A cidade metropolitana de Bologna é ente público territorial de extensa área que reúne 1.016.390 habitantes. Nascida em 1 de janeiro de 2015, o seu território corresponde ao da anterior província de Bologna. Faz fronteira a nordeste com a província de Ferrara, a leste com a província de Ravenna, a sul com a Toscana (cidade metropolitana de Florença, províncias de Prato e Pistoia) e a oeste com a província de Modena.
O território estende-se por 3.702 Km2 dos apeninos tosco-emiliano à planície Padana. Compreende 55 comunas (cidades). Ao contrário de todas as outras 13 cidades metropolitanas da Itália, o estatuto da Cidade Metropolitana de Bologna não identifica expressamente sua capital. No entanto, está estabelecido por lei que a Capital é Bologna e não teria o estatuto do ente poder de dispor de forma diferente.
A cidade metropolitana de Bologna inclui o sudeste da Emília e sete municípios cujo território está inteiramente incluído na região histórico-geográfica da Romagna:
Borgo Tossignano, Casalfiumanese, Castel del Rio, Dozza, Fontanelice, Imola e Mordano.O território provincial estende-se principalmente pelas planícies e colinas (as montanhas ocupam 21,3% da província, contra uma média regional de 25%).
O território é dividido em duas partes, quase iguais, pela mais importante e antiga estrada de comunicação que o atravessa, a Via Emilia. Ela divide a parte norte oriental de planícies e a sul ocidental que se liga a área de colinas (24% do território).
Bologna é o centro coordenador de toda a Cidade Metropolitana, cuja influência urbana é em parte equilibrada ao leste pela presença de um importante sub-centro: Imola, cidade verde, cidade da arte, cidade da velocidade e de mil atividades tradicionais, cidade de fortificações e inovadoras realidades produtivas e de sólidas e antigas bases agrícolas. Cidade com vida.
O território da província é um interessante mosaico no qual natureza, história e tradições se cruzam em harmonia. A atração misteriosa da planície, o doce clima das colinas, a austera majestade dos cumes apeninicos presenteiam os visitantes emoções sempre novas.
Centenas de museus, o mesmo número de arquivos históricos, mais de trezentas bibliotecas, um rico patrimônio arquitetônico, histórico e artístico.
O importante patrimônio de obras de arte, dos etruscos aos romanos, do século IV ao séc.XIX, com uma particular difusão nos séculos XVI e XVII está conservado nos museus, pinacotecas, galerias, palácios, mansões, e igrejas do território bolonhês.
Música, teatro, arte, tradições: quase quinhentas opções de cultura de janeiro a dezembro, todos os anos, são oferecidas pela Província de Bologna, envolvendo não somente a capital Bologna, mas todas as cidades do território da Planície aos Apeninos.
Os vários municípios (Comuni) da cidade metropolitana estão agrupados em oito uniões de municípios (Unioni di Comuni):
União Reno Galliera, composta pelos municípios de
Argelato, Bentivoglio, Castello d'Argile, Castel Maggiore, Galliera, Pieve di Cento, San Giorgio di Piano (sede administrativa da união),
San Pietro in Casale;
União dos municípios Valli del Reno, Lavino e Samoggia, formado pelos municípios de
Valsamoggia, Monte San Pietro, Casalecchio di Reno (sede administrativa da união)
, Zola Predosa, Sasso Marconi; Unione Terre d'Acqua, composta pelos municípios de
Anzola dell'Emilia, Calderara di Reno, San Giovanni in Persiceto (sede administrativa da união),
Crevalcore, Sala Bolognese, Sant'Agata Bolognese;
Unione Terre di Pianura, composta pelos municípios de
Baricella, Granarolo dell'Emilia (sede administrativa da união),
Malalbergo e Minerbio;
Nova circunscrição de Imola, composta pelos municípios de
Borgo Tossignano, Casalfiumanese, Castel del Rio, Castel Guelfo di Bologna, Castel San Pietro Terme, Dozza, Fontanelice, Imola (sede administrativa da união),
Medicina, Mordano;
União dos municípios Savena-Idice, composta pelos municípios de
Loiano, Monghidoro, Monterenzio, Ozzano dell'Emilia, Pianoro (sede administrativa da união);
União dos Apeninos Bolonheses, composta pelos municípios de
Camugnano, Castel di Casio, Castel d'Aiano, Castiglione dei Pepoli, Gaggio Montano, Grizzana Morandi, Lizzano in Belvedere, Marzabotto, Monzuno, San Benedetto Val di Sambro, Vergato (sede administrativa da união).
Os municípios de Alto Reno Terme, Bolonha, Budrio, Castenaso, Molinella e San Lazzaro di Savena não fazem parte de nenhuma União.