PROVÍNCIA DE MODENA
O território da província de Modena estende-se por 2.689 Km2, dos pontos mais altos das elevações dos apeninos até a baixa planície do rio Pó. A população provincial é dividida em 47 cidades que em 2022 somavam 702.787 habitantes (ISTAT), a segunda mais populosa após a Città Metropolitana di Bologna. As cidades mais populosas da província após a capital são: Carpi, Sassuolo, Formigine, Castelfranco, Emilia, Mirandola e Vignola.
Liites territoriais: ao norte com a Região da Lombardia (provincia de Mantova), a leste com a província de Ferrara e com a città metropolitana di Bologna, ao sul com a Região da Toscana (províncias de Lucca e Pistoia), a oeste com a província de Reggio Emilia.
Como outras províncias emilianas, a província de Modena é claramente dividida em:
1. uma área plana (a bassa - baixa): vai aproximadamente da parte norte da Via Emilia até a fronteira com a Lombardia (território de Mirandola e Finale Emilia);
2. uma zona pré montanha e colinar: território que vai de Vignola-Maranello-Formigine-Sassuolo até a Via Emilia no norte;
3. uma área montanhosa, o Frignano: de Serramazzoni ao cume dos Apeninos Toscano-Emilianos, que inclui o pico mais alto dos Apeninos do norte, o Monte Cimone (2165 m de altitude); a parte mais alta deste território é o parque regional dos Altos Apeninos Modeneses.
A Província de Modena possui seis Unioni dei Comuni (união de comunas/municípios):
Unione dei Comuni dell'Area Nord formada pelas Comunas (municípios) de Camposanto, Cavezzo, Concordia sulla Secchia, Finale Emilia, Medolla (sede administrativa da Unione), Mirandola, San Felice sul Panaro, San Possidonio e San Prospero;
Unione Terre d'Argine composta pelas Comunas (municípios) de Campogalliano, Carpi (sede administrativa da Unione), Novi di Modena e Soliera;
Unione del Sorbara composta pelas Comunas (municípios) de Bastiglia, Bomporto (Sede administrativa da Unione), Ravarino, Nonantola, San Cesario sul Panaro e Castelfranco Emilia;
Unione Terre di Castelli composta pelas Comunas (municípios) de Castelnuovo Rangone, Castelvetro di Modena, Guiglia, Marano sul Panaro, Savignano sul Panaro, Spilamberto, Vignola (sede administrativa da Unione) e Zocca;
Unione dei Comuni del Distretto Ceramico, composta pelas Comunas (municípios) de Fiorano Modenese, Formigine, Frassinoro, Maranello, Montefiorino, Palagano, Prignano sulla Secchia e Sassuolo (sede administrativa da Unione).
Possui ainda a Comunità montane (Comunidade de Montanha) que congrega a Unione dei Comuni del Frignano, que compreende as Comunas (municípios) de Fiumalbo, Fanano, Lama Mocogno, Montecreto, Pavullo nel Frignano (sede administrativa da Unione), Pievepelago, Polinago, Riolunato, Serramazzoni e Sestola.
Foram suprimidas as Comunità montane Modena Est, que compreendia os municípios de Guiglia, Marano sul Panaro, Montese e Zocca; e a Unione di Comuni Montani Valli Dolo, Dragone e Secchia (ex Comunità montana Modena Ovest), che compreendia os municípios de Frassinoro, Montefiorino, Palagano e Prignano sulla Secchia.
A província é considerada a capital das quatro rodas: em Maranello é o centro mundial dos motores. A Galeria Ferrari visitada todos os anos por mais de 180.000 pessoas foi inaugurada em 1990 bem perto dos estabelecimentos da Ferrari e da pista de Fiorano.
Os centros agrícolas de Castelfranco Emilia, Vignola, onde bem conhecida é a sua produção de cereja, Carpi, também centro zootécnico e industrial (estabelecimentos alimentares, têxtil, metalúrgico e de madeira), Formigine (também centro de indústrias alimentícias e da cerâmica), destacam-se também pela beleza arquitetônica.
Castelfranco Emilia, que de modesto vilarejo foi elevado a borgo fortificado no início do séc. XIII, reúne coleção de arqueologia e folclore e o museu do trabalho camponês. Vignola, conserva a fortaleza construída no séc.XIV sobre as ruínas de um antigo castelo e o palácio Boncompagni (Séc.XVI-XVII).
Carpi, tem marcas da presença pré-romana e romana. No centro da cidade, que conserva aspectos do fim da Idade Média, pode-se admirar o Castelo dei Pio, o Pórtico longo (1.505), a catedral, o Pórtico do Grão e a igreja de S. Maria (751).
Centro de produção de cerâmica é a cidade de Sassuolo, que conserva o palácio dos Estensi (séc.XVI) e as termas da Salvatola.
A região ainda oferece belezas naturais como o parque de Sassi e Rocca Malatina.
Por fim, na província de Modena o saborear é uma emoção única, visitas e degustações em fábricas e restaurantes exalta os sabores com propostas cativantes, o Azeite Balsâmico Tradicional de Modena, o Parmesão Reggiano e os Lambruscos são só a ponta do iceberg.