Livro: Da Itália Nós Partimos - Dall'Italia Noi Siamo Partiti

"Da Itália nós partimos" é o livro escrito pelo professor, jornalista e escritor Pierantonio Zavatti, então Conselheiro Regional da Associação Cristãs dos Trabalhadores Italianos) da ACLI Emilia-Romagna e membro da Consulta degli emiliano-romagnoli nel mondo, que reúne as histórias e esperanças dos emigrantes da Emilia-Romagna e seus descendentes no Brasil.
O título do livro se refere ao famoso primeiro verso de um célebre canto popolar Márica, Mèrica, que narra as histórias de várias famílias de emiliano-romanholos emigrados para o Brasil para Fare l’America. Quando partiram da Itália, tinham somente as estrelas para contemplar (avevano solo le stelle da contemplare – G Mc Coy), porém, os camponeses e os artesãos provenientes de uma terra, a Emilia-Romagna, que sempre amaram o trabalho, a justiça social e a liberdade, podiam cantar, com Mèrica, Mèrica, de ter fundado pequenas comunidades e cidades, graças ao empenho deles e ao valor familiar, à coragem, à criatividade, à generosidade, ao espírito solidário e ao senso cívico. Muitos tinham também uma profunda religiosidade.
O livro retrata experiências de imigração de diversas famílias de italianos da região da Emília-Romagna estabelecidos em Salto e Itu, através de testemunhos de seus descendentes ou até mesmo dos próprios protagonistas.
Os testemunhos trazidos no livro foram colhidos pelo autor durante sua estadia no Brasil de dois meses cada uma, em 208 e 2009, em Salto e Itù – SP, para realização de um projeto cultural das ACLI da Emilia-Romagna, aprovado pela Consulta para ensino da língua e cultura italiana.
O livro representa um trabalho cultural indispensável, não somente por uma dívida de gratidão em relação aos esquecidos sacrifícios de muitos italianos, mas também por outros dois motivos: tentar entender os sofrimentos e esperanças de tantos migrantes do sul do mundo que hoje querem fazer a Itália, mas que, como os nossos avós, são frequentemente obrigados a dormir sobre o nudo terreno (terreno nu – da canção Mérica Mérica); e, procurar compreender o amor pela Itália e a vontade de futuro que anima tantos jovens oriundos, empurrando-os a desejar construir uma ponte rumo a pátria dos bisavós.
Nas versões em italiano ou português, o livro pode ser adquirido neste site. Veja abaixo

Pierantonio Zavatti - autor 

Pierantonio Zavatti, nasceu em Forlì em 1943. Professor de matérias literárias em classes do ensino médio, jornalista, membro da Consulta degli emiliano romagnoli nel mondo e Conselheiro das Associações Cristâs de Trabalhadores Italianos - ACLI 
Nos anos 70, exerceu o cargo de Secretário da Educação da Província de Forlì-Cesena. 
Desde 1989 dedica-se ao ensino da língua e cultura italiana para imigrantes, experiência da qual nasceram os livros: Se la Terra è Rotonda (Se a Terra é redonda ) – 1992; Qui fa molto freddo (Aqui faz muito frio) – 1994; Don Mario (1995), Il disincanto e la speranza  (O desencanto e a esperança) - 1999;  Partirbisogna (Partir é necessário) -2005  e Nati per la formazione e l'integrazione (Nascidos para a formação e integração) -2005.

Foto - Pierantoni Zavatti com sua esposa Giovanna Bassan durante o período de estadia no Brasil 

Preço do livro e formas de compra 

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram