As aventuras de Dom Camillo e Peppone encontram o cenário ideal naquela “fatia de terra que fica entre o Rio Pó e os Apenninos”, para dizer ao estilo de Guareschi, representada pelo pequeno centro de Brescello, na zona de Reggio Emilia a poucos quilômetros de Guastalla, não distante da fronteira com a província de Mantova.
Na cidadezinha a pouca distância da
Praça Maior, junto a um ex convento beneditino, de 1989 é possível visitar o museu dedicado aos dois protagonistas do filme que coleciona trajes, cartazes originais, foto das cenas e curiosidades dedicadas a famosa saga com um gigantesco tanque colocado no pátio em frente da praça, que apareceu nos filmes.
Na praça central destacam-se as estátuas em bronze dos dois personagens. Não se deve perder absolutamente a
Igreja de S. Maria Maggiore que contém o famoso crucifixo, do altar maior, pródigo de sábios conselhos ao impulsivo pároco usado nos ciclos dos filmes. O crucifixo, construído de propósito para o primeiro filme pelo artista Bruno Avesani, está hoje conservado em uma capela lateral da Igreja.
O Cristo foi feito com várias expressões no rosto que foram usadas somente no primeiro filme, enquanto nos seguintes foi utilizado somente o crucifixo com a face abaixada. Provavelmente o Cristo tinha cinco cabeças intercambiáveis, das quais uma é ainda conservada na inteira figura, enquanto as outras quatro foram perdidas.