DOC da Emilia-Romagna - COLLI DI SCANDIANO E CANOSSA DOC
Vinhos Colli di Scandiano e Canossa DOC/DOP
O regulamento que disciplina a produção dos vinhos com a Denominação de Origem Controlada Colli di Scandiano e Canossa DOC foi aprovado pelo DPR 25.11.1976 G.U. 37 – 9.02.1977, e modificado posteriormente por vários decretos ministeriais.
A denominação de origem controlada Colli di Scandiano e Canossa DOC abrange os seguintes vinhos: “Colli di Scandiano e Canossa” Sauvignon (também nos tipos frizzante, passito e riserva); “Colli di Scandiano e Canossa” Malvasia (também nos tipos frizzante, spumante e passito); “Colli di Scandiano e Canossa” Pinot (também nos tipos frizzante e spumante); “Colli di Scandiano e Canossa” Chardonnay (também nos tipos frizzante e spumante); “Colli di Scandiano e Canossa” Lambrusco Grasparossa (também no tipo frizzante); “Colli di Scandiano e Canossa” Lambrusco Montericco rosso (também no tipo frizzante); “Colli di Scandiano e Canossa” Lambrusco Montericco rosato (também no tipo frizzante); “Colli di Scandiano e Canossa” Cabernet Sauvignon (também no tipo riserva); “Colli di Scandiano e Canossa” Marzemino (também nos tipos frizzante, novello e passito); “Colli di Scandiano e Canossa” Malbo Gentile (também nos tipos frizzante, novello e passito); “Colli di Scandiano e Canossa” Lambrusco (também nos tipos frizzante); “Colli di Scandiano e Canossa” Spergola (também nos tipos frizzante, spumante e passito); “Colli di Scandiano e Canossa” bianco (também nos tipos frizzante e spumante); “Colli di Scandiano e Canossa” bianco classico (também na tipologia frizzante); “Colli di Scandiano e Canossa” rosso (também nos tipos frizzante e novello).
Para os vinhos abrangidos na denominação de origem controlada Colli di Scandiano e Canossa as uvas devem ser produzida totalmente na em área administrativa dos municípios de Albinea, Quattro Castella, Bibbiano, Montecchio, S. Polo d’Enza, Canossa, Vezzano sul Crostolo, Viano, Scandiano, Castellarano e Casalgrande e, em parte da área dos municípios de Reggio Emilia, Casina, S. Ilario d’Enza e Cavriago todos da província de Reggio-Emilia
As uvas destinadas a produção do vinho DOC Colli di Scandiano e di Canossa bianco classico devem ser cultivadas nas áreas mais antigas correspondentes totalmente ao território administrativo dos municípios de Albinea e em parte dos municípios de Viano, Scandiano, Casalgrande, Castellarano e Reggio Emilia, todos na Província di Reggio Emilia.
Entre os vinhos DOC Colli di Scandiano e Canossa encontra-se um dos vinhos típicos da Emilia-Romagna: o Spergola.
A Spergola é uma vinha típica da área de Scandiano, na província de Reggio Emilia, que encontra seu habitat ideal nos terrenos argilosos e ricos de gesso e tem uma boa resistência à seca. É chamada de "alada" porque os cachos principais são sempre acompanhados por um cacho menor, semelhante a uma pequena asa. O cacho apresenta-se medianamente denso com bagas pequenas e médias e a casca verde-amarela pruinosa (cera natural da fruta). A videira Spergola permite obter um vinho branco que, na sua versão frisante ou espumante, tem uma cor amarelo palha pálido com tênues reflexos esverdeados, um delicado aroma de flores e maçã verde e um sabor perfumado dotado de boa acidez. Como vinho fermo, graças a uma leve super maturação das uvas, a Spergola é carregada de aromas mais intensos e elegantes, adquire uma boa estrutura e um harmônico equilíbrio ácido que permite fechar com um retrogosto longo e persistente.
Os primeiros testemunhos escritos relativos a cepas Spergola datam do século XV, quando foi mencionado por Bianca Cappello, Grã-Duquesa da Toscana. Ao longo da história, foi associado a vários nomes: Pomoria, Pellegrina, Spergolina ou Spargolina são alguns dos modos pelos quais este vinho foi referido no passado. É, portanto, uma videira autóctone muito antiga, que durante muito tempo foi confundida com a Sauvignon. Em 2000, uma análise do DNA desta cepa demonstrou definitivamente a diversidade genética em relação a Sauvignon, permitindo o registro da Spergola no Catálogo Nacional das Variedades de Videiras e, portanto, a inclusão na DOC Colli di Scandiano e Canossa. Hoje, cinco produtores escolheram se concentrar na singularidade desta videira e aprimorá-la ao máximo ao formar a Compagnia della Spergola.
Outra cepa típica da Emilia-Romagna que se acha muito presente no território da Denominação de Origem Controlada Colli di Scandiano e Canossa é a Malvasia.
Doce ou seco, espumante ou fermo: o Malvasia tem uma fragrância que permanece impressa e vai bem com os produtos mais típicos da Emilia-
Romagna.
Embora tradicionalmente seja conhecida como vinho frisante, desde a década de 90 também a encontramos na tipologia fermo e algumas vinícolas tiveram resultados interessantes, ao ponto de que alguns produtores escolherem dedicar-se exclusivamente a este tipo de vinificação. As palavras de um vinicultor de Piacenza não podiam ser mais claras:
A Malvasia Aromática di Candia é uma videira de origens antigas, cuja presença em Emilia Romagna foi atestada há séculos. Deve o nome ao porto grego de Monemvasia, do qual vinhos finos produzidos em Creta partiram para Veneza. Eram vinhos caracterizados pela técnica de desidratação dos cachos ao sol.
Quando na metade do sec. XVI a conquista de Creta pelos turcos ameaçou o florescente comércio de vinho administrado pelos venezianos, estes favoreceram a introdução das cepas que compõem este vinho nas rotas principais que levaram à República Veneziana. Paralelamente, veio chamado Malvagia, depois Malvasia, qualquer vinho produzido com a técnica do appassimento (murchar – desidratar) - por isto existem hoje pelo menos 17 variedades de Malvasia bastante diferentes entre si.
Na Emilia, a Malvasia mais rica de personalidade, a aromática de Candia, encontrou-se nas doces colinas de Parma e Piacenza, terrenos ricos de argila e clima temperado, ideais para o amadurecimento de seus cachos dourados.
Um copo de Malvasia frisante ou espumante é o cumplice ideal para um aperitivo leve, também a base de peixe, para ser degustado a beira do mar. Uma delicada seleção de aperitivos fritos só pode melhorar este vinho com suas antigas origens marítimas. A versão ferma pode ser bebida com todo tipo de pratos delicados, enquanto o Malvasia frisante doce e o passito são superbos com ciambelle, doces cremosos e bolos à base de frutas.
Características principais de cada tipologia do DOC Colli di Scandiano e di Canossa.
Sumário de terminologias
GAM = Graduação Alcoólica Mínima
T.I.C = Temperatura ideal para o consumo
1- Um quintale (q.l ) quintal é uma unidade de medida de massa equivalente a 100 kg. Não é utilizada pelo sistema Internacional de Medidas, mas muito difusa na Itália e Europa, e ainda de uso comum, sobretudo como medida dos produtos agrículas.
2 - Vinoso - Cheiro do local de preparação do vinho
3 - Grená - Cor próxima ao bordô
4 - Maceração carbônica é a transformação do açúcar contido nas uvas inteiras – ou seja, não esmagadas – em álcool sem a ação de leveduras. Cachos inteiros de uvas são dispostos no tanque de fermentação, tomando-se o cuidado para que as frutas não estejam partidas, não estejam com sua pele rompida.