Documentário Il filo brasiliano - O fio brasileiro
Local – Regimento Deodoro (2º GAC L) – Quartel de Itu/SP
Organização – Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante
Dando prosseguimento aos eventos, em Salo e Itu, do MOMENTO ITALIA BRASIL, a Associação Emiliano Romagnola Bandeirante de Salto e Itu organizou no dia 15 de maio, às 20 horas, no Quartel do Regimento Deodoro (2º GAC L) de Itu, a exibição do documentário “O Fio Brasileiro”, que retrata a participação brasileira na libertação da Itália durante a ocupação nazista na 2ª. Guerra Mundial. O documentário foi exibido na televisão italiana para comemorar os 60 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.
Il Filo Brasiliano (O Fio Brasileiro) é uma das iniciativas que procura resgatar a presença do Brasil na volta da democracia na Itália, desconhecida para a maioria dos italianos.
Segundo Marilia Cioni, diretora do documentário, o filme narra a passagem dos pracinhas em território italiano, com suas batalhas e movimentos de tropas, mas também e, principalmente, as marcas que ficaram do relacionamento deles com a população no inverno de 1944/45, na Região da Emília Romagna.
Ao final da guerra, como os pracinhas não regressaram imediatamente para casa, a amizade entre os eles e os italianos foi se intensificando, resultando inúmeras histórias de amor. Pelo menos 50 casamentos se realizaram e o lixo de guerra, abandonado por eles, virou título do documentário de Marilia.
As imagens da época em preto e branco são acompanhadas por depoimentos de ex-militares e histórias emocionantes, alegres e dramáticas.
Os pracinhas deixaram, em Porreta-Terme, muitos quilômetros de fios de cobre, que haviam usados para fazer ligações telefônicas entre o front e a retaguarda. A população local usou esses fios para fazer a rede telefônica dessa cidadezinha. Até hoje, eles chamam esse fio de brasileiro (Il filo brasiliano).
O projeto contou com o patrocínio do Ministério das Relações Exteriores, do Governo da Região Emília Romagna e de oito prefeituras italianas, além do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo.