DOC da Emilia-Romagna - Lambrusco di Sorbara DOC
Vinho Lambrusco di Sorbara DOC/DOP
O regulamento que disciplina a produção dos vinhos com a Denominação de Origem Controlada Lambrusco di Sorbara foi aprovado pelo DPR 01.05.1970 G.U. 206 - 17.08.1970 e modificado posteriormente por vários decretos ministeriais.
A denominação de origem controlada Lambrusco di Sorbara abrange as seguintes tipologias Lambrusco di Sorbara rosso spumante; Lambrusco di Sorbara Rosato spumante; Lambrusco di Sorbara rosso frizzante e Lambrusco di Sorbara Rosato frizzante.
Para os vinhos DOC Lambrusco di Sorbara as uvas devem ser produzidas em área que abrange totalmente a área administrativa dos municípios de Bastiglia, Bomporto, Nonantola, Ravarino, San Prospero, todos da província di Modena, e parcialmente o território administrativo dos municípios de Camposanto, Carpi, CastelFranco Emilia, Modena, Soliera, San Cesario sul Panaro, também na província di Modena.
Vamos verificar as características principais de cada tipologia:
Sumário de terminologias
GAM = Graduação Alcoólica Mínima
T.I.C = Temperatura ideal para o consumo
1- Um quintale (q.l ) quintal é uma unidade de medida de massa equivalente a 100 kg. Não é utilizada pelo sistema Internacional de Medidas, mas muito difusa na Itália e Europa, e ainda de uso comum, sobretudo como medida dos produtos agrículas.
2 - Vinoso - Cheiro do local de preparação do vinho
3 - Grená - Cor próxima ao bordô
4 - Maceração carbônica é a transformação do açúcar contido nas uvas inteiras – ou seja, não esmagadas – em álcool sem a ação de leveduras. Cachos inteiros de uvas são dispostos no tanque de fermentação, tomando-se o cuidado para que as frutas não estejam partidas, não estejam com sua pele rompida.