Visit our FacebookVisit our InstagramVisit our YouTube channel
fale @ emiliaromagnabrasil.com.br
  • Artesanato da Emilia-Romagna - O Mosaico e a Pedra

    Muitos pequenos azulejos em pedra e vidro fazem a história desta arte milenar que chegou à Itália através do contato com o Oriente. Os gregos, os romanos, mas sobretudo os bizantinos souberam explorar plenamente esta técnica e a sua linguagem para transmitir imagens, pensamentos e emoções.
    Na Emilia Romagna, sua pátria é inquestionavelmente Ravenna, tendo sido a última capital do Império Romano do Ocidente e, após o período  de Teodorico, o centro de poder do domínio bizantino na Itália.
    Um legado que é transmitido de geração em geração graças às mais famosas e qualificadas escolas dedicadas ao mosaico do mundo (como a Escola de Arte "Nervi Severini", a Academia de Belas Artes e a Escola de Restauração de Mosaico), frequentada por estudantes e artistas de todas as nacionalidades.

    Ravenna e os Mosaicos Bizantinos

    Visitando Ravenna tem-se a oportunidade de admirar em sete de seus oito monumentos da Unesco o mais rico patrimônio mundial de antigos mosaicos dos séculos V e VI, e ao mesmo tempo entrar em uma das muitas oficinas de artesãos-artistas, abundantes no centro histórico. Nestes locais pode-se ver este processo com os próprios olhos, e porque não, até tentar criar um trabalho graças aos muitos cursos programados.
    Em Ravenna o mosaico está por toda parte: nos museus, nas placas de rua, nos parques, nas floreiras e nas vitrines dos centros históricos, até nas paredes graças às invasões que o famoso artista internacional de street art Invader fez na cidade.

    Itinerário dos Mosaicos  

    O ponto de partida de cada itinerário é sempre o Museu MAR. Instalado no complexo monumental da Loggetta Lombardesca, este espaço reúne uma vasta coleção contínua de obras contemporâneas e também abriga o CIDM, o centro internacional de estudos de mosaicos.
    Absolutamente imperdível é RavennaMosaico, o festival internacional que a cada dois anos reúne artistas e escolas de mosaico de todo o mundo.

    Mosaici a due passi dal Centro Storico 

    Bem perto do centro histórico estão 5 patrimónios da UNESCO de rara beleza e profunda espiritualidade.
    Justiniano e Teodora lhe dão as boas-vindas no majestoso ouro da Basílica de San Vitale; sinta uma forte emoção ao entrar no pequeno Mausoléu de Galla Placidia onde os azulejos azul-cobalto abraçam uma cúpula de estrelas douradas. Acompanhe as Virgens e Mártires de Sant'Apollinare Nuovo em sua jornada e maravilhe-se com o movimento elegante dos Apóstolos no Batistério Neoniano, quase uma dança alegre em torno de Jesus batizado no Jordão. Descubra os detalhes refinados esculpidos no marfim da Cátedra de Maximiano e admire a luz refletida no ouro e irradiada na Capela de Sant'Andrea, pedras preciosas guardadas no Museu do Arcebispo.

    La Pietra - A Pedra 

    Embora agora um nicho,o trabalho na na Emilia Romagna encontra ainda alguns destaques nas áreas entre as províncias de Modena, Reggio Emilia e Parma.
    Em Carpi, por exemplo, entre os séculos XVIII e XIX, foram produzidos peças artísticas em escagliola que tornou esta cidade a partir do inventor Guido Fassi famosa em todo o mundo.
    Ainda existem vários artesãos deste ofício que fazem mesas, painéis, quadros, acessórios de decoração únicos, em tudo semelhantes a mármores reais esculpidos.
    Na província de Reggio Emilia, a atividade extrativa e o trabalho na pedra floresceu desde o final do século XIX. Em  Canossa a Escola de Escultura em Pedra é responsável por recuperar esse antigo conhecimento e transmitir às novas gerações de artesãos e artistas.
    Em Ramiseto, Busana, Collagna e Castelnovo ne 'Monti, onde outrora foi difundido o trabalho de quebra de pedra, hoje seguindi a tradição, são realizados na construção civil arcos, portais, janelas, escadas, lareiras, obras de restauração, mas também esculturas e baixos-relevos sagrados.

    Na área de Parma, no Vale do Alto Taro, destaca-se a extração e processamento da pedra Carniglia, um distrito do pequeno vilarejo de Bedonia, situada no sopé do Monte Pelpi. Deixando de lado a produção industrial de hoje, ainda estão ativos na cidade os quebradores de pedras que conhecem cada detalhe dessa matéria-prima e sabem tratá-la como verdadeiros artistas.

    Conheça mais sobre os Mosaicos e Pedras  

    Vai ao site da Região da Emili-Romagna (emiliaromagnaturismo)  clicando ao lado para informações completas sobre o Mosaico e as Pedras na Emilia-Romagna: Das oficinas de mosaicos ao trabalho na pedra (site em italiano e inglês).

    Assista alguns videos sobre os Mosaicos de Ravenna

    História dos Mosaicos de Ravenna
    Ravenna e seus mosaicos 
    Os Mosaicos da Cidade da Arte
    Sant'Apollinare in Classe - Mosaicos
    Monumentos Unesco de Ravenna
    Mosaicos de Ravenna

    Algumas imagens o artesanato dos Mosaicos e do trabalho em pedra na Emilia-Romagna 

    Conheça o Artesanato da Emilia-Romagna 

    Arte da Cerâmica
    Mosaico e Pedra
    Estamparias Romagnolas
    Trabalho na madeira
    Artesanato Musical 
    Metais 
    Vime - Junco: As fibras naturais
    La Caveja - Folclore Romagnolo
    Enogastronomia

    Descubra este tesouro: o Patrimônio Cultural da Emilia-Romagna

    Artesanato

    SAIBA MAIS

    Enogastronomia

    SAIBA MAIS

    Turismo

    SAIBA MAIS
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram