A receita clássica porém do grande Pellegrino Artusi que é bem próxima à publicada em seu livro em 1891 é a seguinte: (ingredientes para 6 pessoas)
Para a massa : 300 gramas de farinha e 3 ovos.
Para o recheio: 150 gramas de parmesão ralado, 100 gramas de carne de porco, 100 gramas de mortadela, 100 gr de presunto cru, 100 gr de peito de frango, 20 gr di manteiga, 2 ovos, noz moscata, sal e para o cozimento dois litros de caldo de carne de boi e galinha (melhor se for galeto)
Preparação
Dourar na manteiga por dez minutos a carne de porco e peito de frango bem moídos. Deixe esfriar em um recipiente, acrescentando após o presunto e mortadela, também bem moídos, os dois ovos, uma pitada de sal, uma pitada de noz moscada e o parmesão ralado. Misturar os ingredientes até que forme um composto homogêneo.
Preparação da massa: Misturar os ovos com a farinha de trigo, incorporando bem os ingredientes. Amassar energicamente a massa com as mãos por aproximadamente 15 minutos até que o composto fique bem homogêneo. Deixar descansar por 20 minutos. Depois disso, abrir a massa com o rolo de macarrão até obter uma camada fina.
Cortar então a massa em quadrados de cerca de 3 cm de lado. No centro de cada quadrado colocar uma bolinha de recheio, após dobrar os quadrados na diagonal fazendo coincidir as bordas , apertando-as bem para que se unam. Dobrar então o tortellino em torno do dedo indicador, sobrepondo as duas pontas fazendo pressão para que fiquem bem unidas.
A medida em que vão sendo preparados os tortellini, devem ser apoiados sobre um pano o sobre uma travessa enfarinhada prestando atenção para não colocar um sobre o outro. Deixá-los repousar algumas horas. Após ferver dois litros de caldo (carne e galinha) colocar os tortellini, mexer com delicadeza e cozinhar por 2 ou 3 minutos no máximo.
Agora é o momento de levar a mesa a massa. Eis algumas sugestões úteis.
Para apresentar aos convidados um caldo (brodo) impecável os experts sugerem preparar uma dose dupla do caldo, metade servirá para cozinhar a massa e a outra metade, límpida e sem fragmentos da massa e do recheio servirá para servir na mesa. Lembrem ao preparar os pratos que a tradição manda o acréscimo de uma colher de caldo (brodo) para cada tortellino. Não coloquem parmesão ralado sobre os tortellini porque a dose do recheio já é suficiente.
E por obrigação de narração, uma ultima informação que não agrada muito aos nossos chefs de cozinha e gastrônomos. Embora a tradição determine que o tortellino “morra no afogado no caldo (brodo), hoje, sobretudo por falta de tempo, muitas pessoas comem e preparam os tortellini, não in brodo mas como uma massa normal com molho de carne ou a base creme de leite, ou com manteiga e queijo ralado.
O pobre Artusi se soubesse reviraria no caixão.