A rádio digital da Região Italiana da Emilia-Romagna, dedicada aos emiliano-romanholos no mundo, inaugurada em 2006, foi a primeira rádio na internet de uma Região italiana que transmite utilizando a tecnologia podcasting.
A origem da rádio partiu de proposta feita pelos jovens reunidos na Assembleia Mundial dos Jovens Emiliano-Romagnolos em Montevideo em julho de 2004, que foi prontamente acolhida pelo Presidência da Região (Governador), pela Consulta dos emiliano-romanholos no mundo, pela Agência de Informação e pela Secretaria de Comunicações da Região.
A RadioEmiliaRomagna atualmente é um canal de informação da Secretaria da Cultura e Paisagem da Região da Emilia-Romagna.
O projeto e implantação da rádio foi realizado pela Agência de Informação e Comunicação do governo da Emilia-Romagna em colaboração com a Consulta degli emilianto-romagnoli nel mondo, tendo como curadora Cinzia Leoni que viveu na adolescência no Brasil.
Inicialmente a rádio contou com um repertório de reportagem com 14 temas diferentes, produzidos pela redação em colaboração com o Instituto dos Bens Culturais e Artísticos da Região da Emilia-Romagna, com a Radio Bruno (em relação aos programas de esporte e hit parade), com as Associações no exterior (que frequentemente fornecem os conteúdos para as reportagens dedicadas a emigração) e com a direção técnica da LTT de Parma.
A rádio oferece diariamente aprofundamentos em temas de criatividade em sinergia com EmiliaRomagnaCreativa.itu, o projeto regional de informação e de promoção cultural multimedia do qual faz parte.
Trata-se de um instrumento inovativo que oferece uma imagem atualizada da Região, narrando a história e os valores de seus cidadãos presentes e no exterior, onde frequentemente tiveram sucesso. A rádio permite à Região construir uma verdadeira ponte de realizações culturais e informativas, que pode aproximar o território ao resto do mundo e vice-versa, promovendo também uma visão multicultural da sociedade, onde a troca de informação, o conhecimento recíproco, são essenciais para o progresso e a convivência pacífica.
A Web Radio pode ser ouvida em qualquer parte do mundo e a qualquer horário, selecionando o tema e conteúdo de interesse. É esta a vantagem da tecnologia utilizada, o podcasting, que permite ao usuário descarregar automaticamente em pouco tempo os programas no próprio computador (o no leitor de mp3) com uma ótima qualidade de som.
Durante o primeiro ano a rádio obteve o prêmio "Best Cross Media Project" promovido e entregue pelo Bardi Web Award 2006. A premiação foi sobretudo pela relevância social da rádio que permite reforçar os vínculos com os emiliano-romanholos e os italianos no mundo, através de uma nova ótica de comunicação ("cross-mediale", como diz a palavra) capaz de narrar a realidade utilizando diversos meios.
A rádio pode ser acessada e escutada através do site www.radioemiliaromagna.it.
São diversas variedades de temas são apresentados e renovados semanalmente.
Inicialmente a rádio dividiu os conteúdos dos programas dentro das seguintes temáticas: Andar per musei, Parlando di Economia, Sport, Hit Parede, Una Città una storia, News, Protagonisti di Oggi e di Ieri, Racconti dal Autore, Sapori di Italia, Paesaggio dell´Anima, Eventi, Sguardo Altrove, Arti Musica e Spetacolo, que diziam não só a respeito às atividades que se desenvolvem na região (cultura, economia, espetáculos, atualidades, gastronomia, turismo), mas também ao mundo da emigração com as histórias das personalidades emiliano-romanholas do passado e do presente, através de reportagens e entrevistas. Trazia também notícias dos países de emigração graças ao envolvimento direto, como redação descentralizada, dos jovens descendentes de emiliano-romanholos residentes no exterior, que então colaboravam com o site ReportER, o site dos jovens emiliano-romanholos no mundo.
Atualmente os conteúdos dos programas estão divididos dentro dos seguintes tópicos: I dischi della mostra vita; Specchio delle mie trame, Spettacoli in Emilia-Romagna; La stanza dei libri; A Note Spiegate; A Teatro; Andare per ....; Cantine&culture; Cinema; Dance Land; Emilia-Romagna Music Commision; Eventi; IBS News; Lóra del vero sentire; La ricetta; Mostre; Nuove versione; Paesaggio dell’anima; Racconti d’autore.
Há ainda possibilidade de acesso ao arquivo dos programas relativos aos conteúdos que foram renovados e substituídos (La cultura del gusto, Andar per musei, Le vie dei sapore, Lo Sguardo Altrove Storie di Emigrazione, Los guardo degli altri, Made in ER, Magassini free Music, Mani di questa terra, Mei Web Radio, Musica, Palcoscenico, Prodotti tipici e sagre, Protagonisti, Radio Sonora, Settimana News, Scelte per voi, Turismo, Una città, Università).
Além do áudio é possível ter acesso ao texto dos programas, que pode servir de importante ferramenta para o aprendizado e aperfeiçoamento da língua italiana.
A rádio pode ser acessada e escutada através do site www.radioemiliaromagna.it., ou inscrevendo-se no podcasting, descarregando o específico aplicativo (RER).