Visit our FacebookVisit our InstagramVisit our YouTube channel
fale @ emiliaromagnabrasil.com.br
  • Turismo: Comune di Ravenna

    Situada a poucos quilômetros do Mar Adriático e suspensa no coração da Romagna, Ravenna é um tesouro de arte, história e cultura com um passado antigo e glorioso por trás.
    Ravenna, capital da província, com 156.080 habitantes em 2022 (ISTAT), é uma cidade de grande fascínio, que mantém no ouro dos seus mosaicos a luz da antiga Bizâncio.
    Além da extraordinária riqueza do seu património monumental, os poucos quilômetros que a separam da costa adriática tornam-no num destino sugestivo para relaxar, divertir-se, bem como um local ideal para caminhar imerso na natureza.
    Graças a uma organização eficiente de serviços e uma gama muito ampla de opções, Ravenna e seu território podem oferecer a tranquilidade de umas férias personalizadas.
    Sol e relaxamento, mar, jogos, desporto e fitness, excursões e parques temáticos são apenas alguns dos ingredientes que a cidade pode oferecer, acompanhados por uma variada e saborosa oferta gastronômica e vinícola.

    PORQUE VISITAR RAVENNA : Importância histórica e cultural
    Ravenna ganhou poder no século 1º a.c. sob o domínio do Imperador Augusto, que construiu um porto e uma base naval na cidade vizinha de Classis. Com o declínio de Roma, a partir do início do século 5 d.C. Ravenna foi a capital três vezes: nas últimas fases do Império Romano do Ocidente (402-403), durante o reinado dos godos de Teodorico (493-526), e finalmente sob o domínio bizantino (553-751).
    A imponência daquele período deixou um grande patrimônio de monumentos na cidade: oito edifícios foram declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco, ricos de mosaicos primitivos, que abrangem os anos de governo romano e bizantino, proporcionando comparações entre desenhos de inspiração clássica e motivos bizantinos mais tardios.
    Ravenna também preserva os restos mortais do Pai da Literatura Italiana Dante Alighieri e mantém sua memória viva ao longo do ano com eventos importantes.
    O território da cidade tem uma notável variedade de paisagens (Ravenna é o segundo maior município da Itália por extensão), algumas de extrema beleza: grandes campos cultivados, vales e canais ladeados por redes de pesca características e florestas de pinheiros centenários com vista para praias de areia com toda estrutura.
    Seus 35 quilômetros de costa abrigam nove balneários, cada um com suas peculiaridades e características, adequados para qualquer tipo de estadia.
    Para os amantes da natureza e das excursões é possível mergulhar nas belezas naturais do Parque Delta do Pó, onde se refugiam espécies raras de aves.
    Por exemplo, você pode optar pelo Oásis de Punte Alberete, os pinhais históricos de San Vitale e Classe, o Museu NatuRa de Sant'Alberto, os vales do sul de Comacchio ou os belos oásis de Ortazzo e Ortazzino e a área da foz do Bevano.
    ATRAÇÕES TURÍSTICAS 
    Além da possibilidade de visitar todos os oito monumentos da Unesco (Basílica de San Vitale, Mausoléu de Galla Placidia, Batistério Neoniano, Capela de Sant'Andrea, Battistero degli Ariani, Basílica de Sant'Apollinare Nuovo, Mausoléu de Teodorico, Basílica de Sant' Apollinare in Classe), a oferta cultural de Ravenna é rica e diversificada em todas as estações.
    Pode optar pelo MAR - Museu de Arte da cidade que oferece exposições periódicas de grande visibilidade e alberga várias coleções permanentes, incluindo a Coleção de Mosaicos Contemporâneos; o Museu Tamo com toda a aventura do Mosaico, alojada no complexo San Nicolò, com sua exposição permanente dedicada à arte dos mosaicos desde os tempos antigos até a época contemporânea; o Museu Nacional de Ravenna com seu variado complexo de coleções, incluindo achados de escavações romanas e bizantinas.
    A estes juntam-se o Museu Arquiepiscopal, o Museu Dante com relíquias relacionadas com o culto e fama de Dante Alighieri e o Museu Byron, ligado à memória do poeta inglês, com gravuras, documentos, objetos do Risorgimento e memórias dos acontecimentos relacionados a Anita Garibaldi em Ravenna e o culto que dela derivou.
    Absolutamente imperdível é a evocativa "Zona do Silêncio" no centro histórico. Esta área identifica o Túmulo de Dante Alighieri, o Quadrarco di Braccioforte e a Basílica de San Francesco. Durante todo o mês de setembro, celebrações e eventos espetaculares são realizados nesses locais em homenagem ao Poeta Supremo.
    Nas salas silenciosas da Biblioteca Classense pode-se ver relíquias de Lord Byron e muitas outras figuras históricas importantes que ficaram na cidade, bem como uma coleção interminável de livros que a tornam uma das instituições bibliotecárias mais prestigiadas da Itália.
    Os jardins públicos da cidade enquadram a Loggetta Lombardesca do século XVI, sede do Museu MAR e sede do Planetário. A Rocca Brancaleone, da época veneziana, abriga um exuberante jardim e uma arena para apresentações ao ar livre.
    Como evidência da importância de Ravenna entre os séculos V e VI, os preciosos mosaicos preservados em seus antigos edifícios cristãos primitivos e bizantinos permanecem, incluídos na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO pelo valor universal, singularidade e maestria de sua arte em mosaico.
    Ao lado deles, outros locais de interesse artístico e arqueológico contribuem para a reconstrução da história antiga da cidade, como a Domus dei Tappeti di Pietra, o Antigo Porto de Classe e o recente Classis Ravenna - Museu da Cidade e Território.
    GASTRONOMIA - Na mesa 
    A arte de comer bem em Ravenna tem raízes sólidas que se aprofundam no saber típico camponês da Romagna: produtos simples e genuínos que se baseiam em sabores e aromas locais e tradicionais, capazes de conquistar até os paladares mais difíceis.
    A piadina da Romagna, cappelletti com ragù, passatelli in brodo, figos caramelizados com squacquerone são alguns dos pratos típicos da cidade, sem esquecer um bom copo de Sangiovese Superiore.
    PARA SE DIVERTIR
    São tantos lugares no centro histórico, muitos locais para a diversão. Do histórico Ca 'de Vèn ao mais moderno Mercado Coberto, há muitos locais no centro histórico onde pode desfrutar de um bom prato ou mesmo de um aperitivo com os amigos.
    Atrás da estação ferroviária, a região de Darsena é um ponto de encontro de amigos e familiares, mas também de jovens e desportistas. Os inúmeros locais e amplos espaços abertos coloridos pela arte de rua tornam este bairro muito sugestivo e fascinante.
    Durante o verão, a maior parte da vida noturna da cidade desloca-se para as estâncias balneares do litoral com concertos ao vivo e inúmeros eventos agendados até tarde da noite, capazes de satisfazer todos os gostos e tendências.
    EVENTOS IMPORTANTES
    Todos os anos, no início do verão, o Ravenna Festival oferece um rico calendário com os melhores artistas e maestros a nível internacional: desde a música clássica à contemporânea, sem esquecer o teatro e a dança.
    O evento também continua durante o período de outono, quando, graças à Trilogia de Outono, três óperas diferentes são encenadas no mesmo palco, noite após noite.
    Por mais de vinte anos, nas noites de verão, alguns dos mais belos monumentos da Unesco de Ravenna abrem suas portas para todos os turistas e amantes da arte graças à iniciativa Mosaico di Notte.
    Também no verão, dois festivais de música com um denominador comum são imperdíveis: na praia. O primeiro é o Beaches Brew Fest programado no esplêndido cenário da praia de Marina di Ravenna que naqueles dias se torna um ponto de referência para a comunidade internacional de fãs da música chamada "indie".
    O segundo é o Spiagge Soul, o festival generalizado, totalmente gratuito, que desde 2009 anima os verões das praias de Ravenna em nome da música soul.
    Setembro, por outro lado, é tradicionalmente o mês inteiramente dedicado à memória do Poeta Supremo Dante Alighieri com eventos culturais e leituras internacionais da Divina Comédia.
    O segundo fim de semana de outubro Ravenna se ilumina com a Notte d'Oro, a noite branca da cidade com shows dedicados à cultura e entretenimento.
    A cada dois anos, de outubro a novembro, acontece a Bienal do Mosaico Contemporâneo, com obras e artistas de todo o mundo que se reúnem para a ocasião na capital dos mosaicos.
    Para encerrar o ano durante as férias de Natal Ravenna em Luce, um caminho de visita e deslumbramento pelas ruas do centro histórico para admirar extraordinárias criações de luz, fruto da mente visionária dos artistas de videomapping.
    ATRAÇÕES TURÍSTICAS NOS ARREDORES
    A área ao redor de Ravenna oferece muitas possibilidades compostas por belas paisagens, uma riqueza de patrimônio artístico e cultural, história e tradição.
    Seja qual for a direção a seguir, é difícil não se deparar com realidades únicas. No interior, entre as cidades das colinas da Romagna, Brisighella se destaca entre todas, justamente reconhecida como uma das mais belas aldeias da Itália.
    Descendo em direção à planície há Faenza com sua arte refinada de cerâmica, e depois Lugo e Bagnacavallo.
    Ao norte, chega-se à extraordinária vila de Comacchio, não antes de ter atravessado algumas das mais belas zonas úmidas do Parque Po Delta.
    Ao sul, no entanto, a atenção vai para Cervia, famosa pela sua hospitalidade e pelas suas salinas. Mas uma parada obrigatória é o Mirabilandia, um dos maiores parques de diversões da Itália, ponto de encontro de famílias e jovens, ao lado do qual também está o Ravenna Safari Park, uma área natural com impacto zero para observar e estudar os animais de perto .

    Videos sobre RAVENNA

    𝟰𝟴 𝗢𝗥𝗘 𝗔 𝗥𝗔𝗩𝗘𝗡𝗡𝗔
    RAVENNA - História, arte e lazer (por)
    𝗗𝗔𝗡𝗧𝗘 𝗔𝗟𝗜𝗚𝗛𝗜𝗘𝗥𝗜 𝗔 𝗥𝗔𝗩𝗘𝗡𝗡𝗔
    Ravenna: un viaggio nella grande bellezza
    Ravenna
    Magnificent Ravenna

    Imagens de Ravenna

    Aqui serão retratadas algumas imagens selecionadas de fotos tiradas por emiliano-romagnoli e sócios das Associações Brasileiras por ocasião de viagem pela Emilia-Romagna a turismo ou para partcipação a projetos e iniciativa da Consulta degli Emiliano Romagnoli nel Mondo. Um retrato parcial das belezas de Ravenna.

    Ravenna suas belezas e atrações 

    Conheça outras localidades turísticas da Emilia-Romagna

    Ravenna

    SAIBA MAIS

    Ferrara

    SAIBA MAIS

    Reggio Emilia

    SAIBA MAIS
    starstar-emptychevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram