Seminário: República e Republicanos
Local – Centro de Estudos do Museu Republicano em Itu/SP
Progetto Repubblica e Repubblicani – do Instituto Fernando Santi de Bologna
Projeto aprovado pela Consulta degli emiliano-romagnoli nel mondo com contribuição financeira parcial da Emilia-Romagna
Organização – Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante
Parceria – Associação Emilia-Romagnada Península Ibérica
Apoio Cultural: Prefeitura da Estância Turística de Itu – PETI , Secretaria Muninipal de Cultura de Itu, Museu Paulista da Universidade de São Paulo.
Em celebração ao Sesquicentenário da Unificação da Itália, o Centenário da República Portuguesa e os 122 anos da República Brasileira, no dia 18 de abril, dia do aniversário da Convenção Republicana de Itu e do Museu Republicano, foi realizado em Itu o SEMINARIO REPÚBLICA E REPUBLICANOS no Centro de Estudos do Museu Paulista da Universidade de São Paulo.
O seminário que também foi realizado em Lisboa nos dias 2 e 3 de junho, faz parte do projeto apresentado pelo Instituto Fernando Santi de Bologna – Itália e aprovado e financiado pela Região Emilia-Romagna através do Conselho dos Emiliano-Romanholos no Mundo. O projeto tem como objetivo pesquisar a colaboração e participação dos imigrantes emiliano-romanholos nos movimento republicanos brasileiro e português.
Renzo Bonoli do Instituto Fernando Santi, autor do projeto em colaboração com aos Associações Emiliano-Romagnola Bandeirante de Salto e Itu e da Associação Emilia-Romagna da Península Ibérica, surpreendeu a todas as autoridades e espectadores com um substanciosa saudação em português na abertura do Seminário.
Silvia Bartolini, Presidente da Consulta degli emiliano-romagnoli nel mondo (Conselho dos Emiliano-Romanholos no Mundo) por sua vez em sua saudação evidenciou que aquela iniciativa comprova que os laços que unem o Brasil e a Itália são mais fortes que eventuais conflitos diplomáticos temporários, porque são fundados em tradicionais raízes entre os dois povos, na amizade e sentimento de italianidade dos brasileiros de origem italiana.
Abrindo o seminário, diante de uma platéia de mais de 100 pessoas, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Enrico Ricardo Lewandowski com palavras claras, iluminadas e com indiscutível didática, proferiu uma aula sobre o significado atual de República.
Durante todo o dia, o Seminário transcorreu em um clima de harmonia e colaboração com importantes palestras como a de Stefano Salmi que da Itália por video conferencia falou sobre a participação de um grupo de emigrados Emiliano-Romanholos na Revolta da Sabinada um dos movimentos republicanos na Bahia.Tal grupo havia na Romagna realizado um motim contra o Estado da Igreja, porém foram presos e deportados para Salvador em acordo com o Governo Imperial que desejava incrementar o povoamento daquela região.
O Professor Armando Malheiro da Silva da Faculdade de Letras da Universidade do Porto proferiu palestra sobre República e Republicanismo O Professor e Secretário de Cultura de Itu Jonas Soares de Souza falou sobre o significado da República por ocasião da Convenção Republicana de Itu.
O professor Marcos Silva da Universidade de São Paulo proferiu palestra sobre as Representações da República Brasileira – Qual o povo da coisa pública?
Fechando o Seminário a Presidente Silvia Bartolini fez um resumo da Conferencia ressaltando a importância do tema para a atualidade sobretudo para os acontecimentos que a cada dia estarrecem o mundo e que metem em perigo, algumas vezes, a própria democracia, atacando os seus princípios fundamentais.