Visit our FacebookVisit our InstagramVisit our YouTube channel
fale @ emiliaromagnabrasil.com.br
  • Patrimônio Cultural :: Cinema - Don Camilo e Peppone

    DON CAMILLO E PEPPONE (1952) -  de Julien Duvivier - Com Gino Cervi, Fernandel

    Os dois célebres personagens criados por Guareschi para uma série de contos em seguida reunidos no livro Mondo piccolo Don Camilo (1948), Mundo pequeno Dom Camillo, foram protagonistas de 7 populares filmes de 1952 a 1983, o primeiro dos quais foi dirigido pelo francês Duvivier. Dom Camillo (interpretado pelo francês Fernandel) é o impulsivo e colérico pároco do interior de Brescello, pequena cidade agrícola na margem direita do Pó, enquanto Peppone, o bolonhês Gino Cervi, é o prefeito comunista fervoroso e inimigo da Igreja. A convivência entre eles, polêmica e passional, movimenta-se entre grandes confrontos e episódios de solidariedade recíproca nunca confessada.

    AMBIENTAÇÃO DO FILME DON CAMILLO E PEPPONE

    As aventuras de Dom Camillo e Peppone encontram o cenário ideal naquela “fatia de terra que fica entre o Rio Pó e os Apenninos”, para dizer ao estilo de Guareschi, representada pelo pequeno centro de Brescello, na zona de Reggio Emilia a poucos quilômetros de Guastalla, não distante da fronteira com a província de Mantova. 
    Na cidadezinha a pouca distância da Praça Maior, junto a um ex convento beneditino, de 1989 é possível visitar o museu dedicado aos dois protagonistas do filme que coleciona trajes, cartazes originais, foto das cenas e curiosidades dedicadas a famosa saga com um gigantesco tanque colocado no pátio em frente da praça, que apareceu nos filmes. 
    Na praça central destacam-se as estátuas em bronze dos dois personagens. Não se deve perder absolutamente a Igreja de S. Maria Maggiore que contém o famoso crucifixo, do altar maior, pródigo de sábios conselhos ao impulsivo pároco usado nos ciclos dos filmes. O crucifixo, construído de propósito para o primeiro filme pelo artista Bruno Avesani, está hoje conservado em uma capela lateral da Igreja. 
    O Cristo foi feito com várias expressões no rosto que foram usadas somente no primeiro filme, enquanto nos seguintes foi utilizado somente o crucifixo com a face abaixada. Provavelmente o Cristo tinha cinco cabeças intercambiáveis, das quais uma é ainda conservada na inteira figura, enquanto as outras quatro foram perdidas.

    Fotos do Diretor e dos locais de ambientação do filme DON CAMILLO E PEPPONE

    Cenas do Filme Don Camillo e Peppone - 1952

    Vídeos (Cenas) do filme DON CAMILO E PEPPONE 

    Cenas do filme: Discorso alla Nazione Italia
    Trailer do filme - 1952 
    Cenas do filme: Il funerale della Signora Cristina
    O Pequeno Mundo de Don Camilo (1952) - Filme Completo
    Don Camilo Monsenhor (1961) - Filme completo
    O camarada Don Camilo (1965) - Filme completo

    Filmes de Diretores  e/ou ambientados na Emilia-Romagna

    Conheça o patrimônio cultural da Emilia-Romagna 

    Artesanato

    SAIBA MAIS

    Enogastronomia

    SAIBA MAIS

    Turismo

    SAIBA MAIS
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram