A província de Rimini tem área de 863,6 km2 e possuía em 2020, 339.0477 habitantes, sendo dividida em 20 cidades (comunas). É a província do norte da Itália localizada mais ao sul. Faz fronteira ao sul com o Marche (província de Pesaro e Urbino) e com a República de San Marino, a leste com o mar Adriático, ao norte com a província de Forlì-Cesena, e a oeste com a Toscana (província de Arezzo).
A província de Rimini foi estabelecida em 1992, destacando-se do território da então província de Forlì que ao mesmo tempo se tornou a província de Forlì-Cesena. As primeiras eleições e a posse do primeiro conselho provincial ocorreram em 1995. Em 2009, expandiu-se para incorporar sete municípios da
Alta Valmarecchia: Casteldelci, Maiolo, Novafeltria, Pennabilli, San Leo, Sant'Agata Feltria e Talamello, que anteriormente faziam parte do território da província de Pesaro e Urbino, na região do Marche. Após um referendo local, o parlamento deu luz verde à passagem da região de Marche para Emilia-Romagna. Em 2021, após um longo processo parlamentar semelhante ao conduzido pelos municípios da Alta Valmarecchia, os municípios de Montecopiolo e Sassofeltrio também passaram a fazer parte da província de Rimini.
Abrangendo um território com uma longa tradição turística, a província de Rimini é famosa pelas estâncias balneares da Riviera Romagnola de
Rimini, Riccione, Cattolica, Bellaria-Igea Marina e Misano Adriatico, que se estendem ao longo de seus 30 km de costa ao longo do Mar Adriático.
A província também circunda um enclave, o toscano de
Ca 'Raffaello.É uma das mais importantes regiões históricas da Itália, porém, ao mesmo tempo é pouco conhecida. Localiza-se no coração das antigas propriedades da família Malatesta, importante e influente governo feudal que marcou a história entre a Idade Média e o Renascimento.
Pertence a região da Romagna, sendo composta de colinas, cidades, vilarejos e vilas que conservam um rico patrimônio de arte e cultura. Os dois vales (Del Marecchia e Del Conca), que atravessam a região, conservam surpreendentes campos e paisagens. A região se encontra entre o mar e os primeiros montes, lugar onde a hospitalidade está no caráter da gente e a vida sabe ainda ser doce.
Chamada Terras da Signoria dei Malatesta, o território da Província de Rimini marca o limite entre a Emilia-Romagna e a região do Marche, portanto entre a Itália do Norte e a Central. O acesso ao centro das colinas da região é fácil, uma vez que são ligados diretamente à planície e às praias das cidades balneárias mais famosas da Europa (Rimini, Riccione, Bellaria, Ígnea Marina, Cattolica, Misano Adriático).
Na região existe um circuito de Castelos e Vilarejos onde, visitando as fortalezas, os centros históricos, as igrejas e os museus permite-se descobrir um pedaço de história da Itália.
Na paisagem das colinas, as oliveiras e as vinhas deixam freqüentemente lugar a pequenos vales selvagens, solitários, ricos de vegetação e de fauna.
Pode-se encontrar na região restaurantes, hotéis fazenda (agriturismo), pousadas e hotéis capazes de satisfazer as exigências em todas as estações do ano. A culinária é muito rica e prazerosa, come-se e bebe-se bem, com um circuito enogatronômico onde a qualidade é um requisito comum e indispensável.
É um lugar onde se encontra a possibilidade de permanecer tranqüilo e de jamais estressar, participando da vida, dos espetáculos, das festas dos encontros das cidadezinhas que nunca param. Os artesões têm orgulho das tradições seculares. O mar está a poucos passos.
É a região onde se encontra um modo novo de colocar isto tudo junto e oferecer a um hóspede especial, digno de respeito.