Visit our FacebookVisit our InstagramVisit our YouTube channel
fale @ emiliaromagnabrasil.com.br
  • Artesanato da Emilia-Romagna :: Caveja

    A Caveia também conhecida por Caviglia cou Caveja Canterina é o símbolo mais folclorístico da Romagna.
    O termo vem da tradição camponesa, e indica uma barra de ferro forjado que termina no topo em uma placa ("boletim") decorada com anéis e imagens alegóricas. Os símbolos mais comuns, inseridos entre os elementos decorativos, são os do galo, da lua crescente, do sol, da águia e de alguns símbolos cristãos, como a cruz e a pomba.
    O termo correspondente em italiano é "cavicchia" ou "cavicchiolo", referindo-se à sua forma típica e seu uso.


    Origem 

    A origem da caveja é muito antiga. Seu ancestral pode ser a parte de uma carruagem babilônica de 5.400 anos atrás, encontrada na Mesopotâmia. Ou, no entanto, aquele retratado na carruagem do faraó Ramsés II. Provavelmente foi trazida do Egito para a Romagna por um legionário romano, que ali se estabeleceu. No final da parada do exército, os legionários, depois de terem lutado em vários lugares, recebiam lotes de terras conquistadas como "pensão".

    Utilidade

    A caveja era uma peça de sustentação e tração do carro agrícola, significando trabalho e prosperidade. As representações das Cavéie mudam de lugar para lugar.
    Os anéis redondos ou quadrangulares da caveja devem soar vivos. Quanto mais numerosos os anéis, mais prestigioso é a caveja.
    Como o som de cada caveja era diferente, os camponeses reconheciam, sem ver, a carroça que passava.
    Ao longo do temo a caveja assumiu também na cultura popular um simbolismo mágico, sacro religioso (propiciatórias). Afugentava temporais e intempéries que poderiam afetar as plantações e a colheita, previa com antecedência o sexo do nascituro, era auspicioso nas casas dos recém-casados, protegia as pessoas dos maus-olhados, atraia a capturava abelhas e outros milagres semelhantes. Além disso, durante a Semana Santa, as argolas do caveja eram amarradas de quinta-feira a sábado santo, como se fazia nos sinos das igrejas.
    Antigamente era costume, no final de fevereiro, homenagear com uma caveja à mais bela das moças que dançavam ao redor das fogueiras acesas nos campos.

    Símbolo da Romagna

    No início do século XX, Aldo Spallicci, médio e poeta dialetal da Romanga, elevou a caveja como símbolo da Romagna. Em 1912 o médico Bertinorese publica a coleção poética La Caveja dai anëll; desde então a " caviglia dalle anelle" saiu do restrito ambiente rural e passou a fazer parte do mundo literário.

    Uso atual

    Atualmente a caveja é usada apenas em procissões históricas em que a canga com bois ainda está presa à carroça. Também é amplamente utilizada como representação. Muitas empresas da Romagna (especialmente - mas não apenas - aquelas estritamente ligadas ao território, como restaurantes, hotéis ou negócios artesanais), adotam a própria caveja em seu logotipo, ou em um detalhe ou em uma reformulação gráfica.
    La Caveja é o símbolo da Romagna, mas para quem não é da Romagna, o que é exatamente?
    Originalmente uma simples ferramenta de trabalho usada na junta de bois, mas com o tempo foi embelezada, graças à habilidade dos artesãos, e enriquecida de significados, a ponto de ser investida de poderes mágicos.
    Gabriell nos conta tudo entre história, lendas e curiosidades. Assista ao video

    Algumas imagens da Caveja - Caviglia - Caveja Canterina

    Conheça o Artesanato da Emilia-Romagna 

    Arte da Cerâmica
    Mosaico e Pedra
    Estamparias Romagnolas
    Trabalho na madeira
    Artesanato Musical 
    Metais 
    Vime - Junco: As fibras naturais
    La Caveja - Folclore Romagnolo
    Enogastronomia

    Descubra este tesouro: O Patrimônio cultural da Emilia-Romagna

    Artesanato

    SAIBA MAIS

    Enogastronomia

    SAIBA MAIS

    Turismo

    SAIBA MAIS
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram