Projeto: Sapori dell’ Emilia-Romagna - Curso Dall’antipasto al dolce
Local – Casa de Belém - Salto/SP
Realização – Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante
Parceria - Associação Cultural Emilia-Romagna do Rio de Janeiro, Associação Emilia Romagna do Rio Grande do Sul, Associação Vittorio Emanuele II de Porto Real, Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Itu e Região e Circolo Italiano Dante Alighieri de Itu.
Projeto aprovado pela Consulta degli emiliano-romagnoli nel mondo com contribuição financeira da Emilia-Romagna.
A Associação Emiliano Romagnola Bandeirante de Salto e Itu organizou no dia 04 de outubro de 2019 na Casa de Belém em Salto/SP o Curso de Gastronomia: Dall’antipasto al dolce ministrado pelo Chef Danile Mami da cidade de Rimini (Itália).
O curso abrangeu um menu italiano completo com preparação da entrada (antipasto - Bocconcini di pollo marinato alla paprika su letto di misticanza com straccetti di bacon e riduzione di aceto balsâmico di Modena I.G.P), da massa (primo piatto Strozzapreti con ragout di salsiccia e cipolla dolce), da carne e acompanhamento (secondo piato e contorno - Fagottino di lombo di maiale com prosciutto e pamigiano in úmido, com patate arrostite al sale dolce di Cervia) e da sobremesa (dolce - La zuppa dolce Artusiana nel bicchiere con perle di cioccolato fondente).
Após o curso cerca de 50 alunos puderam saborear os pratos preparados.
O Curso de gastronomia fez parte do projeto I sapori dell’Emilia-Romagna apresentado pela Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante em parceria com as Associação Cultural Emilia-Romagna do Rio de Janeiro, Associação Emilia Romagna do Rio Grande do Sul, Associação Vittorio Emanuele II de Porto Real, Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Itu e Região e Circolo Italiano Dante Alighieri de Itu. O projeto foi aprovado pela Consulta degli emiliano-romagnoli nel mondo com contribuição financeira da Emilia-Romagna tendo o curso de gastronomia sido realizado também nas cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Porto Real.
O Chef Daniele Mami de Rimini, cidade do cineasta Federico Fellini, é formado pelo Istituto Alberghiero di Rimini e tem larga experiência profissional: autuou como primeiro Chef em diversos restaurantes italianos (“Plaza Cafè “Rsm, “Due soldi” Rsm, Summertrade s.r.l. di Rimini, Restaurantes dos Hoteis Nives di Rimini, Centro Congressi Le Conchiglie” e Grand Hotel Des Bains de Riccione) . Aperfeiçoou-se em doces e confeitaria na França. Colabora ainda em diversos eventos com a Casa Artusi, centro de cultura gastronômica dedicado a cozinha italiana caseira, que tem o nome de Pellegrino Artusi considerado o pai da gastronomia italiana em face de sua obra A ciência na cozinha e a arte de comer bem, escrita em 1893 e atual até hoje, chamada a bíblia da culinária italiana. A única tradução do referido livro em português foi feita pela Emiliano Romagnola Bandeirante de Salto e Itu Associação.