Intercâmbio de jovens – Estadia no Brasil
Progetto I luoghi e i temi dell'emigrazione emiliano-romagnola in Brasile rivisti attraverso l'esperienza delle nuove generazioni - Os lugares e os temas da emigração emiliano-romagnola no Brasil revistos através da experiência das novas gerações apresentado pela Provincia di Forlì-Cesena.
Local – Salto e Itu/SP
Organização – Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante
Parceria - Provincia di Forlì-Cesena
Projeto aprovado pela Consulta degli emiliano-romagnoli nel mondo com contribuição financeira parcial da Emilia-Romagna
No mês de julho de 2011, os jovens Clarisse Boni de Oliveira, Alexandre Boni de Oliveira. Gustavo Carniato e Gabriel Speroni da Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante no âmbito do projeto Os lugares e os temas da emigração emiliano-romagnola no Brasil revistos através da experiência das novas gerações apresentado pela Provincia di Forlì-Cesena em parceria com a AERBandeirante e aprovado pela Consulta degli emiliano-romagnoli nel mondo com contribuição financeira parcial da Emilia-Romagna, hospedaram os jovens italianos Valentina d’Alessandro, Sonia Milanesi, Michela Baldi e Guido Bielli.
O projeto consistiu em uma estadia de hospitalidade recíproca na Província de Forli-Cesena e em Salto e Itu na região do Estado de São Paulo (Brasil) para que os jovens pudessem ter uma ideia da realidade dos dois países.
Os jovens italianos da Província de Forlì-Cesena participantes do projeto puderam conhecer as vicissitudes locais, a história, a cultura, o cotidiano, a economia, a natureza, os recursos, as perspectivas dos jovens e muitos outros aspectos do Brasil.
No Brasil os jovens italianos puderam conhecer como vivem os descendentes da Emilia-Romagna, a contribuição que deram para o desenvolvimento deste país, o apego às suas origens e a diversidade étnica em que estão inseridos e que compartilham sem nenhum preconceito.
A organização econômica interessou aos jovens italianos, especialmente a experiência de uma cooperativa de reciclagem de resíduos, formada por pessoas humildes que antes tentavam sobreviver vendendo os resíduos que recolhiam pelas ruas individualmente.
Mesmo que a permanência não tenha sido muito longa, certamente contribuiu para enriquecer a experiência educativa e formativa dos jovens, permitindo novas perspectivas culturais, sociais e profissionais.
Nasceu uma sólida amizade entre os jovens que poderão colaborar no desenvolvimento e aprimoramento dos vínculos entre a comunidade Emiliano-romagnola da cidade de Salto e a província de Forlì-Cesena.
O jovem Guido encontrou uma estrutura para a prática de Skate, seu esporte favorito, ocasião em que anunciou aos organizadores locais que viria para um Campeonato da Modalidade.
O mérito do projeto foi sobretudo permitir o conhecimento de diferentes realidades, porém ligadas pelos laços de pertencimento decorrentes da emigração, o que ajudará cada jovem a superar preconceitos e difundir a riqueza cultural de ambos os países.