DOC da Emilia-Romagna - DOC/DOP GUTTURNIO
Vinhos Gutturnio -DOC/DOP
O Gutturnio, um dos vinhos típicos da Emilia-Romagna, é o símbolo do vinho da enologia de Piacenza, o xodó para os habitantes desta área e para os produtores que lhe dedicam cuidados, atenção e experimentação. Graças a este desejo de procurar novas formas para valorizar este vinho, o Gutturnio hoje não é somente um vinho espumante a ser bebido na safra. O regulamente que disciplina sua produção uma versão ferma (não frisante) e até uma reserva, que deve esperar mais de dois anos antes de ser colocado à venda e que sabe proporcionar grande satisfação ao ser bebido. O vinho Gutturnio nasce da mistura de duas uvas com características complementares: Barbera dá o corpo e o caráter, enquanto Bonarda (ou Croatina) oferece elegância e suavidade. Devido à diferença em seus tempos de maturação e às precauções necessárias para a vinificação, as duas uvas são vinificadas separadamente e depois se juntam em uma proporção que, dentro dos limites das regras de produção, representa o diferencial e o estilo de cada produtor.
O Gutturnio, um dos vinhos típicos da Emilia-Romagna, é o símbolo do vinho da enologia de Piacenza, o xodó para os habitantes desta área e para os produtores que lhe dedicam cuidados, atenção e experimentação. O nome deste vinho atesta sua antiga origem o gutturnium era o grande copo de prata em que os romanos colocavam o vinho durante as festas, passando-o para um convidado e outro.
O Gutturnio é obtido a partir de uma mistura de uvas Barbera (de 55% a 70%) e Croatina, que é o nome local da Bonarda (de 30 a 45%). Vinho tradicionalmente frisante é produzido também na versão ferma, que se bebe geralmente jovem, mas também se presta ao envelhecimento (Gutturnio Riserva).
O regulamento que disciplina a produção dos vinhos com a Denominação de Origem Controlada Gutturnio foi aprovado pelo DM 21.07.2010 G.U. 181 - 05.08.2010 e modificado pelos DM 07.02.2011 G.U. 47 - 26.02.2011 e DM 30.11.2011.
A denominação de origem controlada Gutturnio abrange os seguintes vinhos Gutturnio: frizzante, Superiore, Classico Superiore, e Riserva.
Para os vinhos abrangidos na denominação de origem controlada Gutturnio as uvas devem ser produzida totalmente na área administrativa do município de Ziano Piacentino e em área parcial dos municípios de Pianello Val Tidone, Borgonovo Val Tidone, Castel San Giovanni, Nibbiano, Agazzano, Piozzano, Gazzola, Vigolzone, Rivergaro, Ponte dell’Olio, Castell’Arquato, Carpaneto Piacentino, S.Giorgio Piacentino, Gropparello, Alseno, Lugagnano Val d’Arda e Vernasca.
A zona de produção das uvas que podem ser destinada a produção dos vinhos “Gutturnio Classico” Superiore e “Gutturnio Classico” riserva compreende totalmente o território do município de Ziano Piacentino e em parte do território dos municípios de Borgonovo Val Tidone, Castel San Giovanni, Nibbiano, Vigolzone, Castell’Arquato, Carpaneto Piacentino, Lugagnano Val d’Arda e Gropparello.
O Gutturnio é um vinho tradicionalmente frisante e para beber jovem. Características principais de cada tipologia do DOC Pasta: Colli di Parma.
Sumário de terminologias
GAM = Graduação Alcoólica Mínima
T.I.C = Temperatura ideal para o consumo
1- Um quintale (q.l ) quintal é uma unidade de medida de massa equivalente a 100 kg. Não é utilizada pelo sistema Internacional de Medidas, mas muito difusa na Itália e Europa, e ainda de uso comum, sobretudo como medida dos produtos agrículas.
2 - Vinoso - Cheiro do local de preparação do vinho
3 - Grená - Cor próxima ao bordô
4 - Maceração carbônica é a transformação do açúcar contido nas uvas inteiras – ou seja, não esmagadas – em álcool sem a ação de leveduras. Cachos inteiros de uvas são dispostos no tanque de fermentação, tomando-se o cuidado para que as frutas não estejam partidas, não estejam com sua pele rompida.