A Itália é um pais com área territorial de aproximadamente 301.000 m2 e uma população de cerca de 59.641.488 de habitantes.
É uma república parlamentarista. O Presidente da República é eleito pelo Parlamento (Câmara dos Deputados e Senado) e por três representantes de cada região eleitos pela Assembleia Legislativa das Regiões.
O atual Presidente é Sergio Mattarella (desde 2015). O Presidente desempenha as funções de chefe de Estado, representando a unidade nacional. O governo, porém, é exercido pelo Presidente do Conselho de Ministros (ou Primeiro Ministro) e pelos ministros. O Presidente do Conselho de Ministros é escolhido pelo Presidente da República e deve ser aprovado pela Câmara dos Deputados e Senado. O atual Primeiro Ministro é Mário Draghi (desde fevereiro de 2021).
A Câmara dos Deputados é constituída por 630 deputados, dentre eles estão previstas 12 cadeiras para os representantes dos italianos residentes no exterior. A distribuição destas 12 cadeiras dentre os continentes, já foi regulamentada a América latina tem 5 representantes no parlamento. O Senado da República é composto por 315 senadores, 6 dos quais são eleitos pelas circunscrições do exterior.
Embora não seja uma federação, a Itália é divida em regiões, que por sua vez são divididas em Províncias e Comunes.
As regiões italianas em número de 20: Piemonte; Valle d’Aosta; Lombardia; Trentino-Alto Adige; Veneto; Friuli-Venezia Giulia; Liguria; Emilia-Romagna; Toscana; Umbria; Marche; Lazio; Abruzzo; Molise; Campania; Puglia; Basilicata; Calabria; Sicilia; Sardegna.
As regiões de Friuli-Venezia Giulia, Sardegna, Sicília, Trentino-Alto Adige dispõe de forma especial de autonomia tendo em vista as suas particularidades, principalmente relacionadas a sua localização, regiões de fronteira com outros países, onde podem coexistir dois idiomas.
São órgãos da região: o Conselho Regional (Assembleia Legislativa), a Junta (Secretariado) e o Presidente da Junta (Governador). O Presidente da Junta Regional e os Conselheiros Regionais (Deputados Estaduais) são eleitos pelos votos dos cidadãos italianos inscritos na região. Os integrantes da Junta são nomeados pelo seu Presidente.
A composição do Poder Executivo e Legislativo das Comunas (Comune em italiano é masculino) é semelhante. Temos o Sindaco como chefe do executivo nas Comunes. O legislativo por sua vez é composto pelos Conselheiros Comunais (vereadores). Todos eleitos pelo voto dos cidadãos inscritos na Anagrafe (Cartório Civil) da Comune.
Até 2016 as Provincias tinha seu órgão Executivo e Legislativo, porém em virtude de reforma legislativa foram abolidos. Hoje com reduzidos poderes e encargos administrativos são geridas por um Conselho Provincial com Presidente e assessores, que exercem a função de forma voluntária.