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  • Patrimônio Cultural :: Cinema - Deserto Rosso

    DESERTO ROSSO - DESERTO VERMELHO (1964) 
    Direção -  Michelangelo Antonioni / Com Monica Vitti e  Richard Harris

    Reflexão pessimista sobre a dificuldade e sobre a incapacidade da burguesia de sair da sua própria gaiola existencial. O primeiro filme em cores – com a extraordinária fotografia de Carlo Di Palma – do ferrarese Antonioni, Leão de Ouro na mostra de Veneza de 1964, segue as profundas insatisfações de Giuliana (Monica Vitti) que não consegue sair da própria crise existencial. Nem mesmo o refugiar-se em uma aventura extra-conjugal conseguirá tirá-la da sua depressão, confortada apenas pelo sonho de fugir para uma praia deserta.  A ideia para a base do filme era aquela de explorar o relacionamento entre ambiente e o assentamento humano em uma área altamente industrializada através dos olhos de uma mulher, que sofre de uma neurose profunda e indescritível.
    Cada nuance cromática torna-se um sinal emotivo, cada cenografia na tela desenha um sentimento de angústia e renúncia que as palavras não conseguem capturar e exprimir.

    AMBIENTAÇÃO DO FILME DESERTO ROSSO

    No filme de Antonioni a cidade de Ravenna tornou-se o pano de fundo de uma incessante transformação cromática obtida seja através da adoção de técnicas de vanguarda, seja de verdadeiras e próprias colaborações da paisagem, com estradas e bosques que foram pintadas com cores originais, dos tons cinza lívido capaz de bem representar a insensibilidade quase mineral do mundo vista com os olhos da protagonista.
    Embora sendo ambientado na Ravenna bizantina, Deserto Vermelho escolhe nos conduzir pelo matagal da antiquíssima floresta de pinheiros, que no passado cobria todo o litoral e que ainda hoje, densa e pitoresca serpenteia em direção a Cervia entre a Basílica de S. Apolinário em Classe e a área arqueológica de Classe.
    Movendo-se para o norte, mas sempre no litoral adriático, o filme segue o percurso que de Ravenna toma a Estadual 67 Tosco-Romagnola e, ao longo do Canal Candiano ou Corsini, leva na ampla zona industrial, para a ilhota de aço “Sarom”, em Marina de Ravenna, com a sua bela praia perto da Pineta S. VItale e suas cabanas nas margens do porto do canal, denominado Porto Corsini (aberto em 1736 por ordem do papa Clemente XII Corsini). 
    Antonioni escolheu representar um espaço que fosse pontuado por cordas, correntes, amarras, grades, portões e postes que poderiam separar quanto mais possível os personagens dos expectadores: as fábricas da paisagem industrial de Ravenna que tivessem estruturas metálicas tubulares.

    Fotos do Diretor e dos locais de ambientação do filme 

    Cenas do Filme DESERTO ROSSO - 1964

    Vídeos (Cenas) do filme DON CAMILO E PEPPONE 

    Cenas do filme: Deserto Rosso (1964)  Michelangelo Antonioni
    Trailer do filme - 1964 
    Cenas do filme: Deserto Rosso (1964) Michelangelo Antonioni
    Cenas do filme: Deserto Rosso (1964) Michelangelo Antonioni
    Deserto Rosso (1964) - Michelangelo Antonioni  - Filme completo
    Cenas do filme: Deserto Rosso (1964) Michelangelo Antonioni

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