DOC da Emilia-Romagna - COLLI DI RIMINI
Vinhos DOC Colli di Rimini
O regulamento que disciplina a produção dos vinhos com a Denominação de Origem Controlada Colli di Rimini foi aprovado pelo DM 19.11.1996 e modificado pelos DM 05.05.1997; 24.07.2009 e 30.11.201.
A área de produção das uvas dos vinhos com denominação de origem controlada "Colli di Rimini", está localizado na província de Rimini e inclui todo o território dos municípios de Coriano, Gemmano, Mondaino, Monte Colombo, Montefiore Conca, Monte Gridolfo, Montescudo, Morciano di Romagna, Poggio Berni, Saludecio, San Clemente, Torriana e Verucchio. Inclui também parte do território administrativo dos municípios de Cattolica, Misano Mar Adriático, S. Giovanni em Marignano, Riccione, Rimini e Santarcangelo di Romagna.
A denominação de origem controlada "Colli di Rimini" é reservada aos seguintes vinhos brancos e tintos: "Colli di Rimini" rosso; "Colli di Rimini" bianco; "Colli di Rimini" Cabernet Sauvignon (também no tipo reserva); "Colli di Rimini" Biancame; "Colli di Rimini" Rebola (também nos tipos seco, amabile, doce e passito); “Colli di Rimini” Sangiovese (também nos tipos superiore e reserva).
Nesta zona encontramos um dos vinhos típicos da Emilia-Romagna: o Rebola.
Rebola é o nome que na região de Rimini é dado à cepa Pignoletto, difundida por séculos na área. A partir desta uva é obtido um vinho frutado e aveludado, versátil em combinações e capaz seja de adquirir complexidade com uma passagem em madeira quanto agradar o paladar sem se cansar na versão passito. As suas principais características são a cor que varia do amarelo palha na versão seco ao âmbar do passito, o aroma é característico e delicadamente frutado e o sabor é harmonioso, agradável e característico, com diferentes nuances dependendo se seja seco, doce ou passito.
A uva Rebola esteve presente desde a antiguidade no território de Rimini. Os primeiros documentos, datados de 1378, chamam de "Ruibola ou Greco", porque era uma das cepas provenientes da área helênica, com semelhança com as uvas até então denominadas Greco ou Grechetto presentes em outras regiões italianas.
Mais recentemente, a pesquisa científica verificou a identidade desta uva com o Pignoletto difundido nas Colinas bolonhesas (Colli Bolognesi) e com o Grechetto di Todi típico da Umbria.
Vamos apontar algumas características de cada um dos vinhos DOC das colinas de Rimini.
GAM = Graduação Alcoólica Mínima
T.I.C = Temperatura ideal para o consumo
1- Um quintale (q.l ) quintal é uma unidade de medida de massa equivalente a 100 kg. Não é utilizada pelo sistema Internacional de Medidas, mas muito difusa na Itália e Europa, e ainda de uso comum, sobretudo como medida dos produtos agrículas.
2 - Vinoso - Cheiro do local de preparação do vinho
Confira alguns vinhos DOC Colli di Rimini