Visit our FacebookVisit our InstagramVisit our YouTube channel
fale @ emiliaromagnabrasil.com.br
  • DOC da Emilia-Romagna - TREBBIANO ROMAGNA DOC

    Vinho Trebbiano Romagna DOC/DOP

    O "Trebbiani" é uma família de videiras muito antiga que escolheram algumas áreas de eleição que lhes deram a segunda parte do nome: Trebbiano romagnolo, Toscano, Modenese, Abruzzese, para citar alguns. No século XIV, o Trebbiano era considerado um dos vinhos de "luxo" da Idade Média, enquanto nos tempos mais recentes aparece uma imagem mais diferenciada, como um vinho de caráter simples.

    A família dos Trebbiano tem suas origens na parte oriental da bacia do Mediterrâneo. A presença na região da videira que hoje é conhecida como Trebbiano Romagnolo é documentada desde o século XIV pelo bolonhês Pier de de Crescenzi: "há uma outra espécie de uva, chamada Tribiana, que é branca com bagas redondas, pequenas e abundantes , que em idade jovem não dá frutos, mas crescendo torna-se produtiva".

    Ele é citado por Soderini no século XVI (Giovanni Vittorio Soderini – autor do livro Trattato della coltivazione delle viti, e del frutto che se ne può cavare ) e, no final do século XIX e início do século XX, vários autores tentam colocar em ordem as diversas tipologias e sinônimos. Na Romagna cultivava principalmente o Trebbiano della fiamma, assim chamado porque os cachos expostos ao sol adquiriam uma cor amarelo-avermelhada. Em Molon (1906), lemos que a videira era cultivada principalmente nas províncias de Forlì e Ravenna, menos na área de Cesena, onde prevalecia a Albana, reportando-se ao que foi dito por Pasqualini e Pasqui quanto à preferência de Trebbiano nas planícies, apesar da alta umidade. Sua difusão é devida à capacidade de se adaptar aos mais diferentes tipos de terreno e condições climáticas, à constante produtividade e características do vinho: agradável, correto e de comércio fácil.
    Com o Decreto Presidencial 31/08/1973, foi instituído o DOC "Trebbiano di Romagna", que inclui uma área de cultivo que se estende da colina em direção às áreas das planícies onde a terra é mais argilosa ou arenosa. Resulta em vinhos suaves, frisantes e espumantes. A presença na Romagna de vinhas tipicamente com amadurecimento médio tardio ou tardio (Trebbiano, Pagadebiti) permitia que com chegada do frio do inverno fosse bloqueada a fermentação, deixando nos vinhos resíduos de açúcar mais ou menos importantes. Daí o uso de beber vinhos doces ou suaves no período outono-invernal e vinhos frisantes espumantes no verão sucessivo a colheita. Na verdade, os vinhos com açúcar residual, uma vez engarrafados, voltaram a fermentar com a chegada do calor, resultando em um frisante natural. Havia, portanto, uma tradição, se quiser involuntariamente vinhos frisantes ou espumantes, que com o aumento do conhecimento do vinho foi aperfeiçoado: o uso de temperatura baixa na adega permite preservar aromas e sabores e o uso de leveduras selecionadas permite otimizar a fermentação.

    Trebbiano é a variedade de uva branca mais cultivada na Emilia Romagna, particularmente na província de Ravenna. É uma videira muito produtiva e resistente às pragas, que dá origem a um vinho de cor amarelo-palha, de teor de álcool moderado, não particularmente rico do ponto de vista aromático. O Trebbiano Romagnolo é adequado para a produção de vinhos fermo (não frisantes), mas também de vinhos base para espumantes e para destilados. Na Emilia Romagna, o Trebbiano Romagnolo é um componente importante de uma série de vinhos brancos DOC fermo e frisantes, tanto doce como seco.

    Leve e versátil o Trebbiano é adequado para ocasiões informais com amigos: do piquenique com piadina e frios ao jantar com base em peixe ou vegetais. Servido a uma temperatura entre 8 e 10 graus é um vinho de aperitivo para se beber jovem, especialmente nas versões frisante e espumante. Mas os ingredientes que melhor combinam com o Trebbiano são certamente a franqueza das pessoas da Romagna e a alegria de uma boa companhia.

    As zonas de cultivo das uvas destinadas à produção do vinho DOC Romagna Trebbiano são as seguintes:

    • na Província de Bologna: área total dos municípios de Borgo Tossignano, Casal Fiumanese, Castel S. Pietro Terme, Dozza Imolese, Mordano e parte da área dos municípios de Ozzano dell'Emilia, Medicina, Fontanelice, Castel Guelfo, Casal Fiumanese, e Imola;

    Província de Forlì-Cesena: área total dos municípios de Bertinoro, Borghi, Castrocaro Terme e Terra del Sole, Cesena, Cesenatico, Civitella di Romagna, Forlì, Forlimpopoli, Gambettola, Gatteo, Longiano, Meldola, Modigliana, Montiano, Predappio, Roncofreddo, San Mauro Pascoli, Savignano sul Rubicone, e parte da área dos municípios de Gatteo, San Mauro Pascoli, Savignano sul Rubicone, Cesenatico;

    Província de Rimini: área total dos municípios de Coriano, Gemmano, Mondaino, Montecolombo, Montefiore Conca, Montegridolfo, Montescudo, Morciano di Romagna, Poggio Berni, San Clemente, San Giovanni in Marignano, Saludecio, Sant’Arcangelo di Romagna, Torriana e Verucchio, e parte da área dos municípios de Cattolica, Misano Adriatico, Riccione, Rimini;

    Província de Ravenna: área total dos municípios de Bagnara di Romagna, Castel Bolognese, Cotignola, Faenza, Riolo Terme, Ravenna, e Solarolo, e parte da área dos municípios de Bagnacavallo, Lugo, Massalombarda, Russi, S. Agata sul Santerno, Ravenna, Brisighella e Casola Valsenio.

    Sumário de terminologias
    GAM = Graduação Alcoólica Mínima
    T.I.C = Temperatura ideal para o consumo
    1- Um quintale (q.l ) quintal é uma unidade de medida de massa equivalente a 100 kg. Não é utilizada pelo sistema Internacional de Medidas, mas muito difusa na Itália e Europa, e ainda de uso comum, sobretudo como medida dos produtos agrículas.
    2 - Vinoso - Cheiro do local de preparação do vinho
    3 - GrenáCor próxima ao bordô
    4 -  Maceração carbônica é a transformação do açúcar contido nas uvas inteiras – ou seja, não esmagadas – em álcool sem a ação de leveduras. Cachos inteiros de uvas são dispostos no tanque de fermentação, tomando-se o cuidado para que as frutas não estejam partidas, não estejam com sua pele rompida.

    Confira alguns vinhos Trebbiano Romagna DOC/DOP

    Conheça mais sobre cada vinho DOC da Emilia-Romagna

    DOC  Colli di Rimini 

    SAIBA MAIS

    DOC Colli di Romagna Centrale

    SAIBA MAIS

    DOC Colli di Faenza

    SAIBA MAIS

    DOC Colli di Imola

    SAIBA MAIS

    DOC Romagna

    SAIBA MAIS

    DOC Bosco Eliseo

    SAIBA MAIS

    DOC Reno 

    SAIBA MAIS

    DOC Colli Bolognesi

    SAIBA MAIS

    DOC di Modena 

    SAIBA MAIS

    DOC di Reggio Emilia

    SAIBA MAIS

    DOC di Parma

    SAIBA MAIS

    DOC Colli Piacentini 

    SAIBA MAIS

    Os vinhos 

    SAIBA MAIS
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram