Visit our FacebookVisit our InstagramVisit our YouTube channel
fale @ emiliaromagnabrasil.com.br
  • Artesanato da Emilia-Romagna - Trabalhos em Metais

    A produção de produtos de metal é uma tradição bem enraizada na Emilia Romagna. Durante séculos o ouro, a prata e o cobre, mas também o ferro e o bronze foram sabiamente trabalhados nas oficinas de artesãos e artistas de várias partes da região.
    A primeira parada do nosso itinerário na trilha desta arte é um vilarejo da província de Piacenza: Grazzano Visconti. A partir da segunda metade do século XIX alguns artesãos de Grazzano se especializaram no trabalho do ferro, tanto que atraíram a atenção do Conde Giuseppe Visconti di Modrone, que lhes pediu para colaborar na construção de uma encantador Vilarejo (Borgo) de estilo medieval. Localizada ao redor do antigo castelo de Grazzano, ao longo do tempo o vilarejo tornou-se a principal atração da localidade.
    Seguindo para o sul, cerca de quarenta quilômetros de Reggio Emilia, encontramos Castelnovo né Monti. Aqui as lojas de artesanato devem a sua fama a uma técnica muito particular: a fundição de sinos, transmitida de família a família desde o século XVI. Graças ao aperfeiçoamento das técnicas de produção, os mestres de Castelnovo e em particular a família Capanni ainda hoje fundem o bronze dos sinos, destinados a muitas igrejas e mosteiros do norte da Itália.
    Permanecendo na província de Reggio Emilia, em Quattro Castella pode-se  admirar a produção de joias de ouro muito especiais. Utilizando a técnica do relevo e da gravura, os artesãos retomam para as suas criações os motivos decorativos da tradição Matilda, ligados à época de Matilda di Canossa (1046-1115).
    Mudando-se para Modena, a instituição da  Corporação dos Ourives Modeneses remonta a um decreto de 1444 de Lionello d'Este. Desde então, as ourivesarias da cidade não deixaram de produzir artefatos de ouro e jóias, muitas vezes com a adição de pedras preciosas. A ourivesaria é uma profissão que, aliás, é passada de pai para filho, e que hoje, como na Idade Média, se vale de ferramentas simples e da grande habilidade dos artesãos. Entre os outros metais processados ​​na área de Modena, também mencionamos o cobre.
    Em Bolonha, o processamento artístico de metais como ouro, prata e cobre está na local há cerca de um milênio. A própria toponímia prova isso: na Idade Média, a Via degli Orefici, no centro da cidade, era pontilhada de ourivesarias, dedicadas à gravação, cinzelagem, fretwork e muitas outras atividades de transformação de metais preciosos. O ferro forjado (fundido/batido) também possui uma antiga tradição na cidade, e obras de arte como a varanda do século XV do Palazzo Bevilacqua são um exemplo disso. Uma coleção notável também pode ser admirada dentro do Museu Davia Bargellini.
    Finalmente chegamos a Forlì, para descobrir uma antiga loja no centro que exerce uma profissão atualmente muito rara, a do moedor. Entrar nesta loja em Corso Mazzini é uma verdadeira viagem na história da afiação de lâminas.

    Conheça mais sobre o Artesanato em Metais 

    Vai ao site da Região da Emili-Romagna (emiliaromagnaturismo)  clicando ao lado para informações completas sobre o artesanato e trabalho em metais - Das jóias de ouro a confecção de sinos (Site em italiano e inglês).

    Videos sobre os lugares e o artesanato dos metais na Emilia-Romagna 

    Grazzano Visconti o O Vilarejo Medieval
    Sinos de Castelnovo ne'Monti - Fquattro castella produzione gioiellionderia
    Quattro Castella
    Laboratoria artigianale orafo - Modena
    Il ferro battuto - Bottega Prata a Bologna
    Trabalho artesanal do ouro

    Algumas imagens o artesanato e trabalho em Metais da Emilia-Romagna 

    Conheça o Artesanato da Emilia-Romagna 

    Arte da Cerâmica
    Mosaico e Pedra
    Estamparias Romagnolas
    Trabalho na madeira
    Artesanato Musical 
    Metais 
    Vime - Junco: As fibras naturais
    La Caveja - Folclore Romagnolo
    Enogastronomia

    Descubra este tesouro: o Patrimônio Cultural da Emilia-Romagna

    Artesanato

    SAIBA MAIS

    Enogastronomia

    SAIBA MAIS

    Turismo

    SAIBA MAIS
    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram