Visit our FacebookVisit our InstagramVisit our YouTube channel
fale @ emiliaromagnabrasil.com.br
  • DOC da Emilia-Romagna - COLLI DI PARMA DOC

    Vinhos Colli di  Parma DOC/DOP

    Colli di Parma é um território entre os rios Enza e Stirano, com uma altitude variando de 200 a 800 metros acima do nível do mar. Devido às suas características geológicas e climáticas, esta área se destaca há séculos - mais precisamente desde a era napoleônica - pela sua vocação vinícola. Na verdade, quando Napoleão colocou Maria Luísa da Áustria com um corpo de oficiais franceses de alto escalão à frente do Grão-Ducado de Parma, eles começaram a produzir nas belas mansões das colinas todos os finos vinhos que que de então são tradicionais destas terras.

    Os municípios incluídos nesta área montanhosa são 47, mas aqueles com maior densidade de vinhas são os de Langhirano (já famoso no século 19 por sua Barbera), Felino e Sala Baganza. As cepas autóctones mais representativas são a Malvasia e o Moscato Bianco (muitas vezes combinado com Malvasia) e o casal Barbera e Bonarda que costumam ser usados de forma complementar. A produção, voltada principalmente aos vinhos espumantes, onde o Lambrusco também tem seu espaço, é ladeada pelos vinhos fermos, sejam brancos e tintos, com grande potencial de envelhecimento.

    O regulamento que disciplina a produção dos vinhos com a Denominação de Origem Controlada Colli di Parma foi aprovado pelo DPR 28.10.1982 G.U. 68 - 10.03.1983, e modificado posteriormente por vários decretos ministeriais.

    A denominação de origem controlada Colli di Parma abrange os seguintes vinhos: rosso (também na tipologia frizzante); Malvasia (também nos tipos frisante e espumante); Sauvignon (também nos tipos frisante e espumante); Chardonnay (também nos tipos frisante e espumante); Pinot bianco (também nos tipos frisante e espumante); Pinot grigio (também no tipo frisante); Spumante; Pinot Nero; Merlot; Cabernet Franc; Cabernet Sauvignon; Barbera (também no tipo frisante);  Bonarda  (também no tipo frisante).

    Para os vinhos abrangidos na denominação de origem controlada Colli di Parma as uvas devem ser produzidas parcialmente na área administrativa dos municípios de Sala Baganza, Calestano, Collecchio, Felino, Fidenza, Fornovo di Taro, Langhirano, Lesignano dè Bagni, Medesano, Noceto, Salsomaggiore Terme, Terenzo, Traversetolo e Varano dè Melegari.

    Características principais de cada tipologia do DOC Colli di Parma.
    Sumário de terminologias
    GAM = Graduação Alcoólica Mínima
    T.I.C = Temperatura ideal para o consumo
    1- Um quintale (q.l ) quintal é uma unidade de medida de massa equivalente a 100 kg. Não é utilizada pelo sistema Internacional de Medidas, mas muito difusa na Itália e Europa, e ainda de uso comum, sobretudo como medida dos produtos agrículas.
    2 - Vinoso - Cheiro do local de preparação do vinho
    3 - GrenáCor próxima ao bordô
    4 -  Maceração carbônica é a transformação do açúcar contido nas uvas inteiras – ou seja, não esmagadas – em álcool sem a ação de leveduras. Cachos inteiros de uvas são dispostos no tanque de fermentação, tomando-se o cuidado para que as frutas não estejam partidas, não estejam com sua pele rompida.

    Alguma imagens de rótulos dos vinhos Colli di Parma DOC/DOP

    Conheça mais sobre cada vinho DOC da Emilia-Romagna

    DOC  Colli di Rimini 

    SAIBA MAIS

    DOC Colli di Romagna Centrale

    SAIBA MAIS

    DOC Colli di Faenza

    SAIBA MAIS

    DOC Colli di Imola

    SAIBA MAIS

    DOC Romagna

    SAIBA MAIS

    DOC Bosco Eliseo

    SAIBA MAIS

    DOC Reno 

    SAIBA MAIS

    DOC Colli Bolognesi

    SAIBA MAIS

    DOC di Modena 

    SAIBA MAIS

    DOC di Reggio Emilia

    SAIBA MAIS

    DOC di Parma

    SAIBA MAIS

    DOC Colli Piacentini 

    SAIBA MAIS

    Os vinhos 

    SAIBA MAIS
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram