Visit our FacebookVisit our InstagramVisit our YouTube channel
fale @ emiliaromagnabrasil.com.br
  • Enogastronomia: Os queijos da Emilia-Romagna

    A Emilia Romagna é uma terra com uma forte tradição na produção de queijos, muitos dos quais são reconhecidos nacional e internacionalmente. Vai do Parmigiano Reggiano, famoso em todo o mundo, a pequenas produções de laticínios espalhadas por todo o território. Das colinas vem a tradição da astúcia rural do Formaggio di Fossa di Sogliano. Dos apeninos nascem os pecorinos, enquanto que, entre os queijos frescos estão o Robiola, Raviggiolo e o Squacquerone di Romagna, que se unem suavemente à famosa piadina. Há ainda o Casciotta di Urbino e o Provolone Val Padana.

    As origens do Parmigiano Reggiano DOP, que tem o coração de produção nas províncias de Parma, Reggio Emilia, Modena e Bologna, datam da Idade Média: desde então, a receita com a qual as formas famosas foram obtidas nunca mudou. Com praticamente a mesma origem, temos o Grana Padano DOP, cuja produção ocorre entre as províncias de Piacenza, Bologna, Ferrara e Ravenna, além de outras regiões (Veneto, Lombardia, Piemonte, e Trentino). Os amantes dos produtos lácteos não podem deixar de apreciar o delicioso Formaggio di Fossa di Sogliano al Rubicone e Talamello DOP, maturados em locais específicos no período de julho a novembro. Entre os pecorinos emilianos, destaca-se o Pecorino dell'Appennino Reggiano, obtido com leite de ovelha. Entre outros queijos típicos de Emilia Romagna, mencionamos a Robiola di Castel San Giovanni, ao qual se adiciona açúcar e os diferentes tipos de pecorino de meia maturação. Não se pode esquecer de citar o último a receber a certificação DOP (em outubro de 2011), o Squacquerone di Romagna, um queijo macio e cremoso feito exclusivamente a partir de leite cru de vaca.
    (1) - O DOP é um certificado de valor europeu que se aplica aos produtos para os quais o processo produtivo, compreendido o armazenamento da matéria prima, acontece em uma única área gográfica delimitada.
    (2) - O IGP é o reconhecimento a nível europeu reservado aos produtos para os quais o vínculo entre a área geográfica e o modo de produção pode limitar-se a uma única fase do processo produtivo.
    Abaixo você poderá  analisar análise as características de cada um dos queijos mais conhecidos da Emilia-Romagna, com destaque especial para aqueles que possuem a certificação DOP – Denominação de Origem Protegida: o Parmigiano Reggiano DOP; o Grana Padano DOP; o Formaggio di Fossa di Sogliano al Rubicone e Talamello DOP, e o Squacquerone di Romagna DOP.

    Conheça  os queijos da Emilia-Romagna

    Caciotta di Montemauro

    SAIBA MAIS

    Caprino Appennino Modenese

    SAIBA MAIS

    Casatella Romagnola

    SAIBA MAIS

    Provolone Valpadana DOP

    SAIBA MAIS

    Pecorino del Pastore

    SAIBA MAIS

    Pecorino di Palesio

    SAIBA MAIS

    Raviggiolo Romagnolo

    SAIBA MAIS

    Robiola di Castel San Giovanni

    SAIBA MAIS

    Squacquerone di Romagna DOP

    SAIBA MAIS

    Formaggio di Fossa di Sogliano

    SAIBA MAIS

    Grana Padano DOP

    SAIBA MAIS

    Parmigiano Reggiano DOP

    SAIBA MAIS

    Caciotta di Urbino

    SAIBA MAIS

    Enogastronomia 

    SAIBA MAIS
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram