DOC da Emilia-Romagna - RENO DOC/DOP
Vinhos Reno DOC/DOP
O DOC Reno é produzido na área de planície atravessada pelo rio Reno, nas províncias de Modena e Bologna entre Crevalcore e Savignano sul Panaro a oeste e Imola a leste. O DOC inclui vinhos brancos, fermo e frisantes: Bianco, Montuni e Pignoletto.
O mais característico destes vinhos é o Montuni, produzido a partir da vinha do Montù. As origens desta variedade ainda são incertas, como evidenciado pelas diferentes explicações de seu nome engraçado, que o ligam à Espanha, ou ao Montonico dell'Ascolano. Uma etimologia provavelmente mais correta afirma derivar o Montù do termo dialético bolonhês "molt'ù" que significa muitas uvas.
O regulamento que disciplina a produção dos vinhos com a Denominação de Origem Controlada Reno foi aprovado pelo DPR 22.06.1987 G.U. 6 - 09.01.1988 e modificado posteriormente por vários decretos ministeriais.
A denominação de origem controlada Reno abrange os vinhos Bianco (também nas versões Spumante e Frizzante), Pignoletto (também na versão Spumante) e Montuni (também na versão frizzante e Spumante).
Para os vinhos DOC “Reno” as uvas devem ser produzidas em área que abrange total ou parcialmente os Municípios de Imola, Dozza, Castel San Pietro Terme, Castelguelfo, Medicina, Ozzano dell’Emilia, Castenaso, Budrio, Granarolo dell’ Emilia, Bologna, San Lazzaro di Savena, Bentivoglio, San Giorgio di Piano, San Pietro in Casale, Pieve di Cento, Castelmaggiore, Argelato, Castello d’Argile, Casalecchio di Reno, Calderara di Reno, Sala Bolognese, Zola Predosa, Crespellano, Anzola dell’Emilia, San Giovanni in Persiceto, Sant’ Agata Bolognese, Crevalcore e Bazzano da província de Bologna e os Municípios de Ravarino, Nonantola, CastelFranco Emilia, San Cesario sul Panaro, Savignano sul Panaro.
Vejamos algumas características dos vinhos DOC Reno.
Sumário de terminologias
GAM = Graduação Alcoólica Mínima
T.I.C = Temperatura ideal para o consumo
1- Um quintale (q.l ) quintal é uma unidade de medida de massa equivalente a 100 kg. Não é utilizada pelo sistema Internacional de Medidas, mas muito difusa na Itália e Europa, e ainda de uso comum, sobretudo como medida dos produtos agrículas.
2 - Vinoso - Cheiro do local de preparação do vinho
3 - Grená - Cor próxima ao bordô
4 - Maceração carbônica é a transformação do açúcar contido nas uvas inteiras – ou seja, não esmagadas – em álcool sem a ação de leveduras. Cachos inteiros de uvas são dispostos no tanque de fermentação, tomando-se o cuidado para que as frutas não estejam partidas, não estejam com sua pele rompida.