Projeto Tutto fa Brodo – Curso de Culinária A massa fresca feita a mão: mito e ritual da Emilia-Romagna
Local – Casa de Belém – Salto/SP
Realização – Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante
Parceria – Comune de Forlimpopoli, Fundação Casa Artusi e Associazione Mariette di Forlimpopoli.
Projeto aprovado pela Consulta degli emiliano-romagnoli nel mondo com contribuição financeira parcial da Emilia-Romagna.
Dentro das atividades da Semana da Cozinha Regional Italiana, que ocorreu de 23 a 29 de outubro, período no qual também foi realizada a jornada da massa no mundo, a Associação Emiliano Romagnola Bandeirante organizou alguns eventos dentro do projeto Tutto fa Brodo (Tudo faz sopa), que visa a promoção da Cultura gastronômica da Emilia-Romagna com apresentação das receitas tradicionais da cozinha caseira.
O Projeto Tutto fa brodo apresentado pelo Município (Comune) de Forlimpopoli, e aprovado pela Consulta degli Emiliano-Romagnoli nel Mondo com financiamento da região Emilia-Romagna, foi realizado realizado com a colaboração da Casa Artusi, Associazione Mariette di Forlimpopoli, IIC Chicago, Circolo Emilia-Romagna de São Paulo, Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante, Unione Regionale ER di Buenos Aires, teve o objetivo de melhor conhecer a cozinha italiana no exterior, com particular evidência para as receitas tradicionais, em nome do pai da cozinha italiana, e dos produtos da Emilia Romagna.
No dia 28 de outubro, foi o dia de colocar a mão na massa por ocasião do curso e oficina de culinária “A massa fresca feita a mão: mito e ritual da Emilia-Romagna” ministrado com toda a simpatia e entusiasmo pela Cuoca italiana Corrada Ricci, da Associação das Mariettas de Forlimpopoli, que ensinou os segredos da cozinha caseira italiana, difundindo os ensinamentos de Pellegrino Artusi, que tinha em sua cozinheira Marietta uma parceira para a prova das receitas recolhidas por toda a Itália.
Os mais de 50 alunos do curso, das cidades de Salto, Itu, Indaiatuba e região puderam aprender a preparação de massas típicas da Emilia-Romagna como o cappelletti, o tortellini, o tagliatelle, o garganeli, o pappardelle e o tagliolini.
Como forma de levar os participantes mais próximos à terra de origem e ao conhecimento de parte do universo gastronômico da Emilia-Romagna, os promotores do evento organizaram degustação de vinhos e produtos daquela Região.
Em Salto o curso de culinária foi desenvolvido na Casa de Belém – Associação Promocional Nossa Senhora da Graça, responsável pelo acolhimento provisório de crianças (0 a 12 anos) vítimas da violência doméstica praticada por suas famílias, encaminhadas pelo Conselho Tutelar ou pelo Juízo da Infância e Juventude da cidade de Salto (SP). A Associação Emiliano-Romagnola de Salto e Itu destinou a Casa de Belém o total arrecadado no evento.
A Marietta Corrada Ricci, que pela primeira vez esteve no Brasil, ficou encantada com o carinho e hospitalidade da nossa gente e o amor e orgulho que tem de suas origens italianas.
Participaram do curso cerca de 60 pessoas.