Projeto L’Emilia-Romagna di presenta – Mostra La Musica degli Occhi – Teatros Históricos da Emilia-Romagna e Espetáculo Dal Lirico al leggero
Local – Circolo Italo-Brasileiro Dante Alighieri – Itu/SP
Realização – Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante
Parceria - Associação Cultural Emilia-Romagna do Rio de Janeiro e Circulo Emilia-Romagna de São Paulo
Apoio - Circolo Italo-Brasileiro Dante Alighieri – Itu/SP
Projeto aprovado pela Consulta degli emiliano-romagnoli nel mondo com contribuição financeira da Emilia-Romagna
Dentro das atividades do projeto L’Emilia-Romagna di presenta (A Emilia-Romagna se apresenta) a Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante organizou no dia 15 de setembro no Circolo Italo-Brasileiro Dante Alighieri – Itu/SP o espetáculo Dal Lirico al leggero e a Mostra La Musica degli Occhi – Teatros Históricos da Emilia-Romagna.
O título da mostra A Música dos Olhos - Teatros históricos na Emilia-Romagna
“A Musica dos Olhos” – foi extraído de um tratado de 1800 sobre a ótica e sobre a arquitetura teatral – é uma exposição organizada pela Região Emilia-Romagna que propõe as imagens de alguns teatros históricos de seu território.
O trajeto em exposição desenvolve um percurso através da região, partindo da cidade de Rimini até Piacenza, seguindo mentalmente o trecho da via Emilia, o antigo caminho construído pelos Romanos.
São mais de oitenta os teatros históricos, isto é os teatros construídos antes da Segunda Guerra Mundial, que se encontram no território da Região Emilia-Romagna, no norte da Itália, entre o rio Pó, a cordilheira dos Apeninos e o mar Adriático. Estão situados nas grandes cidades (entre as quais Bologna, Parma, Reggio Emilia, Modena, Ferrara), mas também em cidades menores.
Foram construídos quase todos por volta de 1800, com exceção de alguns como o maravilhoso teatro Farnese no Palazzo della Pilotta em Parma, que remonta aproximadamente ao ano 1600, ou o Teatro Comunale de Bologna, obra de Antonio Galli Bibiena inaugurado em 1763 com a primeira representação de O Truinfo de Clélia de C.W.Gluck, baseado no texto de Metastasio.
Tendo resistido às destruições da guerra, muitos destes teatros foram minuciosamente restaurados e colocados novamente em funcionamento : é o caso do Teatro Giuseppe Verdi de Busseto (Parma), lugar natal do grande Maestro, restaurado por ocasião das celebrações do primeiro centenário de sua morte.
Espaços realizados para a celebração da arte musical e, ao mesmo tempo, destinados à diversão, aos encontros, aos olhares, os teatros históricos mantêm intacto ainda hoje o seu fascino em uma alegre harmonia entre uma arquitetura com um grande conhecimento técnico e uma abundante decoração festiva, repleta de ouros e de veludos.
O Espetáculo dal Lirico al Leggero foi apresentado pelo Classic Trio Fantazzini composto pelo pianista silas Denzin Massini (descendente de emiliano-romagnolo de Rimini), da Violinista Alessandra Aparecida Romero, do jovem tenor Sanuel Araujo Gomes Fantazini, com a participação especial da soprano Tamara Pereira.
No espetáculo foram executadas as mais importantes áiras das operas italianas (Verdi, Puccini, Bellini, Rossini etc...) e as mais belas canções populares italianas.