Curso Lalita – Laboratório Telemático Lingüístico
Local - Colégio Prudente de Morais : Salto/SP
Organização: Associação Emiliano Romagnola Bandeirante
Patronínio: Emilia-Romagna/Consulta degli Emiliano-Romagnoli nel Mondo
No dia 03 de dezembro de 2007 teve início na cidade de Salto, no colégio Prudente de Morais, o Curso Lalita – Laboratório Telemático Lingüístico destinado a habilitar professores de italiano e operadores culturais a utilizar um novo método de ensino da língua Italiana.
Trata-se de curso que visa capacitar os interessados a operar e ter acesso a um laboratório telemático para o ensino na língua italiana (Lalita).
O curso patrocinado pela Região da Emilia Romagna, foi oferecido pela Consulta degli Emiliano-Romagnoli nel Mondo a Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante de Salto e Itu.
O novo método de ensino da língua italiana foi desenvolvido pela Cooperativa Insegnati di Iniziativa Democratica com sede em Roma que enviou para a cidade de Salto o Professor Vincenzo Palmisciano, que ministra a matéria de literatura italiana na Universidade de Viterbo.
O curso teve a duração de 40 horas. O método Lalita foi criado para servir de instrumento auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem tradicional, isto é aquele desenvolvido na presença do professor em sala de aula. No entanto, para uma efetiva e eficaz aprendizagem, o ensino tradicional na presença do professor não é uma modalidade insubstituível. O desenvolvimento das tecnologias da comunicação oferece oportunidade de introduzir processos de formação a distância e de responde também a particular exigência de flexibilidade na formação tradicional.
O método Lalita presta-se a verificar a eficácia da combinação da formação na presença com a formação a distância. Ele permite uma utilização ampla que vai do uso autônomo por parte do aluno (para atividades de recuperação, reforço, integração, especialização) a um pleno inserimento no plano de aula do professor.
No curso do processo de aprendizado da língua, aprende-se a usar o instrumento telemático: instrumento hoje indispensável no mundo da comunicação.
Lalita oferece um bom nível de interação entre aluno e o método: escutar-responde, descrever oralmente, escutar e escrever etc. Oferece sobretudo a interação entre aluno e professor que corrige as provas, o que não é possível realizar com outros instrumentos multimídia, e a possibilidade de comunicação entre os próprios alunos. Permite ainda aos alunos a verificação constante de seus resultados. O papel do professor é acompanhar e orientar o aluno na utilização deste método inovativo.
Frequentaram o curso 15 professores de italiano procedentes das cidades de Salto, Itu, Jundiaí, Sorocaba e Indaiatuba.