Visit our FacebookVisit our InstagramVisit our YouTube channel
fale @ emiliaromagnabrasil.com.br
  • Turismo: Comune di Rimini

    Rimini, capital da província, com 150.075 habitantes em 2022 (ISTAT), primeiro balneário da Itália (1843), teve seus encantos homenageados nos primeiros filmes de Federico Fellini, que aí nasceu e viveu até a juventude.
    Localidade balneária por excelência na Riviera Adriática, Rimini está localizada na faixa sul da Romagna entre o Mar Adriático e as colinas suaves dos Apeninos, onde, a apenas 20 km de distância, desponta o Monte Titano fica com a República de San Marino.
    Hoje, é o maior balneário litorâneo da Europa, sua avenida beira mar, com quase 15 km, subdividida em 10 frações ou distritos, está repleta de locais de atração, bares e restaurantes. As praias lotadas são limpas e bem cuidadas, mas são cobrados ingressos pois se trata de praias particulares.
    Rimini não é só lugar de férias, é na realidade uma cidade de arte fascinante, que testemunha a antiga Roma e o Renascimento. Tanta agitação contrasta com a tranquilidade do agradável bairro antigo da cidade cortado por graciosas ruas de pedras e ocupado por prédios e monumentos medievais e renascentistas.
    PORQUE VISITAR RIMINI : Importância histórica e cultural
    Há mais de 160 anos, Rimini está na memória e nos sonhos de gerações de turistas. O segredo do seu sucesso são a simpatia, hospitalidade dos locais de atração e dos seus habitantes, um território famoso pelos seus 15 km de praia, 230 coloridos estabelecimentos balneários, mais de 1000 hotéis e parques de diversões, mas também pelos seus 2000 anos de história e um pequeno tesouro da arte.
    Aqui o mar é um modo de vida, é a cenografia dos filmes de Fellini, é o mito da diversão de verão que se renova a cada dia, é a magia das brumas do inverno. Mas antes de tudo isso, Rimini era uma cidade cobiçada e disputada, a capital de uma Senhoria, uma Corte,  aquela dos Malatestas, encruzilhada de culturas das quais preserva testemunhos antigos e preciosos.
    O centro é a alma histórica da cidade, onde se encontram os principais monumentos. Seus tesouros artísticos incluem obras-primas únicas que vão do período romano ao renascentista. Um lugar para conhecer seguindo os impressionantes e sugestivos vestígios deixados por vinte séculos de história como o Arco de Augusto, a Ponte de Tibério, o Castel Sismondo, o Templo Malatesta, a Piazza Romana Tre Martiri ou a medieval Piazza Cavour, o anfiteatro romano, para terminar com o Museu da cidade que preserva o seu passado, através de mais de 1500 obras, e o sítio arqueológico da 'Domus del Chirurgo' com o excepcional equipamento cirúrgico-farmacêutico, que chegou intacto desde a época romana.
    Rimini é também a cidade do Teatro “Amintore Galli”, obra-prima neoclássica de Luigi Poletti, inaugurado por Giuseppe Verdi em 1857 com L'Aroldo; um dos exemplos mais significativos da arquitetura teatral do século XIX, danificada pelos bombardeios de 1943 e agora, depois de décadas de abandono e uma renovação total, está novamente aberto ao público. 
    Também não se deve perder o novo museu de arte contemporânea PART - Palazzi dell'arte di Rimini, inaugurado em 24 de setembro de 2020 para devolver à cidade, em um projeto unitário, a requalificação para fins culturais de dois edifícios históricos no coração de Rimini com a localização permanente da coleção eclética de obras de arte contemporânea doadas à Fundação San Patrignano. Uma coleção resultante da primeira grande iniciativa de doação italiana e que hoje enriquece o coração histórico de Rimini com obras de sabor internacional.
    Um concentrado de beleza que a cidade há alguns anos vem recuperando e valorizando e que em 2021 se completou com a inauguração do Museu Fellini, um amplo centro museológico de nova concepção e o maior projeto museológico dedicado ao gênio de Federico Fellini, que nasceu em Rimini em 1920.
    Um passeio descalço à beira-mar, para conversar ou meditar, é certamente emocionante todos os dias do ano, na excelente organização do verão ou na melancolia solitária do inverno.
    Sempre nasceram nesta cidade laboratórios das últimas tendências: street bar, happy hour, aperitivos na praia, jantares à beira-mar, esportes do futuro ou caminhada nórdica na areia. Tem divertimento para todos os gostos e todas as idades.
    E para quem quer combinar férias e bem-estar, com vista para a praia fica o RiminiTerme, um centro de última geração para o bem-estar do corpo e da mente.
    Rimini é também a cidade de congressos e grandes eventos. Concluída em 2001 e ampliada em 2017, a Feira de Rimini é um dos maiores distritos de exposições da Itália em termos de superfície, também equipado com uma estação ferroviária na linha Milão-Bari, enquanto o Palacongressi, inaugurado em 2011, é uma das estruturas mais versáteis, elegantes e vanguardistas a nível internacional.
    Quer você durma em uma barraca ou em uma suíte do Grand Hotel favorito de Federico Fellini, Rimini é certamente um bom lugar para visitar.

    QUARTO COM VISTA - Curiosidade 
    Sabe-se que Federico Fellini tinha sua suíte no Grand Hotel de Rimini que comunicava com a de Giulietta Masina, talvez nem todos saibam que no quarto 302 do Hotel Villa Adriática, Gabriele D'Annunzio encontrou a Eleonora Duse, fato reportado por todos os jornais da época. Como nem todos sabem que há alguns anos George Clooney dormiu no Hotel Gradisca, que por acaso estava com um grupo de amigos motociclistas.
    ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS  - NÃO DEIXE DE FAZER/VER
    Antes de sair da cidade, não deixe de dar um passeio até a Marina de Rimini, uma das marinas mais bonitas e vanguardistas do Mediterrâneo, com uma passarela elevada de mais de 1.300 metros. que se projeta para o mar.
    Para descobrir a vida e as tradições dos marinheiros e pescadores, pode explorar o Porto Canale ou fazer uma visita ao grande mercado de peixe.
    GASTRONOMIA - Na mesa 
    Os apreciadores de uma boa mesa são aconselhados a provar uma verdadeira piadina de Rimini. que é de fato mais fina e cada um a recheia como quer: de presunto e mussarela a ervas do campo até com chocolate.
    Em Rimini cidade de mar e de cultura, pode-se encontrar sabores incomuns como o peixe azul do Adriático , cozido com imaginação ou com a Saba, bebida obtida do mosto de vinho, servido com verduras. Não esquecendo também do vinho tinto Sangiovese.
    Percorrer as rotas da Rota do Vinho e Sabores das Colinas de Rimini é uma ótima maneira de descobrir pratos e receitas do passado.
    PARA SE DIVERTIR
    Rimini nunca dorme, porque aqui você vive de dia e de noite. Mas a diversão é alegre e nunca transgressora.
    A vida noturna de Rimini ilumina-se todas as noites em vários pontos da cidade, na zona portuária, na Marina Centro, onde existem discotecas da moda, no passeio marítimo ou na praia.
    Mas o centro histórico também está repleto de adegas, pubs e restaurantes, em particular a área da Vecchia Pescheria na Piazza Cavour, ponto de encontro durante todo o ano ou as ruas estreitas de Borgo San Giuliano.
    PARA MANTER A FORMA
    Dos esportes da moda a jogos imperdíveis na praia, como vôlei de praia o beach tennis, até novidades a serem descobertas, como padel, speedminton ou caminhada nórdica na praia, em Rimini você pode praticar qualquer esporte.
    Clubes, sociedades, federações sempre a escolhem como local para eventos, competições, encontros, campeonatos ou para apresentar as últimas novidades. 
    O território nos últimos anos tem se equipado cada vez mais para ser 'bike-friendly', dotando-se de inúmeras ciclovias e serviços dedicados e também graças ao novo Parco del Mare, o grande projeto de reurbanização da orla marítima de Rimini que, avançando passo a passo, , está transformando os 16 quilômetros da orla de Rimini com mais espaços ao ar livre e serviços dedicados ao bem-estar e qualidade de vida, como ilhas de fitness, onde a atividade física ao ar livre é praticada.
    EVENTOS IMPORTANTES
    A Riviera de Rimini é uma explosão de eventos ao longo do ano: shows, festivais de teatro e cinema, exposições de arte, competições esportivas, encontros culturais, festivais e encontros de todos os tipos, sem esquecer os mercados tradicionais.
    O verão de Rimini é pontuado por eventos dedicados ao entretenimento, cultura, esporte, música, tradição e comida e vinho, enquanto a Noite Rosa, todos os anos, em julho, celebra o 'Réveillon de verão'.
    Não perca o 31 de dezembro, há alguns anos o final do ano para os italianos por excelência.
    INFORMAÇÕES ÚTEIS E DICAS
    Se você quiser fazer um passeio pelo centro histórico e descobrir uma Rimini inesperada, entre em contato com o Museu da Cidade: em qualquer época do ano, eles poderão mostrar as iniciativas para adultos e crianças, sozinhos ou em grupos relacionados à arte de Rimini e cultura.
    Os postos de informação podem fornecer informações sobre visitas guiadas que tocam os monumentos mais significativos da cidade.
    O QUE VER NOS ARREDORES
    A poucos quilômetros do mar, um esplêndido interior, sobre o qual reinaram os senhores de Malatesta e Montefeltro, abre-se ao longo dos vales dos rios Marecchia e Conca. A paisagem preserva inúmeras fortalezas e castelos, tradições milenares e sabores únicos.
    Essas mansões também são reproduzidas no divertido jogo aquático do parque temático Itália em miniatura, espetacular Itália em escala com 272 reproduções perfeitas, onde você pode até navegar pelos canais de uma Veneza realista.
    A Riviera Romagnola também tem o maior número de parques temáticos da Europa: de Ravenna a Cattolica são dezoito. Entre os mais conhecidos: Fiabilandia (para os menores), Oltremare, Mirabilandia e Aquafan.

    Videos sobre Rimini

    Rimini tra Mare e Centro Storico
    RIMINI dai Romani ai Malatesta,
    Rimini su misura
    Rimini, um “menu” de atrações
    Rimini - cosa vedere - Top 10
    Luoghi d'incanto - Il Grand Hotel e la nascita del turismo balneare a Rimin

    Imagens de Rimini

    Aqui serão retratadas algumas imagens selecionadas de fotos tiradas por emiliano-romagnoli e sócios das Associações Brasileiras por ocasião de viagem pela Emilia-Romagna a turismo ou para partcipação a projetos e iniciativa da Consulta degli Emiliano Romagnoli nel Mondo. Um retrato parcial das belezas de Rimini.

    Rimini suas belezas e atrações 

    Conheça outras localidades turísticas da Emilia-Romagna

    Ravenna

    SAIBA MAIS

    Ferrara

    SAIBA MAIS

    Reggio Emilia

    SAIBA MAIS
    starstar-emptychevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram