Os Artistas Italianos e Emiliano-Romagnolos em Itu
Progetto: Settimana dell’Emilia-Romagna
Espetáculo Grupo Serenoso - Chorinho
Local: Quartel do Regimento Deodoro - Itu /SP
Organização: Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante
Apoio Cultural: Município de Itu, Secretaria Municipal de Cultura de Itu, Rodovia das Colinas, Lojas Cem
Projeto aprovado pela Consulta degli emiliano-romagnoli nel mondo com contribuição financeira parcial da Emilia-Romagna
No dia 06 de fevereiro de 2009, foi ministrado, pela Artista Plástica Profa. Maria Célia Bombana, o Seminário “Os Artistas Italianos e Emiliano-Romagnolos em Itu no Quartel do Regimento Deodoro, com destaque para Giovanni Maria Alberani e Lavínia Cereda que deixaram na cidade de Itu e São Paulo importantes obras.
Alberani, curiosa figura de jesuíta leigo e artista, que o destino trouxe a Itu em 1866 para trabalhar no Colégio São Luiz até sua morte em 1913, deixou na sede do atual Quartel do Regimento Deodoro sinais de seu caráter eclético como pintor, escultor, engenheiro, arquiteto, cantor e pedreiro.
Lavínia Cereda de Modena, ao invés, veio a Itu a convite do Barão de Itaim, acirrando, em razão de seu trabalho, a rivalidade entre os grupos políticos por ter representado na face dos soldados romanos da via cruz as personalidades políticas da época contrárias ao grupo do Barão.
Diante do impasse criado, as telas acabaram ficando guardadas por cerca de 50 anos, sendo então recuperadas e instaladas no telo da sacristia da Igreja Nossa Senhora da Candelária.
Estiveram presentes no encontro cerca de 60 pessoas.