DOC  Colli di Rimini 

    SAIBA MAIS

    DOC Colli di Romagna Centrale

    SAIBA MAIS

    DOC Colli di Faenza

    SAIBA MAIS

    DOC Colli di Imola

    SAIBA MAIS

    DOC Romagna

    SAIBA MAIS

    DOC Bosco Eliseo

    SAIBA MAIS

    DOC Reno 

    SAIBA MAIS

    DOC Colli Bolognesi

    SAIBA MAIS

    DOC di Modena 

    SAIBA MAIS

    DOC di Reggio Emilia

    SAIBA MAIS

    DOC di Parma

    SAIBA MAIS

    DOC Colli Piacentini 

    SAIBA MAIS

    Os vinhos 

    SAIBA MAIS
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram