Espetáculo Musical - 100 anni di musica italiana dopo O Sole Mio - GruPpo Ensemble Italia d’ Autore
Local – Sala Palma de Ouro do Centro de Educação e Cultura de Salto/SP
Realização – Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante
Apoio – Lojas Cem, Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, Olitalia, Circulo Italo Brasileiro Dante Alighieri de Itu, Hotel Gandini, Kia, Jornal Taperá e Sobase.
No dia 16 de fevereiro de 2013, na Sala Palma de Ouro do Centro de Educação e Cultura de Salto, a Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante organizou a apresentação do espetáculo 100 anni di musica italiana dopo O Sole Mio pelo Grupo Ensemble Italia d’ Autore da Região da Emilia-Romagna.
O espetáculo contou com a performance do grupo de danças Faces Ocultas de Salto
O grupo Ensemble é formado por músicos de renome internacional: Denis Biancucci (pianista oficial e diretor de orquestra dos musicais A Bella e a Fera, Mamma mia e La Febre di sabato sera – Embalos de sábado a noite , organizados na Itália pela Stage Entertainement Italy); Tiziano Chiapelli (Acordeon - vencedor de dois Campeonatos Mundiais do Acordeon. Gravou com Bacalov a trilha sonora do filme Il Postino – O Carteiro e o Poeta; Gentjan Lukaci ( violino – 1º violino de várias orquestras sinfônicas da Albânia e da Itália. Conta com apresentação em dois concertos privados no Salão Nobre do Vaticano para os papas João Paulo II e Bento XVI); e Sabrina Gaparini brilhante intérprete italiana de voz maleável e poliédrica, com tons baixos e de ampla extensão, que lhe conferem uma intensidade executiva rara, razão de seu reconhecimento como intérprete refinada.
Formado há mais de 5 anos, o grupo Ensemble Italia d’ Autore, destaca-se pela experiência, capacidade, criatividade e profissionalidade de seus integrantes. Em formações diversas (dupla, trio e quarteto), o Grupo tem-se apresentado em diversos eventos musicais no Norte da Itália e na Europa.
O espetáculo faz uma viagem retroativa no tempo indo dos sucesso atuais como de Laura Pausini até o clássico O Sole Mio de 1898 e Funiculi Funicula de 1880.
No espetáculo, os arranjos especiais levaram o público a uma viagem no tempo, onde a música envolve e acompanha no ritmo criando emoções. Os improvisos e o virtuosismo dos músicos tornaram cada execução original, única e irrepetível.
Estiveram presentes cerca de 400 pessoas.