Espetáculo Viaggio
Local – Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Itu e Região - Itu/SP
Realização – Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante
Apoio - Sincomércio
No dia 21 de setembro de 2019 a Associação Emiliano Romagnola Bandeirante de Salto e Itu com o apoio do Sincomércio organizou o espetáculo musical internacional Viaggio, com a participação dos renomados cantores italianos de Modena: Massimiliano Barbolini (tenor) e Cláudio Mattioli (barítono, pianista e fissarmonista).
O espetáculo Viaggio foi preparado para a turnèe que os referidos cantores fariam no mês de outubro na Amazônia, apresentando-se nas comunidades ribeirinhas daquela região. O espetáculo é uma verdadeira viagem pelas mais famosas arias das óperas e canções populares italianas do passado e do presente. As arias da Traviata, de Rigoletto, de Nabucco, mas também as composições pop de Lucio Dalla, Zucchero e Modugno ressonarão no templo verde que é a floresta amazônica.
O projeto denominado Fitzcarraldo idealizado pelo jornalista Oliviero Pluviano tem o objetivo de levar às comunidade ribeirinhas da Amazônica projetos culturais e artísticos. Para adentrar no rio Arapiuns no Estado do Pará, afluente do rio Tapajós, 30 km antes deste desembocar no Amazonas será utilizado o barco Gaia, comprado por Oliviero há sete anos, para ajudar no atendimento médico da região de Santarém. Quando o projeto “Saúde e alegria” ganhou um barco-hospital próprio, o Gaia ficou sem função. E Oliviero resolveu usar a gaiola para compartilhar sua paixão com as comunidades mais isoladas.
Com ajuda de uma indústria italiana no Brasil e da parceria cultural entre os dois países, nasceu o projeto Fitzcarraldo. O nome, o italiano tomou emprestado de um filme que conta a história de um outro europeu fascinado pela Amazônia. “No filme ‘Fitzcarraldo’, o protagonista Klaus Kinski quer trazer a ópera italiana para o coração da Amazônia.
O renomado tenor Massimiliano Barbolini aperfeiçoou seus estudos com o Maestro Luciano Pavarotti e Paolo Barbacini. Tem no seu curriculum uma série de participações em tournées na Itália e no Mundo (Konzerthause de Viena, Ópera Cômica de Paris), onde foi dirigido por famosos Diretores de Orquestra.
Claudio Mattioli, por sua vez, é um barítono, formado em piano e acordeon, que já atuou em mais de 27 papéis diferentes em óperas nos melhores teatros do mundo.
Compositor de óperas e musicais, cenógrafo e diretor dos espetáculos apresentados pelo Gruppo Amarcòrd, do qual é Diretor Artístico. Tais espetáculos têm conseguido grande sucesso graças a sua inovativa linguagem musical da qual ele mesmo é protagonista.
Estiveram presentes cerca de 200 pessoas, inclusive o Vice-Presidente da Consulta Alessandro Cardinale e o funcionário da Consulta Gianfranco Coda, além de Miriam Guerrieri, Presidente da Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante, Vania Roncoli Marcondes, Presidente da Associação Cultural Emilia-Romagna do Rio de Janeiro, Telmo Pedroni, Presidente da Associação Emilia Romagna do Rio Grande do Sul, Paulo Henrique Marassi Presidente da Associação Vittorio Emanuele II de Porto Real, Giovanni Marchi Presidente da Associação Cultural Emilia-Romagna da Zona da Mata – Ubá – MG, Adriana de Lucca do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo e os Consultores Amauri Arfelli e Eduardo Zampar Morelli.
Após o espetáculo houve confraternização com um pequeno coquetel.