DOC da Emilia-Romagna - OS DOC DA PROVÍNCIA DE REGGIO EMILIA
Vinhos DOC da Província de Reggio Emilia
A província de Reggio Emilia é juntamente com a de Modena, terra do Lambrusco. Desde os tempos romanos o Lambrusco tem sido parte integrante da economia da região: os brotos das videiras eram amarrados como guirlandas entre uma árvore e outra e até hoje é possível encontrar algumas videiras "casadas" com um Olmo (tipo de árvore).
Dentro da província de Reggio Emilia, as Colinas de Scandiano (Colli di Scandiano) e Canossa, são conhecidas há séculos pela qualidade dos vinhos que produzem. No século XV, a Grã-Duquesa da Toscana, esposa de Francesco I dei Medici, anotou em seu diário de viagem: "O bom vinho de Scandiano, fresco e frisante". O sucesso destes vinhos era tal que logo se tornou objeto de exportação, como afirma Venturi em sua análise do setor vitivinícola no século XVIII, também oferecendo sua opinião: "em fragrância, em espírito e sabor, superam os outros vinhos feitos de Rimini a Piacenza, então os estrangeiros os compram com prazer".
O Lambrusco é a videira principal nesta área. No entanto, não se deve esquecer algumas outras variedades que dão origem a um vinho excelente e muito distintivo, como a intensa e aromática Malvasia di Candia e a autóctone Spergola.
Os vinhos DOC da Província de Reggio-Emilia estão assim divididos: Reggiano DOC Lambrusco; Reggiano DOC Lambrusco Salamino; Reggiano DOC Rosso; Reggiano DOC Bianco Spumante; Colli di Scandiano e Canossa DOC; Colli di Scandiano e Canossa DOP Bianco.