16ª Festa Ítalo Saltense
Local – Praça XV de Novembro – Salto/SP
Realização – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Estância Turística de Salto
Colaboração – Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante
No período de 05 a 10 de junho de 2012 a Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante participou e colaborou com a organização da 16ª Festa Ítalo Saltense, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salto.
Na Abertura da Festa ocorrida na Sala Palma de Ouro, no Centro de Cultura e Educação “Anselmo Duarte”, houve apresentação de artista e músicos locais e dos integrantes do Grupo Ensemble d’Autore enviados pela Consulta degli Emiliano-Romagnoli nel Mondo para abrilhantar a Festa italiana.
A festa ITÁLIA: IMAGENS E SABORES foi concebida para que cada entidade pudesse oferecer ao público pratos típicos genuínos de uma determinada região italiana, sob orientação de Miriam Guerrieri da Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante.
Ao lado de cada barraca das entidades foi um banner com o mapa da Itália e destaque para a região que a barraca representava, com dados sobre suas províncias, número de habitantes, área, número de municípios, percentual da presença de italianos daquela região no Brasil e em Salto e respectiva classificação. Além de fotos da região o banner trazia a relação das famílias italianas daquela região que se fixaram em Salto, com informação acerca da data de chegada ao Brasil, cidade de origem e nome do Navio. Tais dados resultaram de pesquisa realizada pelo Dr. Amauri Chaves Arfelli da Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante.
Durante a Festa, como em outras edições, a Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante ofereceu uma iniciativa cultural. Neste ano, através do da Consulta degli Emiliano-Romagnoli nel Mondo (Conselho dos Emilianos-Romagnolos no Mundo) órgão do governo da Região da Emília-Romagna, foi instalada na festa a mostra 100 – 120 – 150. Pellegrino Artusi e a unificação da Itália na culinária. No stand da mostra foi instalada outra TV cedida pelas lojas CEM onde se exibia fotos de pratos típicos e de produtos da enogastronomia de cada região italiana, trabalho também a cargo do Dr. Amauri Arfelli.
A AERBandeirante possibilitou ainda que o Grupo Ensemble d’ Autore de Modena, que estava em missão do Conselho dos Emilianos-Romagnolos no Mundo pelo Brasil, pudesse se apresentar por ocasião da abertura da festa na sala Palma de Outro e na Praça XV.
O público que esteve presente foi brindado com uma apresentação extraordinária, podendo apreciar o talento de músicos como o pianista Denis Biancucci, atual maestro, diretor artístico e pianista oficial dos musicais A Bela e a Fera e Mamma Mia em cartaz em Roma e Milão, Tiziano Chiapelli - acordeon (vencedor por 2 vezes do concurso mundial de acordeonista), Gentjan Llukaci - violino (que conta no curriculum com apresentações privadas para o Papa João Paulo II e Papa Bento XVI e com inúmeras participações em orquestras e concertos internacionais) e a vocalista Sabrina Gasparini, renomada intérprete italiana.
Durante a Festa a AERBandeirante aproveitou para lançar a campanha LONTANI MA SEMPRE VICINI destinada a recolhimento de fundos para ajudar as pessoas desabrigadas e a recuperação do patrimônio cultural da região da Emília-Romagna que vinha sendo atingidas por vários terremotos com consequências trágicas: 23 mortos, 350 feridos e mais de 17 mil pessoas desabrigadas, sem contar no inestimável patrimônio histórico, arquitetônico cultural destruído por uma série de mais de 100 abalos (até o momento) que chegaram a atingir 5,8 graus na escala richter.
Foi disposta uma urna no espaço ocupado pelas Associações para o depósito das contribuições.
A campanha coordenada pela AERBandeirante de Itu teve âmbito nacional e contou com a adesão das demais associações de emiliano-romagnolos no Brasil ( Porto Alegre, Santa Maria – RS, Curitiba – PR, Rio de Janeiro , Porto Real – RJ, Ubá – MG, Belo Horizonte, Goiânia e São Paulo)
O arrecadado foi repassado para uma conta especial da Região da Emília-Romagna em benefício das vítimas do terremoto.