O território da província de Ravenna estende-se por 1.859 Km2. Depois da província de Rimini é a menor entre as províncias da Emília Romagna.
A sua população em 2020 era de 386 643 (ISTAT). Das 18 cidades que dividem o território provincial, 6, além da capital
Ravenna tem população superior a 10.000 habitantes:
Faenza, Lugo, Cervia, Bagnacavallo, Russi e Alfonsine.Da rica e bela natureza da área do Delta do Pó até as primeiras elevações dos apeninos, o território provincial é cheio de história e arte.
Além da importância da capital da Província,
Ravenna, local de concentração dos mosaicos bizantinos mais belos do mundo, encontramos outras cidades de belezas particulares.
Cervia, o antigo porto canal é um centro pesqueiro, balneário muito freqüentado no verão pela importância e beleza de suas frações como
Milano Marítima, onde se encontra gente famosa e bonita.
Faenza, de origem etrusco-romana, com cerca de 54.000 habitantes era já conhecida desde o século XII graças a sua produção de cerâmica. Hoje possui em atividade 60 oficinas de ceramistas artesanais, graças ao terreno rico em argila própria para a confecção das peças que, desde a idade Média, coloca a cidade como o centro da cerâmica de primeira qualidade. No centro de Faenza , o estilo renascentista é verificado na Catedral e nas praças. O estilo neoclássico encontra-se no Palácio Mizetti e Teatro Masini. O Museu internacional da Cerâmica um dos mais importantes do mundo, reúne cerâmicas de todo o mundo, bem como de todas as épocas.
Na região encontramos vários centros agrícolas: Lugo (beterraba para açúcar, frutas e também criação), Bagnacavallo (com pequenas e médias industrias alimentares e de calçados) e Alfonsine (frutas e vinhedos), além de antigas igrejas e belos pórticos como é o caso da Praça do Mercado em Lugo e do centro histórico de Bagnacavallo.