Visit our FacebookVisit our InstagramVisit our YouTube channel
fale @ emiliaromagnabrasil.com.br
  • Associação Emiliano Romagnola Bandeirante - 2018

    JANEIRO -2018
    I vini e i formaggi dell’ Emilia-Romagna

    Projeto -  I vini e i formaggi dell’ Emilia-Romagna
    Local – Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Itu e Região - Itu/SP
    Realização – Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante
    Projeto aprovado pela Consulta degli emiliano-romagnoli nel mondo com contribuição financeira da Assembleia LKegislativa da Emilia-Romagna.


    Nos dias 26 de janeiro e 23 de fevereiro de 2018, a Associação Emiliano Romagnola Bandeirante de Salto e Itu realizou às 20 horas, no Sincomércio de Itu, o evento denominado I vini e i formaggi dell’ Emilia-Romagna (Os vinhos e os queijos da Emilia-Romagna), com apresentação de palestra seguida de degustação de vinhos típicos da Emilia-Romagna e dos queijos Parmigiano-Reggiano e Grana Padano.

    O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas, dentre elas o Dr. Carlos Alberto Ambrósio, Presidente do Sincomércio, a quem foi conferido o título de sócio honorário da Associação Emilianio Bandeirante. Tal comenda também foi conferida ao Sr. Franco Rigolli, proprietário da vinícola Il Casello na Província de Piacenza na Itália que ofereceu aos participantes possibilidade de degustação de vinhos típicos por ele produzidos como o Gutturnio Frisante e Reserva e o Ortrugo. Ainda estiveram presentes no evento Eduardo Zampani Morelli, do Circulo Emilia Romagna de São Paulo e Conselheiro Jovem da Emilia-Romagna no Brasil e Miriam M. Guerrieri, Presidente da Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante.

    A palestra foi proferida pelo Dr. Amauri Chaves Arfelli que é originário daquela região e conhecedor da cultura emiliano-romagnola. O tema abordado abrangeu conhecimentos básicos acerca do sistema Europeu e Italiano de certificação de origem e qualidade de produtos agro-alimentares (as marcas IGP – Indicação Geográfica Protegida, e DOP – Denominação de Origem Protegida) e especificamente dos vinhos, com abordagem dos vinhos IGT (indicação Geográfica Típica), DOC (Denominação de Origem Controlada e DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida) da Emília-Romagna.

    Foi ainda exibido vídeos acerca da produção dos queijos Parmigiano-Reggiano e Grana Padano, que ao final puderam ser degustados acompanhados de vários vinhos da região.

    A região italiana da Emilia-Romagna é conhecida em todo o mundo, e famosa na Itália, pela sua excelente gastronomia e pela qualidade de seus produtos como os queijos Parmigiano Reggiano e o Grana Padano, o Presunto de Parma, a Mortadela de Bologna, dentre tantos outros.

    Além do Lambrusco, vinho típico das regiões das cidades de Reggio-Emilia e Modena, que tem o Brasil como seu maior mercado importador e consumidor, a Emilia-Romagna, ao lado de uma gastronomia que está entre as melhores do mundo, tem investido e produzido vinhos que não temem confrontos. Gradualmente os vinhos da Emilia-Romagna tem adquirido reputação, notoriedade e passam a ser apreciados ao lado de famosos vinhos de outras regiões da Itália (Toscana, Piemonte, Veneto) como o Chianti, o Brunello di Montalcino, o Barolo, o Amarone o Prosecco etc ...).

    O fator qualidade passou a estar no centro da estratégia do produtor de vinho na Emilia-Romagna, pois se compreendeu que só com isso pode-enfrentar os desafios globais.
    O objetivo do evento foi trazer ao conhecimento do público informações sobre os vinhos típicos da Emilia-Romagna que com média de 7,1 milhões de hectolitros (2012/2016), é uma das maiores produtoras de vinho na Itália, tendo ficado no 2º lugar nos anos de 2012, 2013 e 2014 e em 3º lugar em 2015 e 2016, tendo sido superada pela Puglia. O Veneto domina a produção do vinho na Itália.

     Atualmente a região da Emilia-Romagna tem investido na produção de vinhos de excepcional qualidade, como o Sangiovese de Romagna, o Albana (primeiro vinho branco italiano a receber a certificação DOCG), o Trebbiano, o Pignoletto, o Malvasia, o Gutturnio, o Ortrugo, o Rebola, o Fortuna, o Spergola. Alguns deles derivados de cepas autocotnes que são cultivadas desde a era dos Romanos como o Gutturnio. Outros tem nomes interessantes como o Pagadebit que provém da uva Bombino Bianco que por sua resistência às intempéries permitia que nas piores safras o produtor pudesse com a sua produção pagar as contas.

    A iniciativa foi realizada dentro do projeto I vini e i formaggi dell’ Emilia-Romagna (Os vinhos e os queijos da Emilia-Romagna), que foi apresentado pela Associação Emiliano Romagnola Bandeirante de Salto e Itu, aprovado e financiado pela Região da Emilia-Romagna através de sua Assembleia Legislativa.

    Fotos do I vini ed i formaggi dell'Emilia-Romagna

    Confira os detalhes e fotos dos eventos do ano de 2018

    JANEIRO – 2017
    Prosciutto di Parma 

    SAIBA MAIS

    FEVEREIRO - 2017
    12º Aniversário da Associação 

    SAIBA MAIS

    JULHO - 2017
    Conferência de Área

    SAIBA MAIS

    SETEMBRO - 2017
    Espetáculo – Passione

    SAIBA MAIS

    OUTUBRO - 2017
    Artusi: Mostra e Seminário

    SAIBA MAIS

    OUTUBRO - 2017
    Curso de Culinária

    SAIBA MAIS

    Realizações da
    AERBandeirante

    SAIBA MAIS
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram