Visit our FacebookVisit our InstagramVisit our YouTube channel
fale @ emiliaromagnabrasil.com.br
  • Turismo: Comune di Reggio Emilia

    Localizada no norte da Itália, no Vale do Pó, a cerca de 50 km de Bolonha, na Via Emilia, Reggio Emilia faz fronteira a oeste com Parma e a leste com Modena. Ao norte, o rio Pó o separa da província de Mântua, enquanto ao sul os Apeninos marcam a fronteira com a Ligúria e a Toscana. Reggio Emilia é a capital da província, com 168.874 habitantes em 2022 (ISTAT).
    A coisa que impressiona e motiva em Reggio Emilia é a atmosfera: Cordial e Dinâmica. Sempre nos primeiros lugares entre as cidades de melhor qualidade de vida, que se percebe pelo alto nível dos serviços públicos e pela laboriosidade de seus habitantes.
    Cidade padana por excelência, cidade dos pórticos, das bicicletas, de intensos contatos humanos, que Guido Piovene definia laboriosa, mas com uma certa lentidão, moderna e produtiva, mas com uma plasticidade sensual, hedonista e paesana (camponesa), com alto índice de qualidade de vida e marcas deixadas pela história na arte, na arquitetura e na cultura.
    Algumas jóias da arquitetura sacra desenham um sugestivo percurso espiritual entre as muralhas da cidade, a sombra fresca do abrigo das igrejas de Reggio.
    Os jardins públicos de Reggio criaram lentamente nos seus 150 anos de vida, uma espécie de oásis no interior da cidade, uma pequena floresta onde a vida passa mais lenta e onde o verde intenso das árvores majestosas e raras, algumas de notável dimensão, permite recuperar o tempo, uma agradável fuga do ritmo cotidiano e uma benéfica imersão na natureza.


    PORQUE VISITAR REGGIO EMILIA: Importância histórica e cultural
    Reggio Emilia é conhecida como a Cidade do Tricolor porque aqui, em 1797, foi adotada a bandeira que mais tarde se tornou a bandeira nacional. No século XI, o coração do Condado de Matilde estava na área de Reggio; figuras posteriores importantes marcam o Renascimento, de Boiardo a Ariosto, o grande poeta de Orlando Furioso.
    Conhecida hoje pela sua gastronomia, qualidade de vida e, internacionalmente, pelos “mais belas escolas infantis do mundo”, Reggio Emilia é também uma cidade de arte. Símbolos disso são a Basílica della Ghiara, do século XVII, e o famoso Teatro Municipal Valli. A contemporaneidade é visível, para quem circula pela autoestrada A1, nas pontes construídas pelo arquiteto Santiago Calatrava, que acompanham a Estação de Alta Velocidade Mediopadana.
    ATRAÇÕES TURÍSTICAS 
    As melhores épocas para uma visita são a primavera e o outono, tanto pelo clima quanto pelos muitos eventos que acontecem na cidade.
    No centro destaca-se as seguintes atrações:
    a Sala del Tricolore e seu Museu, que traça os fatos históricos com relíquias napoleônicas e do Risorgimento,
     na Piazza Prampolini, mais conhecida como Piazza Grande, com a estátua do riacho Crostolo
     Na Piazza Grande estão a Catedral, o Batistério e o Palácio Municipal.
     Atravessando o Portici del Broletto, chega-se à pequena Piazza San Prospero, sede do mercado tradicional, onde se encontra a Basílica dedicada ao santo padroeiro San Prospero.

      Piazza Fontanesi um verdadeiro salão ao ar livre cercado por árvores.
    Basílica da Madonna della Ghiara testemunho do barroco emiliano, que abriga preciosas obras de arte, como a Crucificação de Guercino, além de um ciclo de afrescos sobre as figuras femininas do Antigo Testamento;
    Palazzo dei Musei que se destaca por suas coleções naturalistas, artísticas e arqueológicas;
     Galleria Parmeggiani em particular pelas coleções de colecionismo oitocentista;
      Sinagoga

     o neoclássico e majestoso Teatro Municipal Valli e a Piazza Martiri em 7 de julho, com a nova fonte.
    Spazio Gerra - instalações de arte contemporânea que caracterizam os últimos anos: de Fabro a Morris, de Sol Lewitt a Mattiacci, até a incrível coleção particular permanente Maramotti, que exibe obras de valor inestimável.
    Palazzo Magnani - o principal local de exposições da cidade, recebe exposições ao longo do ano com particular predileção pela fotografia e arte moderna.
    HOSPEDAGEM COM ESTILO
    Além dos excelentes hotéis da cidade, incluindo uma residência histórica, e do belo albergue instalado no mesmo edifício do século XVII onde está localizada a Basílica della Ghiara, os castelos de Sarzano e Rossena também oferecem hospedagem nos arredores.
    IMPERDÍVEIS 
    Para apreciar a experiência educacional de Reggio, o Centro Internacional da cultura e criatividade de meninos e meninas "Loris Malaguzzi" é um ponto internacional de encontro de pesquisadores e professores, mas também para crianças e famílias. Em meados de maio, contos de fadas e histórias animadas transformam a cidade: é ReggioNarra, um evento inteiramente dedicado às crianças.
    GASTRONOMIA - Na mesa 
    Não se deve ir embora de Reggio Emilia em provar as excelentes iguarias da mesa reggiana, que também podem ser presenteada aos amigos: Cappelletti Reggiani ou caplètt, Parmigiano Reggiano e Vinagre Balsâmico Tradicional. Nos fornos, erbazzone e chizze; na Pasticceria, spongata, bolo de arroz e biscione. Para um itinerário espumante como o vinho Lambrusco, siga a "Estrada dos Vinhos e Sabores das Colinas de Scandiano e Canossa" e a "Estrada dos Vinhos e Sabores das Cortes Reggianas".
    PARA MANTER A FORMA
     Os sete quilômetros da Pista del Crostolo oferecem um caminho verde às portas da cidade, para caminhar, correr ou andar de bicicleta;
     o Parque Aquático faz as delícias de miúdos e graúdos na época balnear.
     Os golfistas, por outro lado, podem recorrer ao Fattoria del Golf ou ao Matilde di Canossa Golf Club.
    EVENTOS IMPORTANTES
    ATRAÇÕES TURÍSTICAS NOS ARREDORES
    A apenas 20 km, nas primeiras colinas de Reggio, não deixe de visitar os castelos Matildicos de Canossa, Rossena e Bianello (nos Apeninos o castelo de Carpineti, 44 km). Em Gattatico (25 Km), o Museu Cervi oferece um olhar sobre a história recente.
    Na área do rio Pó (cerca de 30 km), Boretto, Guastalla e Brescello são lugares particulares para ambientes e sugestões, aqui você pode embarcar em uma viagem no rio ou visitar o Museu de Don Camillo e Peppone. Ao norte da cidade está Correggio (18 Km), uma prestigiosa pequena corte renascentista; ao sul em vez de Scandiano (15 km) com a sugestiva Rocca dei Boiardo.
    Ao norte, chega-se à extraordinária vila de Comacchio, não antes de ter atravessado algumas das mais belas zonas úmidas do Parque Po Delta.
    Ao sul, no entanto, a atenção vai para Cervia, famosa pela sua hospitalidade e pelas suas salinas. Mas uma parada obrigatória é o Mirabilandia, um dos maiores parques de diversões da Itália, ponto de encontro de famílias e jovens, ao lado do qual também está o Ravenna Safari Park, uma área natural com impacto zero para observar e estudar os animais de perto.

    Videos sobre REGGIO EMILIA

    Reggio Emilia si presenta
    RAVENNA - História, arte e lazer (por)
    𝗗𝗔𝗡𝗧𝗘 𝗔𝗟𝗜𝗚𝗛𝗜𝗘𝗥𝗜 𝗔 𝗥𝗔𝗩𝗘𝗡𝗡𝗔
    Ravenna: un viaggio nella grande bellezza
    Reggio Emilia | Andiamo (POR)
    Magnificent Ravenna

    Imagens de Reggio Emilia

    Aqui serão retratadas algumas imagens selecionadas de fotos tiradas por emiliano-romagnoli e sócios das Associações Brasileiras por ocasião de viagem pela Emilia-Romagna a turismo ou para partcipação a projetos e iniciativa da Consulta degli Emiliano Romagnoli nel Mondo. Um retrato parcial das belezas de Reggio Emilia.

    Reggio Emilia -  suas belezas e atrações 

    Conheça outras localidades turísticas da Emilia-Romagna

    Ravenna

    SAIBA MAIS

    Ferrara

    SAIBA MAIS

    Reggio Emilia

    SAIBA MAIS
    starstar-emptychevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram