DOC da Emilia-Romagna - OS DOC DA PROVÍNCIA DE MODENA
Vinhos DOC da Província de Modena
A província de Modena cobre o território compreendido entre os rios Panaro e Secchia, que vai dos Apeninos ao Pó. A sua longa história sempre foi fundada na agricultura, nos valores tradicionais e nos costumes locais. Aqui, os produtos típicos não são apenas recursos econômicos, mas também sinais do vínculo entre as pessoas e suas terras. Entre eles, o Lambrusco é, sem dúvida, aquele que melhor reflete as virtudes do povo de Modena: honesto, enérgico, teimoso, espumante, genuíno, divertido, informal, versátil, ocupado, mas nunca muito exigente.
O Lambrusco de Modena vem de uma família de cepas, as mais importantes são o Lambrusco di Sorbara, o Lambrusco Salamino di Santa Croce e o Lambrusco Grasparossa di Castelvetro. Desde 1970, cada uma destas cepas dá origem a um vinho DOC diferente, com características distintivas relacionadas ao patrimônio genético, mas também ao solo e ao microclima dos vários terroir. As videiras das planícies produzem um vinho de cor clara, com uma forte mineralidade que melhora as suas fragrâncias limpas e o sabor seco. As vinhas das colinas ao sul da Via Emilia, por outro lado, produzem um vinho mais escuro e intenso, com uma espuma violeta de curta duração.
Os vinhos de Denominação de Origem Controlada da região de Modena podem ser subdivididos em DOC Modena ou DOC di Modena; Lambrusco Salamino di Santa Croce DOC; Lambrusco di Sorbara DOC e Lambrusco.