Settimana Verdiana
Local – Salto /SP
Organização – Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante
Parceria – Instituto Fernando Santi de Bologna
Apoio – Prefeitura da Estância Turística de Salto e Jornal Taperá
Projeto aprovado pela Consulta degli emiliano-romagnoli nel mondo com contribuição financeira parcial da Emilia-Romagna
Em Celebração ao Bicentenário do Nascimento do compositor Giuseppe Verdi, a Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante de Salto e Itu organizou no período de 03 a 08 de novembro a Semana Verdiana, projeto apresentado pelo Instituto Fernando Santi da Emilia-Romagna, aprovado pela Consulta degli Emiliano-romagnoli nel mondo e com contribuição financeira parcial da Emilia-Romagna.
No dia 05 de novembro as 19:30 horas na Sala Paulo Freire do Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte (Rua Prudente de Moraes, 580 – Salto) foi realizado o Seminário Giuseppe Verdi – protagonista do Ressurgimento, onde o Professor Italiano Enrico Polverelli discorreu sobre o importante papel do grande maestro italiano no movimento de unificação da Itália.
No dia 07 de novembro as 19:30 horas na Sala Giuseppe Verdi localizada em Salto na Rua José Galvão, 104 (Antigo Teatro Verdi) foi apresentado o evento Giuseppe Verdi e o Cinema, com exibições de cenas de filmes acompanhadas de execução, pelo trio italiano Aedon, das músicas de Verdi, utilizadas para valorizar a cenografia de importantes obras cinematográficas.
Encerrando a Semana Verdiana, no dia 08 de novembro as 19:30 horas, no Auditório Maestro Gaó (Rua Marechal Deodoro, 203 – Salto), foi apresentado o concerto internacional A música de Giuseppe Verdi, onde o trio italiano AEDON, da região da Emilia-Romagna, executou trechos das mais belas e importantes obras de G. Verdi.
O Trio Aedon, composto pelo pianista e maestro STEFANO BARTOLUCCI, pelo clarinetista, STEFANO MARZI e pelo violoncelista GABRIELE ZOFFOLI, foi constituído em 1993, com o objetivo principal de contribuir para a difusão de um repertório original para trio não devidamente conhecido e valorizado. Nestes anos o Trio Aedòn apresentou concertos para importantes associações culturais e teatros italianos, propondo, ao lado da literatura mais tradicional (Beethoven, Brahms, Zemlinsky), autores menos conhecidos, mas seguramente de valor musical e de notável admiração pelo público.
Além de vários CDs gravados e colaboração com inúmeros programas televisivos, o Trio Aedon tem participado de diversos Festivais e realizado inúmeros concertos em diversos países do mundo como Argentina, Chile e Brasil, Libano, Grécia, Colombia, Peru, Espanha, Lituania e Finlandia.
Ao longo da Semana os músicos do Trio Aedon realizaram gratuitamente oficina de música instrumental para os jovens músicos no Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari.