Missão da Consulta degli emiliano-romagnoli nel mondo no Brasil
Lançamento do livro A ciência na cozinha e a arte de comer bem de Pellegrino Artusi (traduzido para o português)
Local: Foyer da Sala Palma de Ouro em Salto-SP
Organização: Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante
Parceria: Provincia de Forlì-Cesena, Comune de Forlimpopoli
Projeto Artusi vai falar português aprovado pela Consulta degli emiliano-romagnoli nel mondo com financiamento parcial da Regione Emilia-Romagna
No dia 01 de novembro de 2009, durante a Missão da Consulta degli emiliano-romagnoli nel mondo no Brasil foi realizado o lançamento da tradução para o portugues do livro La scienza in cucina e l´arte di mangiar bene (A ciência na cozinha e a arte de comer bem) de Pellegrino Artusi.
O livro nasce do projeto Artusi parlerà anche in portoghese - Artusi vai falar português - apresentado pela Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante em parceria com a Provincia de Forlì-Cesena, Comune de Forlimpopoli que foi aprovado pela Consulta degli emiliano-romagnoli nel mondo obtendo financiamento parcial da Emilia-Romagna.
O livro La scienza in cucina e l´arte di mangiar bene (A ciência na cozinha e a arte de comer bem), escrito no final do século XIX pelo italiano Pellegrino Artusi literato e humanista de Forlimpopoli, é um clássico da gastronomia, conhecido na Itália como receituário dos receituários, a Bíblia da gastronomia, um livro não pode faltar à biblioteca tanto de um iniciante na cozinha quanto de um experiente Chef.
No início do século XX o livro de Artusi, juntamente com Pinóquio e I Promessi Sposi era um dos mais vendidos na Itália. O livro já havia sido traduzido para o inglês, alemão, holandês e espanhol.
Na ocasião a Presidente da Consulta degli emiliano-romagnoli nel mondo Silvia Bartolini ressaltou a importância para a Emilia-Romagna da figura de Pellegrino Artusi e da arte de comer bem.
Amauri Arfelli que coordenou o projeto da tradução esclareceu todas as fases de seu desenvolvimento.
Ao final da apresentação os convidados puderam saborear algumas receitas do livro preparadas por Miriam Guerrieri que foi a responsável pela supervisão gastronômica do projeto.
Estiveram presentes ao lançamento do livro cerca de 200 pessoas, bem como Vania Roncoli Marcondes Presidente da Associação Cultural Emilia-Romagna do Rio de Janeiro, Luisa Babini do comitè Executivo da Consulta e integrantes do Grupo Amarcord.