A Emilia-Romagna goza de uma riquíssima tradição cinematrográfica, seja por ter sido lugar de nascimento de famosos diretores mundiais como: Antonioni, Fellini, Bertolucci, Zurlini, Avati; seja pela produção de tantos filmes famosos que reproduziram o seu território.
O rico patrimônio cinematográfico, que distingue a região, permite desenhar uma série de itinerários turísticos que conjugam o imaginário cinematográfico dos lugares com a descoberta das múltiplas possibilidades oferecidas por eles mesmos.
Na região podem ser visitados lugares imortalizados pelos diretores nos filmes que fizeram a história do cinema italiano.
Podem ser revividos momentos e sensações já passadas nos cinemas ou em casa. Poucos outros meios como o cinema demonstram-se capazes de despertar o interesse, de avivar a memória, aproveitando as sugestões, tomadas e destaques que tantos diretores fizeram na região.
A história da Itália no século passado é marcada por vidas, tensões, sacrifícios. Narrada por simples histórias, episódios de crônicas que nos ajudam a ligá-la ao presente.
O ano de 1968 foi para a Itália um momento de grandes mudanças: o cinema também iniciou a experimentar novas linguagens, tornando forte instrumento de denúncia social.
Só para conferir verifiquem os seguintes lugares e relação com filmes ambientados na Emilia-Romagna, geralmente dirigidos por emiliano-romagnoli:
Don Camilo e Peppone - Uma faixa entre o Rio Pó e os Apeninos, representada pelo pequeno centro de Brescello poucos quilômetros de Guastalla, não longe da divisa com a província de Mantova é o cenário para Don Camilo e Peppone de Julien Duvivier, da série de contos do livro Mondo piccolo Don Camillo (1948).
Festa di Láurea - Festa de Formatura - 1985 de Pupi Avati é ambientado na Riviera Romagnola de 1950 (filmado no território de Ferrara e Ravenna).
Il Mulino Del Pó (1948) - este clássico foi transposto para as telas pelo diretor Alberto Lattuada (com a ajuda do autor do livro Riccardo Bacchelli), com destaque para as paisagens do Rio Pó, território de Ferrara e parte nos campos de Mantova.
La Califfa (1970) - Escritor e diretor Alberto Bevilacqua trouxe as telas seu livro La Califfa (1970) reportando a cidade de Parma (como a Piazzale della Pace com il Monumento al Partigiano), levando também o público aos campos vizinhos do rio Pó na divisa com a Lombardia.
Otto e Mezzo - Oito e Meio (1963) - neste filme Fellini, não distanciando das visões da infânci,a nos leva a Gambettola entre Cesena e Savignano sul Rubicone, e ao litoral de Rimini.
Una gita scolastica (Um passeio escolar) – 1983 – de Pupi Avati, ambientado no centro histórico de Bologna passando também pelos apeninos bolonheses (Vergato – Riola – Porretta Terme – Castel di Casio).
Corbari – 1970 de Valentino Orsini nos leva seja a Piazza Saffi em Forlì, quanto a Piazza del popolo em Cesena. Nos conduz ainda a Castrocaro Terme quase na divisa com a Toscana, e a Tredozio, passando também pelas província de Ravenna e Faenza.
Caccia Tragica – Caça trágica – 1946 – de Giuseppe de Santis, filmado logo após a guerra, nos leva a província de Ravenna (de Casal Borsetti a Marina de Ravenna) prossegue através o interior dos campos de Mandriole, perto do obelisco instalado no local da morte de Anita Garibaldi, de San Alberto, Mezzano, Valle degli Spinaroli.
Gli ultimi tre giorni – Os últimos três dias – 1978 de Gianfranco Mingozzi é ambientado no centro histórico de Bologna ao longo do percurso que vai do Archiginnasio a Estação Ferroviária.
La Banda Casaroli – O bando Casaroli – 1962, de Florestano Vancini traz às telas as vias históricas de Bologna onde os integrantes do bando viviam.
La donna Del fiume – A mulher do rio – 1954 – de Mario Soldati. Retrata as paisagens da foz do Reno ao Delta do rio Pó, entre San Alberto e Lagosanto.
La strategia del ragno – A teia da aranha – 1972 de Bernardo Bertolucci é ambientado em Tara, lugarejo da Bassa Padana, passando ainda pelos campos de Parma, sobretudo na Sacca di Colorno, divisa com a Lombardia.
La vella incantata - A vela encantada – 1982 – de Gianfranco Mingozi, nos leva a zona de Ferrara do Delta do rio Pó, entre Codigoro e Comacchio.
L´Agnese va a morire – 1976 – de Giuliano Montaldo – desenvolve-se entre as Províncias de Ferrara e Ravenna, começando por Argenta (ao sudeste de Ferrara).
Le lunghe ombre - As longa sombras – 1987 – de Gianfranco Mingozzi, nos conduz a esplêndidas localidades do apenino modenese (de Modena), de Montefiorino a Pievepelago, chegando a Riolunato e o lago de mesmo nome.
Novecento (1900) – 1976, com Robert de Niro e Gerard Depardieu – No filme Bernardo Bertolucci deixa refletir sua influência emiliana (nasce em Parma) escolhe Busseto (cidade natal de Giuseppe Verdi) como cenário principal, explorando ainda os campos de Luzzara e Suzzara.
Il vitelloni – Os boas vidas – 1953 - Novamente Fellini neste filme retorna a sua Rimini, a sua Romagna em recordação, porém escolhe o litoral tirrênico do Lazio para as filmagens.
Deserto Rosso – Deserto Vermelho – 1964 – de Michelangelo Antonioni a cidade de Ravenna torna-se o fundo de incessante transformação cromáticas.
Pugni in tasca – Punhos no bolso- 1965 do piacentino Marco Bellochio foi filmado na província de Piacenza entre paisagens nebulosas e casas do campo.
La cina é vicina – A China está perto – 1967 – de Marco Bellochio nos traz a Piazza Matteoti em Imola e às contíguas praças Liberdade e do Povo em Faenza.
Radiofreccia – 1998 – de Luciano Ligabue nos conta os anos setenta a seu modo, segundo paisagens e passagens do lugarejo onde nasceu, Corregio na província de Reggio Emilia.