Visit our FacebookVisit our InstagramVisit our YouTube channel
fale @ emiliaromagnabrasil.com.br
  • Turismo: Comune di Ferrara

    Localizada na planície emiliana, Ferrara, capital da província, com 130.833 habitantes em 2022 (ISTAT), ergue-se a poucos quilômetros ao sul do rio Pó, a cerca de 50 km do mar, Protegida pelas muralhas com nove quilômetros de tijolos vermelhos, tão perfeita e harmoniosa que a Unesco declarou-a patrimônio da humanidade junto ao seu Delta do Pó.
    É uma das maiores cidades fortificadas da região. O Castelo Estense que começou a ser construído em 1385, ainda hoje parece vigiar a cidade com suas torres fosso e ameias.

    PORQUE VISITAR FERRARA : Importância histórica e cultural
    Ferrara é uma esplêndida cidade de arte para ser desfrutada passeando por suas ruas, descobrindo seu caráter de magnífica capital renascentista em cada esquina e captando as razões de seu presente desse passado glorioso.
    A família Este governou-a durante três séculos e deu-lhe a aparência que ainda hoje mantém: um planeamento urbano único que combina harmoniosamente a Idade Média e o Renascimento e a torna a primeira cidade moderna da Europa. Justamente por essa característica, foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade.
    A dinastia D’Este, que durante seu apogeu medieval, comandou uma das mais importantes cortes da Europa, deixou uma marca permanente em Ferrara, atraiu escritores como Petrarca, Tasso e Ariosto e pintores como Mantegna, Ticiano e Bellini. A família dominou a cidade sob Nicoló II no fim do século 13 e manteve o poder até 1598, quando foi forçada pelo Papado a mudar-se para Modena.
    É uma cidade silenciosa, à escala humana, para ser explorada a pé ou de bicicleta, revivendo a cada passo a atmosfera mágica do passado.
    ATRAÇÕES TURÍSTICAS 
    As melhores épocas para visitar a cidade de Este são a primavera e o outono. Maio, em particular, é um mês de festas, ligado ao famoso Palio di San Giorgio; em todos os meses do ano exposições de prestígio atraem numerosos visitantes ao Palazzo Diamanti, uma joia do Renascimento de Ferrara; enquanto na última semana de agosto músicos de rua de todo o mundo se reúnem no Ferrara Buskers Festival, enchendo as noites de final de verão com notas.
    Não perder a os inúmeros museus que, longe de serem meros contentores de obras de arte, se caracterizam por ricas referências à realidade que os rodeia, seja herança do passado ou testemunho do presente. Achados da fabulosa cidade de Spina, testemunhos do mundo grego e etrusco, são mantidos nos salões do Palazzo Costabili; a grande pintura dos séculos XV e XVI na Pinacoteca Nacional no Palazzo dei Diamanti e depois novamente a arte de Boldini, de Pisis e as obras de contemporâneos no Palazzo Massari.
    Para admirar:
     o Palazzo Schifanoia, que volta a ser utilizável como Museu após a necessária restauração arquitetônica, oferecendo uma experiência de visita imersiva e emocional, em uma pluralidade de diálogos entre personagens, objetos de arte e técnicas, particularmente sugestivos no Salone dei Mesi del século XV;
    Castelo de Estense, antiga residência dos Duques de Este, com salas medievais, cozinhas, prisões e salas com frescos do século XVI, e que acolhe importantes exposições de arte;

     A harmoniosa Catedral românico e o seu Museu com obras de grande valor, incluindo as portas do órgão representando a Anunciação e São Jorge matando o dragão, de Cosmè Tura (1469), professor da Escola de Ferrara.
     No lado esquerdo da catedral, com vista para a praça, está a Loggia dei Merciai, ocupada por lojas e bares desde a Idade Média.
     Entrando na área medieval, descobre-se jóias da arte religiosa, como o Mosteiro de Sant'Antonio in Polesine com seus afrescos da escola de Giotto, ou a Igreja de Santa Maria in Vado, um destino de peregrinação após o milagre eucarístico ocorrido aqui, no século XII.
    Na cidade é possível seguir um sugestivo roteiro judaico que, entre as etapas mais densas da história, inclui o novíssimo Meis, Museu Nacional do Judaísmo Italiano e a Shoah. O tema de sua narrativa são 2.200 anos de presença vital e ininterrupta de judeus na Itália.
    ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS
    GASTRONOMIA - Na mesa 
    A famosa é la coppia “casal”, o saboroso pão Ferrara de formato elaborado, premiado com a marca IGP; muito populares são os “cappellacci”, tortelli recheados com abóbora e parmesão e a “pasticcio di maccheroni” uma verdadeira síntese das tradições da corte; uma mistura inusitada de carne de porco, é o "salama da sugo". Por fim, o “pampepato”, um pão de especiarias coberto com uma crosta de chocolate derretido.
    PARA SE DIVERTIR
    Ao entardecer, as ruas medievais à volta da Catedral ganham vida para o habitual aperitivo: numa destas ruelas encontra-se também a taberna mais antiga do mundo, recordada por Ludovico Ariosto e incluída no Guinness Book of Records.
    PARA MANTER A FORMA
    As muralhas da cidade são o "parque" preferido de Ferrara para fazer jogging: nove quilOmetros quase ininterruptos a percorrer no talude, entre o verde das tílias e plátanos e o vermelho dos tijolos da cortina.
    Para quem prefere andar de bicicleta, o ideal é o circuito na base das muralhas, que pode ser estendido até a ciclovia "Destra Po" com um caminho pelo parque urbano ao norte da cidade.

    EVENTOS IMPORTANTES
    Palio di San Giorgio, o mais antigo do mundo, no último domingo de maio: mais de mil participantes em desfile de fantasias renascentistas para chegar à Piazza Ariostea, onde são realizadas competições entre os oito distritos
    Ferrara Buskers Festival na última semana de agosto, um festival de artistas de rua que enchem as ruas de música e cores;
     Fevereiro revive o Carnevale degli Este - com espetáculos, iniciativas lúdicas e gastronómicas, encenações, brincadeiras para encontrar cortesãos, damas, príncipes e contadores de histórias nas ruas e praças do centro, nos palácios renascentistas e dentro das muralhas do Castelo de Estense.

     Durante as festividades natalínas, Ferrara ilumina-se com cascatas de luzes, a bela árvore de Natal, concertos, eventos e espetáculos que culminam com a festa de réveillon na praça: muita música e animação à espera do espetáculo de fogos de artifício sobre as torres do o Castello Estense, o famoso "Incêndio do Castelo" que desde 2000 encanta e emociona com um turbilhão de faíscas, música, efeitos de luz e cascatas de fogo, envolvendo o monumento numa atmosfera mágica.
    ATRAÇÕES TURÍSTICAS NOS ARREDORES
    Definitivamente vale a pena visitar o circuito das Delizie Estensi - Delícias Este, as residências de lazer dos Duques de Ferrara espalhadas por todo o território.
    Para os amantes do mar, o Lidi di Comacchio, sete localizdades balneárias com amplas praias e oferta de entretenimento.
    Paraíso para naturalistas, biólogos, cientistas e observadores de aves, é o Po Delta Park, uma das zonas húmidas mais importantes da Europa, uma vasta área verde emoldurada por bosques seculares, pinhais e oásis que se alternam com testemunhos arquitetônicos, um legado de Dourado Senhorio Este.

    Videos sobre FERRARA

    Ferrara Delizia
    Ferrara, una bellezza che colpisce e che va immortalata
    Diamanti nascosti e unicorni a FERRARA
    Ferrara | Diálogo no castelo
    Ferrara - Andiamo (POR)
    Ferrara

    Imagens de Ferrara

    Aqui serão retratadas algumas imagens selecionadas de fotos tiradas por emiliano-romagnoli e sócios das Associações Brasileiras por ocasião de viagem pela Emilia-Romagna a turismo ou para partcipação a projetos e iniciativa da Consulta degli Emiliano Romagnoli nel Mondo. Um retrato parcial das belezas de Ferrara.

    Ferrara suas belezas e atrações 

    Conheça outras localidades turísticas da Emilia-Romagna

    Ravenna

    SAIBA MAIS

    Ferrara

    SAIBA MAIS

    Reggio Emilia

    SAIBA MAIS
    starstar-emptychevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram