DOC da Emilia-Romagna - COLLI DI ROMAGNA CENTRALE
Vinhos DOC Colli di Romagna Centrale
O regulamento que disciplina a produção dos vinhos com a Denominação de Origem Controlada Colli di Romagna Centrale foi aprovado pelo DM 29.09.2001 e Modificado pelo DM 30.11.2011.
A Denominação de Origem Controlada Colli di Romagna Centrale é reservada aos vinhos: “Colli Romagna Centrale” Bianco; “Colli Romagna Centrale” Rosso (também no tipo reserva); “Colli Romagna Centrale” Chardonnay (também na tipologia reserva); “Colli Romagna Centrale “Cabernet Sauvignon (também na tipologia reserva); “Colli Romagna Centrale” Sangiovese (também na tipologia reserva") e “Colli Romagna Centrale” Trebbiano.
A área de produção das uvas dos vinhos com a denominação de origem controlada Colli Romagna Centrale, localiza-se na província de Forlì-Cesena e inclui todo o território administrativo dos Municípios de Borghi, Castrocaro-Terra del Sole, Civitella, Dovadola, Galeata, Meldola, Mercato Saraceno, Modigliana, Montiano, Predappio, Roncofreddo, Rocca San Casciano, S. Sofia, Sarsina, Sogliano, Tredozio e a parte a sul da SS. nº 9 (Via Emilia) do território administrativo dos municípios de Bertinoro, Cesena, Forlì, Forlimpopoli, Longiano e Savignano sul Rubicone.
Seguem algumas características de cada um dos vinhos DOC Colli Romagna Centrale.
GAM = Graduação Alcoólica Mínima
T.I.C = Temperatura ideal para o consumo
1- Um quintale (q.l ) quintal é uma unidade de medida de massa equivalente a 100 kg. Não é utilizada pelo sistema Internacional de Medidas, mas muito difusa na Itália e Europa, e ainda de uso comum, sobretudo como medida dos produtos agrículas.
2 - Vinoso - Cheiro do local de preparação do vinho
Confira alguns vinhos DOC Colli Romagna Centrale